Ken e suas ousadias capilares

O recente lançamento de um Ken moderno e com possibilidade de trocar o visual com o auxílio de perucas fez com que ele virasse assunto de debate entre colecionadores e admiradores, afinal alguns amaram e outros odiaram a ousadia feita no namorado da Barbie. Porém quem acompanha os diversos lançamentos do Ken sabe que nem sempre ele teve um visual tão comportado com seus cabelos milimetricamente alinhados.

Dating Fun Ken: à esquerda sem a peruca, e com uma delas à direita | Crédito das imagens: fashiondollcollector/Flickr

Reunimos alguns dos visuais que Ken usou ao longo do tempo e que o deixaram bem diferente, mas sem nunca perder o estilo que lhe é tão característico.

Mod Hair Ken (1972): Acompanhando as transformações visuais dos jovens dos anos 1970, Ken surge pela primeira vez com cabelos abundantes e ainda com a possibilidade de mudar ainda mais seu rosto com bigode, cavanhaque ou barba:

Crédito da imagem: Divulgação Mattel
Crédito da imagem: http://www.wipwapweb.com

The Now Look Ken (1975): Ainda apostando na ousadia dos loucos anos 1970, Ken surge com cabelos ainda mais longos e esvoaçantes.

Crédito da imagem: KATHYQU/eBay

Sport & Shave Ken (1979): No final dos anos 1970 Ken ainda opta pelo visual cabeludo, porém desta vez em uma versão esportiva com corpo mais articulado e dando início aos Ken’s que se barbeiam. Neste caso a barba era pintada com uma caneta especial e poderia ser removida com o aparelho de barbear que acompanhava o boneco.

Crédito da Imagem: plaidstallions.com

Sunsational Malibu Ken (1981): Em sua primeira versão afro, Ken surge com um penteado estilo black power.

Crédito da imagem: Black Doll Enthusiast/Flickr

Sunsational Malibu Ken (1983): A coleção Sunsational Malibu é relançada, porém desta vez os cabelos de Ken não vieram implantados e sim moldados. Apesar disso o penteado black se manteve.

Crédito da imagem: http://www.oddpedia.com

Barbie and The Rockers – Ken (1986): Inspirado no visual do primeiro desenho animado estrelado por Barbie, tanto as roupas quanto o penteado de Ken parecem muito exagerados hoje em dia.

Crédito da imagem: hadadebarbies/Flickr
Crédito da imagem: JustUli/Flickr

Jewel Secrets Ken (1986): No mesmo ano do filme dos roqueiros, Ken ainda aposta nos cabelos volumosos, desta vez no tom castanho.

Crédito da imagem: elblogdeken/Flickr
Crédito da imagem: DREAMALONG/eBay

Totally Hair Ken (1991): Com visual descolado, este Ken ainda trazia um gel para incrementar seus penteados.

Crédito da imagem: Mario181271/Flickr
Crédito da imagem: Divulgação Mattel

Earring Magic Ken (1992): Além de ser a primeira vez que Ken usava brinco, chamou atenção também o cabelo com luzes.

Crédito da imagem: http://www.alleewillis.com

Hollywood Hair Ken (1992):  Apesar do corte super comportado, os cabelos deste Ken atrairam a atenção pelas estrelas que apareciam graças a um aplicador especial.

Crédito da imagem: elblogdeken/Flickr
No detalhe, o passo a passo de como era feito o processo para apresentar as estrelas nos cabelos dos bonecos, inclusive em Ken | Crédito da imagem: Divulgação Mattel

Cool Shavin’ Ken (1996): Mais um Ken que se barbeia e que além da barba também ostenta uma bela cabeleira.

Crédito da imagem: heartsandewoks.blogspot.com.br

Harley-Davidson KEN #1 (1999): Em sua primeira aparição na série Harley-Davidson Ken surgiu com longos cabelos amarrados em um rabo de cavalo.

Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel

Concert Date Ken (2001): Os cabelos do boneco aparecem nesta versão crespos e despenteados.

Crédito da imagem: manbehindthedoll.com
Crédito da imagem: stanislav1103/Flickr

1 Modern Circle Ken (2003): A série Modern Circle utiliza moldes vintage representando bonecas com visual moderno. O primeiro Ken desta coleção tem os cabelos com aparência “listrada” devido a grande quantidade de mechas.

Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel

1 Modern Circle Ken (2003): O segundo Ken da série apresenta um penteado “caótico” que mistura fios escuros com outros de tom azul-claro.

Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel
Crédito da imagem: kattisdolls.net

Route 66 University Ken (2003): Este simpático Ken apresentou um penteado arrepiado e com um enorme topete.

Crédito da imagem: Peacedude/eBay
Crédito da imagem: manbehindthedoll.com

Ken Styled By Gareth Pugh (2009): Com toda certeza esta edição Platinum apresenta um dos mais ousados penteados já apresentados pelo boneco.

Crédito da imagem: Divulgação Mattel
Crédito da imagem: manbehindthedoll.com

Japan Ken (2010): Como não admirar este penteado que é ao mesmo tempo tão tradicional e exótico?

Crédito da imagem: Divulgação Barbie Collector/Mattel

Cuidados – ou não – com os cabelos do boneco também foi um dos temas apresentados em um dos episódios da websérie Barbie Life in The Dreamhouse:

E você, prefere o Ken com penteados comportados ou mais ousados? Dê sua opinião: comente!

Com colaboração de André Santiago.

Anúncios

13 comentários sobre “Ken e suas ousadias capilares

  1. Eu prefiro Ken com cabelos um pouco ousados, mas não como o Ken Styled By Gareth Pugh, mais ou menos como o cabelo do Japan Ken (2010) diferentes mais não ao extremo.

  2. Adoreii o post! Prefiro o Ken com cabelos mais ousados, mas nem tanto… rsrs Gostei do Ken com o cabelo um pouco longo no The Now Look Ken (1975) e super legal o com mechas azuis e o Japan Ken!

  3. Afinal, existe tipo um padrão nisso né?
    Barbie sempre ligada em roupa e Ken nos seus cabelos.
    Se ele não inovasse em alguma coisa, o que ia sobrar para sua fama?
    Eu mesma, gosto do Ken dos dois jeitos, mas o que lançou agora, eu vi na loja de brinquedos na minha cidade e não gostei muito do cabelo, o jeito que gruda e fica. É bem estranho. É só isso, beijoo :*

  4. Hello from Spain: I prefer Ken with short hair. Ken that looks like the kids today. A real-Ken. Samira I congratulate you for this post very informative, comprehensive analyzing and displaying the various Ken dolls. You do a great job. Keep in touch

    1. Obrigada Barbiera, Manuely, Katia, Barbara, Joyce, Fashion Doll, Mieke, Giovanna, Magda, Marta e Lucas pelos comentários. Não tenho uma preferência de cabelos para ele, depende da roupa que veste. Assim como Barbie, a moda de cada época também é refletida em Ken (em alguns momentos, os conceitos são exagerados até e o boneco paga o papel de pato). Mas com Barbie também já foi assim e, ao contrário dele, se fóssemos elencar todos os penteados que nossa diva já teve… Nossa! Seria um post quilométrico! 🙂
      Beijo a todos!

  5. Ah… eu gosto dele de qq jeito… mas tenho loucura pelo meu Ken do giftset Halloween party 1996. Ele é um pirata moreno, de cabelos pelo ombro e brinco. Achei o máximo quando vi! 🙂
    Logo que vi esse Ken novo, achei meio estranho… mas depois que olhei bem, até que é uma ideia interessante… assim que puder, pretendo comprá-lo… é o tipo de boneco que vale a pena ter, nem que seja pela curiosidade.

    Beijinhos.

    Lizi 🙂

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s