Outros colecionadores: Alexandre Campos | Porto Alegre/RS

“O começo foi meio sem querer…”. É assim que o publicitário e varejista Alexandre Campos Bittencourt, do Rio Grande do Sul, conta como foi o início de sua coleção, com atenção especial ao universo Disney, ao Ken e às conhecidas Barbies que compõem a série Dolls Of The World. Acompanhe!

Crédito da imagem: Alexandre Campos/Acervo pessoal

Cerca de 270 bonecas e bonecos compõem a coleção de Alexandre. Ele conta como se deu o início dessa paixão pelo universo das Barbies: “O começo foi meio sem querer… Fui aprovado no vestibular pra Publicidade. Um dia, circulando pelo Centro da cidade, passei em frente a uma vitrine e descobri uma Cinderela, da Estrela. Muito linda, me chamou a atenção e fiquei, digamos, namorando ela. Passei ali uma semana depois e pensei: se está ali, é porquê é para ser minha! Entrei, negociei e comprei! Depois dessa, comprei uma Barbie 35th Happy Anniversary na mesma situação: defronte a uma vitrine, me apaixonei; entrei e comprei!”.

A Cinderela foi uma das primeiras bonecas compradas por Alexandre, em 1994 | Crédito da imagem: Alexandre Campos/Acervo pessoal | poupeesduale.blogspot.com.br
Outra preferida do colecionador e também uma das primeiras, igualmente de 1994 | Crédito da imagem: Alexandre Campos/Acervo pessoal | poupeesduale.blogspot.com.br

Foi a partir de então que o colecionador definiu alguns focos para a coleção. “A partir daí comecei com as preferidas dos desenhos animados. A coleção foi crescendo e também comecei com as Dolls Of The World (DOTW), a coleção das etnias mundias, e Ken, o eterno namorado da Barbie”, detalha.

O colecionador também administra dois blogs: o Poupées du Alê e Barbie World Couture (este voltado exclusivamente às bonecas da série DOTW). Além disso, colabora no blog Ken’s Klub ao lado do amigo e também colecionador Bernardo Guedes. “O primeiro blog, o Poupées du Alê (Bonecos do Alê, em francês), fiz estimulado por uma amiga, Ju Soares, que me estimulou sob o argumento de que eu deveria postar tudo o que tinha pra que todos pudessem ver. Ela disse à época que eu tinha dolls muito lindas pra ficarem guardadas. Achei interessante, principalmente como ferramenta pra aproximar pessoas com o mesmo gosto. Até a cor lilás dele (do fundo do blog) não é por acaso: ela lembra a saia da Esmeralda, minha personagem preferida do meu desenho preferido, O Corcunda de Notre Dame. E a saia dela foi inspirada nos campos de lavanda cultivados no interior da França”, explica.

Bonecas e bonecos representando o mundo Disney | Crédito da imagem: Alexandre Campos/Acervo pessoal
Barbies e Kens do aclamado e divertido filme Toy Story | Crédito da imagem: Alexandre Campos/Acervo pessoal
Mais bonecas da Disney | Crédito da imagem: Alexandre Campos/Acervo pessoal

“Conforme a coleção foi aumentando, criei o blog Barbie World Culture que foca nas Dolls of the World, pois o que mais me encanta nesta coleção é o seu aspecto lúdico. Elas apresentam às crianças e aos colecionadores os trajes típicos e históricos dos países retratados. Ainda mais as antigas onde, até mais ou menos o ano de 2005, traziam em suas caixas detalhes e curiosidades destes países. Achei demais! Lamento muito que em 33 anos desta coleção exista somente um Ken retratando um país, neste caso o Japão, inspirado nos Samurais da Era Medieval Nipônica”, relata.

