Outros colecionadores: Andrea Fagundes | SP

Apaixonada por Barbies feitas pela empresa brasileira Estrela, a publicitária Andrea Fagundes possui verdadeiras raridades. Conheça a história dela:

Andrea ladeada por suas bonecas | Crédito da imagem: Andrea Fagundes/Acervo pessoal

Cerca de 150 bonecas fazem parte da coleção de Andrea, algumas delas desde a época em que a colecionadora era criança. “Nunca doei minhas Barbies da infância, tinha por elas um carinho enorme mesmo. Brinquei até os 14 anos e tive uma ‘recaída’ aos 18, (risos) escondida, claro, com uma amiga e minha irmã! Uma vez vi um perfil no Orkut que dizia que comprava bonecas, então resolvi ver se conseguia vendê-las. Fui adicionando pessoas do mundo ‘Rosa’ e fazendo contatos, fui vendo o quanto era lindo, as coleções maravilhosas do pessoal e me encantei! Alguns me propuseram trocas. Aceitei e tal, e quando chegaram as primeiras, enlouqueci de vez! Desisti de vender as que restaram e comecei a comprar loucamente e elas tomaram conta do meu quarto todo!”, conta.

Em cosplay para a Convenção Barbie Brasil de Colecionadores realizada ano passado, Andrea segura sua Viky Passeio, Barbie feita pela Estrela | Crédito da imagem: Andrea Fagundes/Acervo pessoal
Viky entre as outras Barbies da coleção de Andrea | Crédito da imagem: Andrea Fagundes/Acervo Pessoal

A primeira boneca de Andrea foi uma Barbie feita pela Estrela e lançada em 1982  (a publicitária tem, inclusive, uma foto dos tempos da infância com a boneca em questão). Já na fase adulta, em 2009,  adquiriu a “Barbie Moda em dobro”, lançada originalmente em 1988. Desde então a coleção não parou de crescer. A paixão pelas Barbies feitas pela empresa brasileira tem uma razão especial: “As Barbies Estrela sempre foram referência para mim, eram as únicas que eu conhecia na infância e que admirava. Tem toda uma ‘magia’ acerca disso: momentos bons da infância, o cheirinho delas… Enfim, só me traz felicidade!”, revela.

Andrea durante sua infância, com a primeira Barbie | Crédito da imagem: Andrea Fagundes/Acervo pessoal
Algumas bonecas de sua coleção | Crédito da imagem: Andrea Fagundes/Acervo pessoal

E quando o assunto é loucuras pelo hobby, vários são os exemplos dados pela colecionadora: “Poxa, loucuras cometemos aos montes né? Tipo pagar uns 200 reais em uma boneca usada, acho bem louco! Chorar até, depois que você vê que perdeu um leilão excelente no Mercado Livre ou eBay! Ficar penteando os cabelos delas, parar de fazer algo para ficar olhando e admirando-as na prateleira!”. Mas uma experiência marcou Andrea em especial: “Em uma exposição que fiz em um grande shopping daqui fiquei muito nervosa, com medo de que elas fossem roubadas, sei lá… Os expositores eram bem fracos, então me preocupava muito. Minhas pálpebras tremiam de nervoso! (risos)”

Crédito da imagem: Andrea Fagundes/Acervo pessoal
Ao centro, dois exemplares da famosa Barbie Totally Hair, de 1992 (estas, no entanto, lançadas pela Estrela) e a Barbie ciclista, de 1983 | Crédito da imagem: Andrea Fagundes/Acervo pessoal

Andrea conta que amigos e parentes apreciam seu hobby: “Na minha frente pelo menos, acham fantástico, admiram bastante, alguns até tiram fotos da coleção. As crianças (priminhas e etc.) ficam hipnotizadas!”. Para cuidar das bonecas, a colecionadora toma algumas medidas: “No momento elas ficam em prateleiras comuns. Limpo toda semana, duas vezes. Espano cada boneca e limpo o local. Pretendo um dia ter uma cristaleira fechadinha com iluminação.”

Crédito da imagem: Andrea Fagundes/Acervo pessoal
Verdadeiras raridades compõem a coleção da publicitária | Crédito da imagem: Andrea Fagundes/Acervo pessoal

A colecionadora aproveita e deixa uma mensagem para quem ainda não coleciona: “É um hobby muito legal, compensador… Tudo que remete à infância nos dá alegria! E todo mundo tem uma admiração por miniaturas! Percebi isso! E o que a Barbie é? Um mundo encatadoramente belo em miniatura! Para mim não é um simples brinquedo, é muito mais! Ainda mais depois que se conhece as ‘colecionáveis’ que são tão perfeitas! Venham todos para o mundo Barbie!”, finaliza.

Não é todo dia que podemos ter a chance de relembrar exemplares que fizeram parte de nossa infância como são os casos das bonecas da Andrea. E você, o que achou da coleção dela? Deixe seu comentário!

Anúncios

29 comentários sobre “Outros colecionadores: Andrea Fagundes | SP

  1. Muito legal! A noiva que aparece na primeira foto (a Glamour), eu também tenho! 😀 E também a Barbie Passeio morena, entre outras da Estrela. E reconheço isso de parar o que estiver fazendo pra ficar admirando (ainda que faço com elas e com DVDs e livros). Quando você gosta e custa conseguir algo, mais você admira.
    Parabéns pela coleçao!! 😀

  2. Adoro esses posts sobre outros colecionadores, muito legal a coleção =D

    Sammm onde vc comprou a evening gown ? Foi aqui no brasil mesmo ?

