Primeiras Celebrity Dolls

Já falamos muito aqui no MBD sobre bonecas com rostos retratando celebridades do cinema, música e televisão. Desde a década de 1960 celebridades da época são eternizadas em bonecas da “família” Barbie. Apesar dos moldes criados exclusivamente para as celebridades, seus rostos ainda eram muito parecidos com os de Barbie e suas amigas. Foi quando surgiu Twiggy.

Twiggy | Foto: iambloom.blogspot.com

Para quem não ouviu falar neste nome, ela é considerada a primeira top model e ícone da década de 1960. Nasceu na Inglaterra e tinha um padrão de beleza totalmente diferente das mulheres voluptuosas de sua época como Marilyn Monroe, por exemplo. Twiggy na verdade se chamava Lesley, e seu apelido vinha da palavra inglesa Twig (graveto), uma clara referência aos seus 42 quilos em 1,67 m de altura. A modelo já era considerada uma estrela na Europa, e em 1967 chegou a Nova York onde seu rosto de beleza andrógina e olhos enormes ajudaram a vender todo tipo de produto. Desde aquela época já antenada com o que acontecia no mundo, a Mattel decidiu passar isso para suas bonecas e lançou ainda em 1967 a Twiggy London’s Top Teen Model.

Foto: himalayan81/eBay
Verso da caixa | Foto: himalayan81/eBay
Foto: http://www.thegroundmag.com
Close | Foto: rubylane.com
Catálogo e roupas criado na época especialmente para a boneca | Foto: itnouvelle.com.br

Twiggy manteve a carreira de modelo somente até 1969 e ainda no auge da fama se dedicou a música e cinema.

Outra celebridade lançada um ano depois, em 1968, foi Diahann Carroll. Além de ser uma das primeiras celebridades retratadas, esta boneca também foi uma das primeiras negras lançadas no mercado norte-americano (Christie, considerada a primeira amiga negra da Barbie, foi lançada no mesmo ano).

Foto: http://www.girlfriendzmag.com

Diahann era atriz e cantora e ficou famosa como a protagonista do seriado Julia, produzido de 1968 a 1971. No programa, a atriz representava uma enfermeira negra, viúva, que tinha um filho e namorava um médico branco. O seriado foi polêmico e pioneiro por mostrar essa nova família que surgia. Até então, negros não eram mostrados como protagonistas na TV e relacionamentos inter-raciais eram raros, tanto na TV quanto na vida real. Mesmo assim a Mattel apostou que a polêmica personagem chamaria atenção no mundo de Barbie e se destacaria entre tantas loiras e ruivas. Por mais estranho que pareça, devido aos problemas com preconceito da época, a boneca foi um grande sucesso!

Novas edições de Julia inspiradas no rosto de Diahann foram lançadas e nos catálogos da época Julia era mostrada entre Barbie e suas amigas, inclusive com roupas que poderiam ser usadas tanto por Barbie quanto por Julia. Esta boneca teve tanta importância que no ano do aniversário de 50 anos de Barbie foi lançada uma repro da primeira Julia, onde consta inclusive a reprodução do primeiro catálogo onde ela é apresentada juntamente com Barbie e seus amigos.

Diahann Carroll as Julia – New TV Star: primeira versão lançada | Foto: msbicjev/eBay
Verso da caixa | Foto: msbicjev/eBay
Diahann Carroll as Julia as Talking Julia – New TV Star: versão falante de Julia | Foto: barrysturgill/eBay
Catálogo e roupas produzidas especialmente para Julia, à época | Foto: jb13065/eBay
Julia Doll: repro de 2009 | Imagem: Divulgação Barbie Collector
Repro na caixa | Foto: napudollworld/Flickr

Com colaboração de André Santiago.

Anúncios

10 comentários sobre “Primeiras Celebrity Dolls

  1. Oi Sam!
    Amei este post!!! A primeira Barbie é bonita, mas ao mesmo tempo achei ela assustadora srrsrsr acho que por os olhos dela serem muito grandes e principalmente, muito delineados. A segunda é muito fofa e acho que mais normal também rsrsr
    Beijos!

  2. Adorei o post e as 2 bonecas!!!!……… Ah bem que a Mattel também deveria fazer uma repro da primeira Twiggy no ano de aniversário de 50 anos da Barbie!! Beijos.

  3. Olá Sam e André o post está muito legal, adorei as duas bonecas, mas eu acho que a mattel deveria fazer a Julia sorrindo com os dentes, porque em todas as fotos ela está sorrindo mostrando os dentes e não de boca fechada.

  4. Amei, esse post! Acompanho sempre, mas é a primeira vez que comento. Sou enfermeira e em 2008 quando cedi aos encantos de pesquisa e compras como colecionadora de Barbies a JULIA foi uma das primeiras que pesquisei e tentei comprar, por ser ENFERMEIRA e pela SIMBOLOGIA de mulher – mãe num mundo social de discriminação à melher independente e a pessoa negra, principalmente nos EUA. NÃO CONSEGUI COMPRAR A JULIA. alguém a possui e deseja vender????? alguém sabe como POSSO CONSEGUI UMA PARA MIM???? Terei que abri mão de parte da minha coleção de 76 dolls,por questões financeiras para um tratamento de saúde, mas a JULIA SERIA a minha última aquisição e a realização de mais um sonho. BOM DEMAIS VER A HISTÓRIA DELA NO SEU BLOG. Sintam-se abraçados e fiquem com Deus.

    1. Olá Adriana, eu não tenho a Julia, mas tem um site dos EUA que vende e se chama ebay mas para poder comprar você precisa ter o cadastro no ebay e ter um cartão internacional e ter uma noção no inglês, e antes de comprar ver a reputação do vendedor e se envia para o Brasil e também o valor do frete que em alguns casos não vale a pena. Ainda mais agora que o dólar está alto e também corre o risco do seu produto ser taxado pela Alfândega do Brasil.
      Já comprei e chegou tudo certo em nenhuma vez fui taxada, mais uma vez tive uma dor de cabeça com um vendedor.

      http://www.ebay.com/sch/i.html?_sacat=0&_nkw=barbie+Julia&rt=nc

      Espero ter ajudado!

  5. A Barbie realmente nao ficou bem como Twiggy. -_- Adorei a história da Diahann Carroll, achava que não existi protagonista negra nos EUA, Fiquei feliz em saber que isso já aconteceu em 69, muito bo, mesmo, e ao contrário da Twiggy, seu rosto na Barbie ficou muito melhor!

    Divulgando meu Face! Perfil exclusivo para colecionadores. Acabei de fazer: http://www.facebook.com/profile.php?id=100003215558361
    Entra lá, Sam!

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s