Outros colecionadores: Bernardo Guedes | RS

Carismático, com um sorriso impecável no rosto. Essa é a forma como o ator e colecionador Bernardo Guedes se apresenta às pessoas. Tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente durante a Convenção Barbie Brasil de Colecionadores, realizada ano passado em São Paulo (na oportunidade, também conheci Alexandre, outro colecionador que apareceu recentemente aqui no MBD). Bernardo, que fez um cosplay de Bob, a versão brasileira do Ken lançada pela Estrela nas décadas de 1980 e 1990, nos conta como se apaixonou pelo hobby, especificamente por Ken, já que sua coleção é voltada principalmente para o boneco. Confira!

Bernardo como Bob, seu primeiro boneco | Crédito da imagem: Bernardo Guedes/Acervo pessoal

Com 34 anos de idade, Bernardo possui ao todo 51 Kens. Mas a admiração tanto por Barbie quanto por seu eterno namorado começou durante a infância, fato comum entre muitos colecionadores: “Tudo começou quando eu era criança e uma vizinha minha ganhou uma Barbie. Como sempre brincávamos juntos eu sempre quis ter o Bob, que na época era o namorado da Barbie, mas ninguém queria me dar de presente, até que combinei com minha avó algumas trocas: se eu fosse bem na escola, se eu arrumasse meu quarto, eu ganharia um Bob”, revela. Certo dia o Bob finalmente lhe foi dado: “O meu primeiro foi um Bob Passeio. Fiquei horas escolhendo no supermercado. Fiquei entre ele e um outro roqueiro, mas curti muito a roupa que vinha com ele (calça jeans e colete). Tenho ele até hoje na minha coleção, guardo com muito carinho”.

Ken é tão presente em sua vida que Bernardo muitas vezes se vê interpretando o boneco. “Quando apresentava um programa de TV na NET, fizemos uma matéria sobre o Museu Encantado da Barbie que estaria no Iguatemi em Porto Alegre. Tive a ‘brilhante’ idéia de ir vestido de Ken e a minha colega Júlia Klein foi de Barbie. Quando chegamos no shopping, levamos mais de meia hora para conseguir chegar até o museu, porque todos queriam tirar fotos com a gente, as crianças, as vovós, eles gritavam: Olha a Barbie e o Ken! Com certeza foi um dia inesquecível para nós. A partir dai fui apresentado ao mundo cor-de-rosa. Conheci o Alexandre Campos Bittencourt e o dono de toda aquela exposição, Carlos Keffer. Fui convidado para um coquetel/encontro dos colecionadores no dia seguinte e levei o meu primeiro Bob. Todos se encantaram por ele. Percebi que muitas pessoas gostavam da mesma coisa que eu e me senti muito feliz“, lembra.

Bernardo em cosplay durante a Convenção Barbie Brasil realizada em 2011 | Crédito da imagem: http://www.mybarbiedoll.com.br
Ao lado de outros colecionadores cantando parabéns para Ken durante a convenção | Crédito da imagem: http://www.mybarbiedoll.com.br
Bernardo (de camisa verde) ao lado de outros colecionadores durante a mesa redonda sobre Ken na convenção do ano passado | Crédito da imagem: http://www.mybarbiedoll.com.br

Essa não foi a primeira nem a última vez que o ator deu vida ao Ken: “Como na época eu trabalhava numa produtora, Júlia Klein e eu começamos a fazer shows cover de Barbie e Ken. Também fomos convidados para desfilar no Natal do Vale do Rio dos Sinos ao lado do Papai Noel e os outros brinquedos. Foi muito especial. E em São Paulo participei da Convenção de Colecionadores de Barbie no cosplay também vestido de Bob. Ao todo tenho cinco figurinos de Ken. Meus amigos curtem bastante. Minha filha também ama minha coleção, adora quando eu tenho novidades“, diz ele, que também administra ao lado de Alexandre um blog voltado para seu ‘muso’ de plástico, o Ken’s Klub

“O blog surgiu de uma necessidade. Alexandre e eu fomos convidados a participar da mesa redonda na convenção para falar do Ken, uma vez que ele estava completando 50 anos (leia mais informações aqui). Por várias vezes nos reunimos para debater sobre o boneco e a vida dele, porém tinham poucas informações em livros e também online, apenas sites em inglês. Então pensamos: que tal fazer um blog falando sobre os bonecos para os colecionadores brasileiros? Assim aprenderíamos mais sobre o assunto e também divulgaríamos o colecionismo, além de incentivar outras pessoas a colecionar”, relata.

Seus bonecos são armazenados em uma estante e alterados de posição regularmente: “Faço um rodízio dos que ficam na frente porque gosto de ficar olhando pra eles, principalmente antes de dormir. Deixo todos eles na caixa fechada, lacrada, ou como os colecionadores costumam chamar de NRFB. Apenas o Bob e um Ken noivo que ganhei do Nando Pohl estão fora da caixa. Esse Ken noivinho viaja comigo pra onde eu vou, é meu chaveirinho”.

