Celebrando a beleza negra

Muitos colecionadores e fãs da Barbie comemoraram o lançamento das bonecas da série S.I.S. onde todos os personagens apresentados são negros. Porém em outras ocasiões já foram lançadas coleções onde todos os integrantes também eram negros. Algumas fizeram sucesso e outras passaram despercebidas, mas é louvável a atitude da fabricante em se preocupar com a inclusão de diferentes etnias entre seus lançamentos. Afinal de contas o mundo é formado por pessoas muito diferentes entre si e mesmo em países como os Estados Unidos com maioria branca cada vez mais vemos negros em posições de destaque, inclusive o cargo de presidente do país, sendo atualmente ocupado por um negro: Barack Obama.

Shani, Nichelle and Asha | Foto: Blythemaniaco/Flickr

Como o Brasil é um dos países mais miscigenados do mundo, quando as bonecas negras conseguirão ter seu lugar garantido nas prateleiras? Já debatemos essa questão em outras ocasiões aqui no MBD. Aparentemente só a primeira coleção das S.I.S. foi lançada em nosso país. Segundo os lojistas não há procura por bonecas negras, porém vários colecionadores reclamam que não as encontram nas prateleiras. Enquanto ficam neste impasse, diversas coleções são lançadas e nós dificilmente chegamos a conhecê-las. Vejam outras coleções onde as amigas negras da Barbie foram as protagonistas:

1991 Shani Collection | Foto: Blythemaniaco/Flickr

Shani Collection (1991): Esta coleção apresentou Shani como uma famosa top-model que sempre estava junta de suas amigas Asha e Nichelle, e vivia em um mundo de beleza, alegria e sucesso! A série foi muito bem recebida e chegou a ser lançada fora dos Estados Unidos, porém o nome de Shani foi descrito como Maoni, apesar das bonecas serem idênticas:

Foto: Michel & his dolls/Flickr

O mundo de Shani era tão perfeito quanto o de Barbie, então nada mais justo que ela ter um namorado perfeito. Assim foi lançado Jamal, com alguns meses de atraso em relação às meninas da série:

Foto: amargosavalley.com

Shani Beach Dazzle Collection (1992): O sucesso da coleção anterior motivou mais uma coleção, porém desta vez as três amigas usam belos biquínis.

Foto: cristiancitochile/Flickr

Shani Beach Streak Collection (1993): Esta coleção trouxe Shani, suas amigas e namorado em trajes de banho super exóticos.

Foto: teekeek/Flickr

Shani Soul Train Collection (1994): Novamente Shani e sua turma reaparecem em uma nova coleção, porém desta vez vestidos para a balada e com detalhes étnicos que remetem às suas origens africanas.

Foto: teekeek/Flickr

Asha African American Collection

Foto: barbierelatedstuff.blogspot.com.br

Esta série foi vendida somente nas rede de lojas Toys”R”Us, e como acontece com algumas séries Collector, as bonecas eram lançadas uma a cada ano. O grande diferencial desta coleção em comparação às anteriores eram as roupas claramente inspiradas em trajes típicos africanos. A estrela desta vez foi Asha, pois esta palavra significa “vida” na língua suaíli (idioma oficial de alguns países africanos como Uganda, Tanzânia e Quênia). Todos estes fatores fazem com que esta coleção seja muito procurada por colecionadores.

Asha African American Collection – First Collection / First Edition (1994) | Foto: ANIMAL_RESCUE_911/eBay
Close | Foto: vikk007/Flickr
Asha African American Collection – First Collection / Second Edition (1995) | Foto: TREASURESCLUB/eBay
Close | Foto: TREASURESCLUB/eBay
Asha African American Collection – First Collection / Third Edition (1996) | Foto: CRYSTALPHOENIX/eBay

Já que a intenção é promover a diversidade e a integração entre as diferentes culturas, a Mattel poderia lançar uma coleção somente com amigos orientais da Barbie da próxima vez, concordam?

Com colaboração de André Santiago.

