O recente lançamento de um Ken moderno e com possibilidade de trocar o visual com o auxílio de perucas fez com que ele virasse assunto de debate entre colecionadores e admiradores, afinal alguns amaram e outros odiaram a ousadia feita no namorado da Barbie. Porém quem acompanha os diversos lançamentos do Ken sabe que nem sempre ele teve um visual tão comportado com seus cabelos milimetricamente alinhados.

Reunimos alguns dos visuais que Ken usou ao longo do tempo e que o deixaram bem diferente, mas sem nunca perder o estilo que lhe é tão característico.
Mod Hair Ken (1972): Acompanhando as transformações visuais dos jovens dos anos 1970, Ken surge pela primeira vez com cabelos abundantes e ainda com a possibilidade de mudar ainda mais seu rosto com bigode, cavanhaque ou barba:


The Now Look Ken (1975): Ainda apostando na ousadia dos loucos anos 1970, Ken surge com cabelos ainda mais longos e esvoaçantes.

Sport & Shave Ken (1979): No final dos anos 1970 Ken ainda opta pelo visual cabeludo, porém desta vez em uma versão esportiva com corpo mais articulado e dando início aos Ken’s que se barbeiam. Neste caso a barba era pintada com uma caneta especial e poderia ser removida com o aparelho de barbear que acompanhava o boneco.

Sunsational Malibu Ken (1981): Em sua primeira versão afro, Ken surge com um penteado estilo black power.

Sunsational Malibu Ken (1983): A coleção Sunsational Malibu é relançada, porém desta vez os cabelos de Ken não vieram implantados e sim moldados. Apesar disso o penteado black se manteve.

Barbie and The Rockers – Ken (1986): Inspirado no visual do primeiro desenho animado estrelado por Barbie, tanto as roupas quanto o penteado de Ken parecem muito exagerados hoje em dia.


Jewel Secrets Ken (1986): No mesmo ano do filme dos roqueiros, Ken ainda aposta nos cabelos volumosos, desta vez no tom castanho.


Totally Hair Ken (1991): Com visual descolado, este Ken ainda trazia um gel para incrementar seus penteados.


Earring Magic Ken (1992): Além de ser a primeira vez que Ken usava brinco, chamou atenção também o cabelo com luzes.

Hollywood Hair Ken (1992): Apesar do corte super comportado, os cabelos deste Ken atrairam a atenção pelas estrelas que apareciam graças a um aplicador especial.


Cool Shavin’ Ken (1996): Mais um Ken que se barbeia e que além da barba também ostenta uma bela cabeleira.

Harley-Davidson KEN #1 (1999): Em sua primeira aparição na série Harley-Davidson Ken surgiu com longos cabelos amarrados em um rabo de cavalo.

Concert Date Ken (2001): Os cabelos do boneco aparecem nesta versão crespos e despenteados.


1 Modern Circle Ken (2003): A série Modern Circle utiliza moldes vintage representando bonecas com visual moderno. O primeiro Ken desta coleção tem os cabelos com aparência “listrada” devido a grande quantidade de mechas.

1 Modern Circle Ken (2003): O segundo Ken da série apresenta um penteado “caótico” que mistura fios escuros com outros de tom azul-claro.


Route 66 University Ken (2003): Este simpático Ken apresentou um penteado arrepiado e com um enorme topete.


Ken Styled By Gareth Pugh (2009): Com toda certeza esta edição Platinum apresenta um dos mais ousados penteados já apresentados pelo boneco.


Japan Ken (2010): Como não admirar este penteado que é ao mesmo tempo tão tradicional e exótico?

Cuidados – ou não – com os cabelos do boneco também foi um dos temas apresentados em um dos episódios da websérie Barbie Life in The Dreamhouse:
E você, prefere o Ken com penteados comportados ou mais ousados? Dê sua opinião: comente!
Com colaboração de André Santiago.
Ah… eu gosto dele de qq jeito… mas tenho loucura pelo meu Ken do giftset Halloween party 1996. Ele é um pirata moreno, de cabelos pelo ombro e brinco. Achei o máximo quando vi! 🙂
Logo que vi esse Ken novo, achei meio estranho… mas depois que olhei bem, até que é uma ideia interessante… assim que puder, pretendo comprá-lo… é o tipo de boneco que vale a pena ter, nem que seja pela curiosidade.
Beijinhos.
Lizi 🙂
prefiro o ken, mais rustico. com o cabelo menor ( mais com cabelo de verdade)
Obrigada Barbiera, Manuely, Katia, Barbara, Joyce, Fashion Doll, Mieke, Giovanna, Magda, Marta e Lucas pelos comentários. Não tenho uma preferência de cabelos para ele, depende da roupa que veste. Assim como Barbie, a moda de cada época também é refletida em Ken (em alguns momentos, os conceitos são exagerados até e o boneco paga o papel de pato). Mas com Barbie também já foi assim e, ao contrário dele, se fóssemos elencar todos os penteados que nossa diva já teve… Nossa! Seria um post quilométrico! 🙂
Beijo a todos!
Hello from Spain: I prefer Ken with short hair. Ken that looks like the kids today. A real-Ken. Samira I congratulate you for this post very informative, comprehensive analyzing and displaying the various Ken dolls. You do a great job. Keep in touch
Olá Sam!!
Amo o Ken Japan (eu tenho ele rsrs). Ele é sexy e ao mesmo tempo, ousado por ser um guerreiro (samurai). Com certeza, um Ken muito lindo mesmo!!!
Beijos!
Afinal, existe tipo um padrão nisso né?
Barbie sempre ligada em roupa e Ken nos seus cabelos.
Se ele não inovasse em alguma coisa, o que ia sobrar para sua fama?
Eu mesma, gosto do Ken dos dois jeitos, mas o que lançou agora, eu vi na loja de brinquedos na minha cidade e não gostei muito do cabelo, o jeito que gruda e fica. É bem estranho. É só isso, beijoo :*
Adorei o Ken by Gareth Pugh! Não fazia a mínima ideia da existência desse boneco, achei simplesmente fantástico!!!
Eu também prefiro mais os Ken com cabelo ousado, mais não tanto como alguns Ken!!! Beijos.
Concordo totalmente com a Katia. É bom eles variarem um pouco, como não estão fazendo com os fashionistas, que só varia a posição do topete e ainda vem mal cortado.
Adoreii o post! Prefiro o Ken com cabelos mais ousados, mas nem tanto… rsrs Gostei do Ken com o cabelo um pouco longo no The Now Look Ken (1975) e super legal o com mechas azuis e o Japan Ken!
Eu prefiro Ken com cabelos um pouco ousados, mas não como o Ken Styled By Gareth Pugh, mais ou menos como o cabelo do Japan Ken (2010) diferentes mais não ao extremo.
TANTO FAZ, O IMPORTANTE É O KEN COM CARA DE HOOOMEEEM!!!!!!! E não com cara de Justin Bebier, arg!
nossa vc e tão critica como se o ken não fosse