  3. Eu só conheci a Andrea pela foto dela criança implorando á todos se alguem conhecia o paradeiro dessa mesma barbie da foto! Já conseguiu, Andrea?

  4. Ei Andrea, linda sua coleção!!! Muito bacana o tema também, as Barbies Estrela são lindas! Eu tenho minhas 2 barbies de quando eu era crianç, também com as roupas originais, e as mesmas tb fazem parte da minha coleção!!! E parabéns Sam, pelo site. Ando sumida, mas sempre que dá passo nem que seja rapidinho….abraços! Nina

  5. Nossa que emocionante! Eu tenho que fazer cosplay de Barbie um dia!

    Estou te devendo essa matéria… É que ainda estou vendo como vou tirar fotos de todas juntas (ou separadas por grupos) a falta de espaço aqui realmente é tensa x.x Mas um dia sai viu!

  6. Andrea, que coisa linda sua coleção! Esse cuidado com suas bonecas demonstram toda a sensibilidade e delicadeza que você possui. Em um mundo onde impera a tecnologia, colecionar e restaurar bonecas é uma arte para bem poucos, parabéns!

  7. Hello from Spain: Samira congratulations to continue approaching other collectors Barbies. I love the interview that you will do to Andrea. Andrea also share a taste for Barbie’s perfect world that takes us back to our childhood. Andrea has a very nice collection of Barbies. Congratulations to both for sharing this wonderful hobby. Keep in touch

  8. Achei linda a coleção da Andrea, e fica uma pergunta:
    Eu também tenho todas as minhas bonecas da infância, e algumas são da estrela assim como as da Andrea como por exemplo a totaly Hair. Infelizmente e não sei ao certo porque algumas delas, as mais antigas, estão ficando meio melequentas, parece até que o material do qual elas são feitas está se desfazendo! hoje eu cuido muito, mas na infancia talvez não fosse assim.
    A pergunta é: como faz pra mantê-las em perfeito estado como nas fotos? e se alguma das bonecas dela também apresenta essa mesma condição? O que ela faz?
    Se alguem puder me ajudar fico feliz 😉
    Bjs
    Alê

  9. Agradeço a todos os comentários!!! Thanks to all!!!
    Bom Alê, isso q vc falou delas ficarem “melequentas” é fato. Algumas ficam assim, não sei pq..acabar com isso eu nunca consegui…o q eu faço é de vez em qdo limpa-las com alcool em gel. Isso para por um tempo esse aspecto delas estarem derretendo! E delas estarem “perfeitas” eu apenas mantenho-as limpas, sempre penteadas. Qdo adquiro a boneca, lavo, hidrato os cabelos, e deixo-as quietinhas na preteleira. Uma coisa q falo é q deixar guardadas no guarda roupas, sem ar e tal não é bom para elas! Ficarem ao “ar livre” as mantém muito mais belas! Bom é isso, podem perguntar a vontade adoro ajudar!!! ^^ abraços!

      1. Obrigada André, Alexandre, Bernardo, Paloma, Andrea, Artur, Magda, Barbiera, Katia, Fashion Doll, Nina, Lady Lolo, Priscilla, Quel Brito, Barbara, Marta, Mark, Alê e Moh pelos comentários. Entrevistar Andrea foi muito divertido, até porque já a conheço desde a convenção. E ainda mais considerando essa paixão pelas Barbies by Estrela, uni a recordação de também lembrar das bonecas que tive da mesma empresa à amizade que já tínhamos para finalmente apresentá-la aqui (e até demorei para isso, desculpa Dea!). Obrigada por participar. Em breve é a vez de outro colecionador, muito amigo, alto astral, pessoa gente fina demais… mas farei mistério… rs
        Artur, a Evening comprei no Brasil com o Luiz (Compre Barbies). Acredito que ele tenha outra pra vender. A Alê (http://www.alecolecoes.com.br) também está vendendo a Evening. #ficaadica
        E Lolo, fica tranquila! Continuo aguardando teu retorno para também te apresentar neste canto especial do MBD.
        Beijo a todos!

  10. Oi sam! Realmente a evening e linda! Parabéns pela aquisição!
    To me coçando pra ter alguma silk nova.. Masco jeito e esperar!
    Andrea, obrigada pela dica, vou testar o álcool gel. Também tenho esse mesmo cuidado da hidratação dos cabelos e eventualmente até as levo para um banho completo.
    Infelizmente as roupinhas nao sobreviveram em tão bom estado mas apesar de um pouquinho desbotadas ainda fazem seu papel. As mantenho sempre limpas mas elas ficam em um armário fechado, o pó aqui em casa e terrível!
    Se eu puder ajudar em algo também avisa!
    Beijos
    Alê

  11. òie Sam e andré, que bacana voces voltarem a mencionar as barbies fabricadas no brasil pela estrela, é um flash back á infancia , parabéns andrea pela linda coleção de barbie da estrela , elas são lindas , estão super bem conservadas e parece como muitos ja disseram novas e fabricadas recentemente , eu tenho uma linda da estrela a barbie Dancin, tem um charme que só o brasil possui. E tenho que dizer que as barbie da andrea tem uma douçura e um charme ímpar, deve ser o cuidado e carinho que a colecionadora deve proporcinar a sua magnifica coleção no dia a dia. Abraços SAm e André!

  12. amei Andrea eu tenho algumas…..estou começando a colecionar é muito bom quero fazer assim que eu puder uma coleção de roupas….parabéns

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s