Anúncios

24 comentários sobre “Celebrando a beleza negra

  1. Oii Sam *-*
    Amei o post, estão de parabéns *—*
    eu sempre quis uma amiga negra da Barbie , acho elas lindas.
    E sobre sua ideia de uma linha composta por orientais… OMG!!!
    eu compraria todos!!! amo a cultura oriental rs

  2. Eu sinto muita falta de bonecos e bonecas que não sejam loiros e de olhos azuis. Mesmo outros tipos de bonecas que não sejam Barbie. É claro que hj há um pouco mais de variedade, mas há dez anos não havia praticamente nenhuma boneca bebê negra nas lojas. Só me lembro da Tererê (boneca estranha!rsrsrs). Como podemos lutar contra a discriminação se meninas negras não têm a opção de brincar com bonecas negras? Elas vão sempre acreditar que sua etnia não merece ser representada como algo bonito e desejável. É horrível o q isso pode fazer com a cabecinha de uma criança.

    Acho que não só a Mattel, mas os demais fabricantes de brinquedos tbm, deveriam atentar para o público do país onde querem vender seus produtos, ao invés de tentar nos empurrar goela abaixo brinquedos que não condizem com o padrão estético do nosso país.

    Adorei o post! Muito lindas as bonecas!

    1. Oi Jlemosg!

      Tudo bem? Eu concordo com tudo isso que você disse!!
      Porém acho que o país ainda não está “preparadissimo” por isso acho que deveria vir sim, mas em quantidade reduzida. Pois sempre terá “alguém” querendo comprar.

      Digo isso porque por exemplo, a Nikki praia 2011, está em um monte de lojas, AOS MONTES … e a boneca é linda,… vem com biquini roxo, franjinha… é LINDA. Mas ninguém compra…

      =(

      Enfim, crianças em boa parte irão preferir os loiros,… mas acho que deve ter sim, outras opções…como os orientais também por exemplo.

  3. Na S.I.S., as características ‘negras’ como lábios carnudos e olhos e narizes protuberantes foram esquecidas, mas foram muito estilosas. Com essas séries do post isso não aconteceu; elas se paroximam bem mais da beleza afro-descendente, inclusive por resgatar a cultura desse povo.

    Concordo com vc quanto aos orientais; além deles, sinto muita falta de bonecas ruivas, e nem preciso falar da playline, pq mesmo na linha Collector elas dificilmente aparecem.

    Abraço,

  4. Interessante o leitor 🙂 se manifestar acerca da ausência das características negras nas dolls da série SIS, visto que todas elas têm o face mold Mbili, que é um dos poucos dentro do universo Barbie que apresenta feições realmente africanas (lábios carnudos, nariz largo e testa protuberante).

    Adorei esse post. Não conhecia nenhuma dessas coleções, as dolls são realmente lindas. Sou muito fã das bonecas negras, mas muitas vezes a Mattel apenas adapta um rosto de Barbie branca para uma versão AA. Às vezes o resultado convence, mas em outros exemplos fica estranho demais. Espero que eles resgatem esses face molds (Shani, Asha e Nichelle), adoraria vê-las repaginadas com maquiagem mais moderna.

    Grande abraço, Sam!

      1. Tens razão. Mas elas me parecem muito playline. Gostaria mesmo é de uma collectible caprichada com esses face molds, com corpo model muse… uma coisa meio Basics de ser… 🙂

  5. Eu não sei porque algumas pessoas não gostam desse estilo de bonecas.
    Eu adoraria ter alguém da Shani, adorei o estilo deles. E também gostaria de comprar alguma S.I.S, mas infelizmente nunca vi a venda na minha cidade 😦
    Bjos :*

  6. *_*

    Sammmm… me emocionei!

    Adoreeeeeeeeeeeeei a materia, de verdade!!!
    O facemold ASHA é meu favorito…

    Adorei, as bonecas são lindas, e o Jamal… bem simpático tb!
    Eu adoraria ter alguém da coleção da Asha tb … da coleção SIS eu tenho somente a Grace, e tb tenho algumas Nikkis praia, bailarina e Artsy Fashionistas…

    Concordo com a Sam quando diz que o Brasil é um dos paises mais miscigenados do mundo e a procura pelas bonecas negras é grande sim,… pras crianças pode não ser, mas e pros adultos?

    E pras crianças também,…Minha irmã é negra e ama a Nikki. Minha prima, ultra branca e as bonecas favoritas dela são Teresa, Nikki, Jasmine e a Tiana …

    Então acho que deveria vir sim, mesmo que em quantidade reduzida, os produtos de personagens negros…

    Eu moro no Rio de Janeiro e já fui em TODOS OS SHOPPINGS da zona sul, norte e oeste, fora que andei Centro,Leblon,Copa,Ipanema,Tijuca… e NÃO ACHO NADAAAAA… só as mesmas bonecas, em uma loja ou outra acho uma colecionavel negra…mas é raro.