O publicitário fala, ainda, sobre a criação do terceiro blog, o Ken’s Klub: “A Exposição do amigo Carlos Keffer em Porto Alegre me fez conhecer Bernardo Guedes, onde nos tornamos amigos, e fomos convidados a participar de uma das mesas redondas na Convenção 2011 de Colecionadores de Barbie e Ken. Esse convite nos deu a ideia de criarmos o Ken’s Klub (“Klube” do Ken), que é uma coleção que temos em comum”.

Bonecas da série DOTW | Crédito da imagem: Alexandre Campos/Acervo pessoal
Kens | Crédito da imagem: Alexandre Campos/Acervo pessoal
Crédito da imagem: Alexandre Campos/Acervo pessoal

Amigos e família são curiosos quanto ao hobby de Alexandre, que também faz suas próprias criações nas horas vagas: “A família acha curioso. Percebo suas faces com expressões que leio como: ‘ele gosta disso! Olha só…‘, como se surpreendendo com o hobby. Já os amigos, é engraçado: as meninas, adoram! Querem ver e gritam e exclamam pelas bonecas. Os caras: ‘bah, vender isso daí tudo dá um bom dinheiro, hein!’ E quanto a hobbies, descobri um novo: criar e produzir dolls inspirados em desenhos e personalidades. O primeiro foi um DJ daqui de Porto Alegre, Rafa Martins, inspirado num traje pessoal dele. Ele adorou!“.

O valor de uma coleção também foi um ponto comum na nossa conversa: “De certa forma é um hobby que tem de haver um certo investimento. Não é de hoje que Barbie tem fama de não ser um brinquedo barato mas, se colocar na ponta do lápis, tem um valor agregado considerável sim. Apesar disso, não me empolgo com essa situação. Estão ali pra curtir e, apesar da já gritante falta de espaço, tenho 99% delas expostas, ao alcance dos meus olhos. Os outros 1% estão guardadas pois não têm caixa e não cabem no móvel apropriado, que as protege do pó “, revela.

Crédito da imagem: Alexandre Campos/Acervo pessoal
O boneco OOAK feito por Alexandre | Crédito da imagem: Alexandre Campos/Acervo Pessoal

Aliás, a falta de espaço e o cuidado com as bonecas foram pontos difíceis relatados por Alexandre, assim como também é uma batalha já conhecida por outros colecionadores: “Realmente não é fácil. Me dói ver que algumas já estão empilhadas sobre alguns móveis (risos), mas tenho planejado algo especial pra elas. Minha intenção é um móvel, de fora à fora na parede, com portas de correr de vidro e prateleiras neste mesmo material, pra facilitar a passagem da luz. Enfim, enquanto não consigo praticar esse projeto, eu as tenho sobre os móveis (as NRFB) e nos móveis especiais envidraçados (as sem caixas).”

E continua: “Apesar de parecer fácil, não é bem assim pra deixá-las guardadas em móveis protegidos ou sobre os demais: àquelas que ficam dentro deles coloco desumidificadores que ajudam a proteger das constantes mudanças de temperaturas, como as do meio do inverno daqui do Sul. As que ficam sobre os móveis, como armários, mantenho à certa distância da parede, o suficiente para que o ar ‘corra’ por trás e assim evite mofo”, esmiúça.

Em todas as entrevistas que faço com os colecionadores, peço para que deixem um recado a quem ainda não coleciona. E Alexandre também deixa o seu: “Ousaria comparar o ato de comprar a primeira boneca ou boneco desejados como o primeiro beijo: depois do primeiro, não se quer parar mais! (risos) O importante é focar no tema seja moda, mundo, cartoons, esportes pois assim se consegue identificar a coleção diante das várias peças sobre o mesmo tema. Agradeço a oportunidade de dividir um pouco da minha vida com teus leitores, Samira. Um beijo grande”.