Bonecos do colecionador reunidos em sua estante | Crédito da imagem: Bernardo Guedes/Acervo pessoal
Crédito da imagem: Bernardo Guedes/Acervo pessoal

Bernardo, claro, recomenda o hobby para quem ainda não teve a chance de começar. E ainda dá dicas: “Colecionar Barbies não é um hobby muito barato não. As bonecas são caras, principalmente aqui no Brasil. A maioria das pessoas que já vi começarem uma coleção querem ter todas as bonecas, o que é quase humanamente impossível devido aos lançamentos, bonecas que se perderam no tempo, raridades, etc. Se você ama a Barbie e o Ken, comece definindo o que você quer colecionar para facilitar sua vida. Por exemplo, eu só coleciono Ken, o Alexandre curte as Dolls of the World, e assim por diante. Depois de definido o foco da sua coleção, busque entrar em contato com outros colecionadores, sites, blogs para ficar por dentro de tudo o que rola no mundo cor-de-rosa”.

E continua: “Cuidado para não gastar mais do que você pode pagar. Você tem a vida toda para colecionar, não é necessário ficar endividado. Existem também colecionadores que gostam de brincar com as bonecas, trocar as roupinhas, pentear, enfim… o lance é se divertir. Uma boa dica é ficar de olho aqui no My Barbie Doll. Todas as grandes novidades são postadas aqui. E para aqueles que querem saber um pouco mais da minha história e tudo sobre o Ken, é só acessar: www.kensklub.blogspot.com.br  | twitter: @bernardoguedes”, conclui.

Fica a dica do Bernardo, então, para quem quer, como nós, aventurar-se nesse incrível mundo do colecionismo de Barbie e Ken. Gostaram?

Ah! O próximo a aparecer na seção Outros Colecionadores será o também ator e colecionador Fabricio Longo, que também participou da mesa redonda sobre Ken na convenção. Deixo o convite para a próxima leitura! 🙂

Anúncios

22 comentários sobre “Outros colecionadores: Bernardo Guedes | RS

  1. Ah, serei o primeiro!!! hehehe…
    Bê, que entrevista legal! Parabéns, amigão; por mais que já conversamos sobre nossas coleções e nossos pontos de vista diante disso, em novas conversas sempre tem novidades, sempre!
    Samira, adorei a entrevista! Tu, como sempre, ótima nas pautas pro blog!
    Queridos Bê e Sami, bj gde!

  2. Quando leio “Outros Colecionadores”, sei que posso mergulhar num universo desconhecido e tão conhecido ao mesmo tempo. Parabéns Bernardo! Parabéns My Barbie Doll! Ah, e obrigada sempre!

  3. Hi from spain: thanks for showing information on this collector named Bernardo Guedes. I love to see pictures of the convention. I did not know he was also an actor. Great job. Keep in touch

  4. Olá Sam e Bernardo.
    Muito legal sua coleção Bernardo, adorei o Ken Japan e o Ken Mad Hatter, parabéns também pela sua atuação do Bob.
    Parabéns Sam pelo blog .

  5. Bernado parabéns pela atuação do Bob, você é muito parecido com ele até parece que fizeram uma miniatura sua! e Sam parabéns pelo blog sempre com novidades e conhecendo outros colecionadores!

  6. Oi Bernardo, muito legal sua matéria. Foi bom conhecer um pouquinho mais sobre vc, na Convenção não tivemos muito tempo para conversar. Parabéns pela sua coleção. Bjsssss

  7. Sam com mais uma matéria excepcional!!! Ando sumida dos comentários, mas não do blog!!! Parabéns!!! Agora mesmo com a pressa, esse foi impossível comentar, pois o passeio também foi meu primeiro Bob, que também integra minha coleção até hoje!!! Muito legal!!! Um abraço!!!

  8. Ameeeeeei a entrevista!!!!Que colecao linda meu Deus.E o Bernardo é a simpatia em pessoa;amei o cosplay de Ken rs,ficou original,lindo e divertido.Eu simplesmente amo o teu blog Samira,e apesar de postar pouco(por timidez),teu blog é leitura obrigatória no meu dia a dia.Todos os dias assim que acordo,venho tomar meu cafezinho aqui em frente do computador lendo e me deliciando com o teu blog.Parabêns pelo blog maravilhoso e por mais esta entrevista.Bjs! 🙂

  9. Muito linda sua coleção,, Bernardo! Realmente a maioria dos colecionadores colecionam mais a Barbie e o Ken acaba ficando pra segundo plano. Não tive nenhum Ken, só aqueles “genericos” e quem teve um Ken foi minha irmã. Bjo!

    Parece loucura pra mim mas estou querendo aquele Ken que muda o cabelo e tem uma peruca rosa! Daria certinho na minha coleção de Barbies pink hair

    1. Obrigada Alexandre, Clarice, Léa, Silvia, Marta, Jussara, Marcus Baby, Emerson, Vera, Magda, Alê, Fashion Doll, Katia, Nathália, J.JD, TT, Nina, Bernardo, Bia e Barbiera pelos comentários. É sempre um prazer poder apresentar e conhecer melhor tanto a coleção quanto a história de cada colecionador em torno do hobby que temos em comum. E com o Bernardo não é diferente. Uma pessoa ímpar, verdadeiro em suas iniciativas, sempre de bom humor. É muito gratificante poder conhecê-lo e ser amiga dele, assim como dos demais que já apareceram por aqui.
      Beijo a todos!

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s