    Enfim.. parabens pelo post Sam!!!

    Beijos a todos!

  7. Hello from Spain: I like to see these dolls. You know that in Spain they do not sell any Barbie AA Archy only fashionista. I like all SIS also not sold in my country. Keep in touch (Olá a partir de Espanha: Eu gosto de ver estas bonecas. Você sabe que na Espanha eles não vendem qualquer Barbie AA Archy só fashionista. Eu gosto de todos SIS não vendeu também no meu país. Manter contato)

  8. Adorei o post….. e também adoraria ter mais bonecas negras com moldes diferentes (ultimamente nas collectors só estão fazendo o mold mbili, e nas playlines o mold artsy),exceto na coleção cheerleaders……… e também deveriam fazer bonecas negras com cabelos ruivos e loiros, parecidos com os cabelos das cantoras Beyonce, Nick Minaj e Rihanna, …….. e sobre uma coleção de amigos orientais da Barbie, eu com certeza adoraria e compraria os amigos orientais!!! Beijos.

  9. Realmente adoraria uma coleção de bonecas orientais e também mais bonecas negras.

    Gostaria de saber qual é o molde face da boneca victoria twilight, por a caso e o molde tango? e a modern circle melody blue hair é o molde da steffie?

    1. Katia, a Victoria Twilight tem o face mold Tango sim. Já a Melody Modern Cycle não é Steffie, e sim TNT – o mesmo da Christie Pop Life (negra) e da Barbie Pop Life (loira).

  10. Ameii o post…Muito lindas as dolls da coleção da Shani e também gostaria que investissem mais em bonecas negras, principalmente no Brasil! Seria bem legal uma coleção oriental!

  11. Gente, não esqueçamos que como o Brasil é um país miscigenado, não há essa “divisão” entre brancos e negros, como nos EUA. Aqui tem pardos, morenos, mulatos, mamelucos… emfim, muitas cores, tons de pele quase infinitos, e, sim, seria muito muito bom se a Mattel começasse á criar uma amiga mulata diferente da Teresa. Lá deve existir casais onde um é negro e o outro é branco. E as filhinhas desses casais? Tudo isso toca num problema social e cultural muito mais complexo e abrangente.

    1. Obrigada Peon, Magda, Fernando, jlemosg, Raphael, Abel, :), Barbiera, Mieke, André, Giovanna, Marta, Fashion Doll, Katia e Barbara pelos comentários. A ideia das Barbies orientais partiu do André e acharia muito interessante caso a Mattel quisesse colocar em prática essa proposta. Também concordo com o que muitos disseram sobre o cansaço gerado de ver nas prateleiras em suma somente bonecas loiras de olhos azulados. Seria muito mais interessante vermos não somente as negras em maior quantidade, como também ruivas e outras etnias. Infelizmente o preconceito existe no Brasil, apesar de não ser admitido abertamente. Esse é um obstáculo a ser vencido não só aqui mas em muitos outros países. Quem sabe um dia as pessoas tomem consciência que apesar de cores diferentes – acho muito bonita essa mistura de etnias – somos, na essência, iguais. Seremos diferentes em nacionalidades, culturas, religiões – e isso tudo que dá um colorido diferente e graça à vida – mas iguais, no que diz respeito a sermos humanos, da mesma raça (conceitos antropológicos à parte, por favor…). Concordo com a Barbiera também. Nosso Brasil vai além, apresentando ao mundo não só negros, brancos, mulatos, orientais e outros povos que para cá vieram, como a mistura de várias dessas etnias. Seria um tanto quanto difícil se a fabricante resolvesse ser “patriota” com todos os países, respeitando e representando da melhor forma possível suas diferenças. Porém, ainda assim, atualmente a empresa peca em não adotar uma política que preze pela disseminação e ampliação das vendas das bonecas negras e de outras etnias para países que contemplem essa miscigenação.
      Discussão longa e que certamente não terá um ponto final por aqui. Teremos outros momentos para debater sobre.
      Beijo a todos!

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s