***

Um beijo e muito obrigada, Alê, por participar dessa parte do blog. E vocês, amigos colecionadores, curtiram a coleção de Alexandre? Deixe seu comentário! 🙂

Anúncios

21 comentários sobre “Outros colecionadores: Alexandre Campos | Porto Alegre/RS

  1. Muito legal ver que outros colecionadores gostam dos personagens Disney tanto quanto eu. E quando vc tiver o armário pronto com todas elas expostas mostre a foto no seu blog pois deverá ficar lindíssimo!

  2. Amei a coleção, principalmente pq tb é a direção que sigo para a minha coleção… Gosto das bonecas/bonecos de filmes, desenhos, cantores, mas não deixo de lado as outras tb…rs. Parabéns Alexandre!

  3. Adoreiiii !!! Parabéns!!! Alexandre é um grandeeee amigo meu e por vezes eu penso que se nós tivessemos nos conhecido quando crianças iamos ficar brincando de Barbie e Ken até hoje hahaha… Minha favorita da coleção dele é a Barbie Guia Turística do Filme Toy Story, a mais louca de todasssss hahaha…. só coisas boas BE 😄

  4. Lindissima colecao e deliciosa leitura;amei a entrevista e o entrevistado.Mas babei nas dolls do filme Toy Story,pois amo esse desenho da Disney…possuo alguns bonecos do filme, mas nao todos. Linda colecao, parabens. Adoro conhecer outros colecionadores. Quando quiser fazer outras entrevistas, estou na fila, tá rsrs? Adoraria mostrar minha colecao tambem.
    Abs 🙂

  5. Alexandre, que linda tua coleção! também sou de Porto Alegre e tenho aquela mesma cinderela (só que ela está mais acabadinha, brinquei muito com ela)
    Bom é saber que não se está sozinho por aqui! heheh
    Parabéns!
    Bjs

  6. Parabéns pela coleção. É sempre bom ver como outros colecionadores se saem. Qual é mesmo o produto que se coloca na caixa das dolls para conter a umidade?

  7. Gente, obrigado pelo carinho! Fico feliz por poder dividir meu mundo com vocês e agradeço especialmente a Samira pelo convite!
    ANDRÉ, Disney tá na minha vida há muito tempo, assim como Barbie, quando as amigas de minhas irmãs iam lá em casa pra eu pentear as Barbies delas (hehehe…); GINA, o legal de focar no tema é quando elas passam de 5, tu percebe o quanto ficam lindas todas reunidas; BERNARDO, obrigado queridão! “É nóis!”; BIA, Toy Story é o máximo, não? Chorei muito no final de 3 pois, quando criança, era exatamente da maneira como Connie e Andy brincaram que eu fazia; ALÊ, obrigado pelo carinho e vamos marcar algo e nos conhecer!; KATIA, preciso de mais umas 2 Rapunzel pra viajar nas tranças delas (hehehe…) e as DOTW são demais, não?; JJD, eu uso desumidificador (compra em supermercado) e também pode ser silica, aquelas bolinhas que vêm nos calçados. A Sam tem um post aqui que fala disso.
    SAMIRA, obrigado pelo carinho. Bj, gente!!!

  8. Parabéns Alexandre, sua coleção é muito linda, tem que ter muito espaço mesmo para caber tudo isso que você tem…… enfim adorei sua coleção principalmente as Dolls of the World!!!!

  9. Nossa!! Que coleção linda!! Parabéns!!
    Uhu!! Muito legal conhecer colecionadores “vizinhos”, pois moro em Viamão, e é legal saber que não estamos sozinhos!! 🙂
    A falta de foco é uma característica minha… rsrsrsrs…a única coleção que eu estou fazendo é a da Great Eras, faltam duas agora. Meu marido acha que eu só deveria comprar bonecas de coleção e me focar, eu já tentei… mas eu não consigo, porque gosto de todas, especialmente as playline… então, estou desistindo de tentar ser “focada”, pq descobri que eu gosto é de tirá-las das caixas e brincar com elas! Mas acho lindo quem consegue tê-las assim! 🙂
    Beijinhos.

    Lizi 🙂

    http://www.barbiesdalizi.blogspot.com.br

  10. Partilho o mesmo sentimento com o Alexandre…depois de comprar a primeira Barbie, não se quer parar mais 🙂 Dou os parabéns ao Alexandre, por ter-nos dado a oportunidade de mostrar a sua coleção (magnifica) e ter “quebrado” a ideia de que bonecas de coleção é só para menina (nem sequer é para mulher), para não dizer que nem homem devia “brincar” com bonecas. Obrigada e continue com a coleção, e se alguma vez lhe dizerem mal de colecionar Barbies, não se deixe abalar, pois eu e muitos mais colecionadores (incluindo homens) apoiaremos sempre outro colecionador a continuar a sua coleção.Parabéns!
    Sara de Portugal (colecionadora há 8 anos e para sempre)

  11. Amei a coleção! Também comecei do nada e nesses dois anos já possuo uma coleção que me dá orgulho. As pessoas as vezes criticam ou acham que agrega valor, sem entender o verdadeiro valor dado pelo colecionador. E principalmente à homens, onde as pessoas acham que só são ligadas a carros e afins. Deixei o desejo de um carro pela minha coleção. Achei linda toda a coleção e parabéns.

  12. Oi, gente; obrigado pelo carinho! FASHION DOLL, obrigado e sim, as DOTW são lindas, né?; JJD, convenção este ano eu creio que não haja mas pra 2013, acho que sim; LIZI, tu tens que participar com agente em nossos encontros – vou seguir teu blog pra gente estreitar contato; BARBIERA, obrigado pelo carinho e as de cabelo rosa são demais!; SARA GOMES, que delícia compartilhar sentimentos com alguém d’além-mar… bem-vinda e obrigado pelo carinho; CLEBER OLIVEIRA, aquela foto da CHer está em frente a duas dolls da Cher, a Timeless Treasure (aquela do vestido lilás) e a If I Could… dos anos 80’s. Amo Cher!; CLEBER OLIVEIRA, o lance é quebrar paradigmas, desses que a cultura insiste em segmentar: meninos/homens brincam de carrinho/curtem carros, meninas/mulheres brincam de bonecas/curtem casa – isso é limitar a capacidade de expressão e criatividade de qualquer um; LADY LOLO, obrigado pelo elogio.

    1. Obrigada André, Gina, Bernardo, Bia, Alê, Katia, J.JD, Alê Campos, Fashion Doll, Lizi, Barbiera, Sara, Leonardo, Cleber e Lady Lolo pelos comentários. Entrevistar Alexandre foi muito gratificante. Uma pessoa super gente fina e carismático demais! O conheci, juntamente com o Bernardo, durante a convenção no ano passado e pensem em uma pessoa simpática? É ele! Portanto, poder apresentar e ainda conhecer mais sobre ele aqui no blog foi muito legal.
      Aliar a diversão que é pra mim em administrar esse blog, somado ao fato de ter por perto amigos que prestigiam esse universo lindo que é o da Barbie é muito bom! Obrigada Alexandre por ter aceito o convite e a todos os demais colecionadores que leem o blog cotidianamente. Muito feliz com o feedback de vocês.
      Beijo Alexandre e muito obrigada! É um prazer lhe conhecer ainda mais. E obrigada aos demais colecionadores e leitores pelas visitas e comentários! 🙂

  13. Oi gente!
    Respondendo ao comentário do Alexandre! temos que nos conhecer sim! me avisa desses tais encontros barbisticos quando tiver!
    Vou te mandar um email pra me adicionar nesses contatos! 😉
    Ano passado não pude ir na Convenção! mas fiquei na vontade né?
    Bj

  14. Adorei sua coleção. Estou procurando por algumas , mas está muito difícil de conseguir… Você sabe quem tem para vender? A Esmeralda do Corcunda de Notre Dame da Disney, a Jane do Tarzan da Disney e a Dorothy do Mágico de Oz?

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s