Uma amiga muito especial

Em 1997 um lançamento relativamente despretensioso da Mattel em parceria com a loja Toys”R”Us chamou muita atenção da mídia. A intenção era criar uma nova amiga para Barbie que ao contrário das demais tivesse necessidades especiais. Assim surgiu Share a Smile Becky:

Foto: Foto: Limettchen/Flickr

Foto: themediamash.blogspot.com

Becky representa uma adolescente e, apesar das limitações físicas, é feliz e se diverte junto com suas amigas. Erroneamente foi anunciada na imprensa como a primeira “Barbie” cadeirante. A Mattel e a Toys “R” Us (que teve exclusividade na venda da boneca) doaram 20.000 dólares divididos para duas instituições: National Parent Network on Disabilities e National Lekotek Center. Becky rapidamente sumiu das prateleiras e um segundo (e grande) lote foi entregue pela fabricante. Curiosamente é possível distinguir as bonecas dos lotes distintos pois as primeiras tinham as pétalas da flor desenhada na camiseta na cor azul e as do segundo lote na cor rosa.

Becky lançada em 1998 | Foto: BarBGal/Flickr
Verso da caixa | Foto: PallixX °°the sour girl°°/Flickr

Com o sucesso de vendas da Becky, no ano seguinte foi lançada uma nova versão: Becky I’m the School Photographer! (1998), também bastante vendida, porém vieram críticas de que o mundo de Barbie não estava adaptado para receber Becky. Uma das reclamações mais conhecidas é a de que a cadeira de Becky não cabia no elevador da Dreamhouse. A Mattel emitiu um comunicado em que se propunha a alterar a casa de Barbie em lotes futuros, mas mesmo assim deu uma pausa em novos lançamentos.

Foto: RHFRECORDS/eBay
Verso da caixa | Foto: RHFRECORDS/eBay

Com a proximidade das Olimpíadas de Sydney em que Barbie ganhou uma versão atleta, Becky retorna como Paralympic Champion Becky (2000). Com esta medalha de ouro olímpica Becky se despediu do universo Barbie. No entanto, como já aconteceu com várias outras personagens que foram descontinuadas e depois reapareceram, existem muitos colecionadores que torcem pelo retorno desta boneca que mostrava a realidade de muitas pessoas as quais tantas vezes não têm seus direitos e capacidades reconhecidas.

Com colaboração de André Santiago.

Anúncios

21 comentários sobre “Uma amiga muito especial

  1. Oi Sam!
    Para coincidência, eu estava planejando falar dela no blog!
    Acho esta boneca incrível! A Barbie e suas amigas envolvidas em inclusão social! muito legal mesmo!
    Espero adquirir a minha!
    Beijos!
    Magda.

  2. Muito legal essa doll, queria muito uma dessas para dar a uma paciente minha de 10 anos (que é cadeirante) que é super fã de barbie…..

  3. Nuss,eu já tinha ouvido falar da Becky,mas não conhecia tão profundamente.É muito interessante.Mas a Mattel não pensa na hora de descontinuar.Eu acho que foi uma ótima ideia.É muito interessante.Eles poderiam fazer um versão especial cega ou surda,ou cadeira novamente.Ia ser ótimo !
    Abraços,Dhara

  4. Ai Andre, Adorei a Barbie Professora de linguagens de sinais. Me identifiquei com ela. Tmb sou professora de surdos…
    Quero as duas: a professora e a Becky.

  5. Muito legal!

    Eu já tinha ouvido falar da Becky, mas sem muitos detalhes tb.
    As pernas dela são articuladas? ou só dobradinhas?
    Bem que a Mattel poderia criar uma amiga gordinha…rs
    Aposto que também seria um sucesso de vendas!!!

    Beijos Sam!

    1. Obrigada Jhonny, Magda, Junior Santos, Camila, Dhara, André, Katia, Fashion Doll, Mele e Raphael pelos comentários.
      Assim como a preocupação em produzir uma boneca careca, em prol das crianças e adolescentes vítimas de doenças como o câncer, acredito que a Mattel poderia, pelo menos regularmente, produzir bonecas em prol de causas justas como esta. Afinal de contas, se Barbie e seus amigos representam não só a cultura pop como uma série de reflexos de nosso tempo, por que a empresa não continua a investir em quem possui necessidades especiais? É claro, os lucros estarão certamente em um primeiro plano, mas como sempre somos positivos e temos esperança, quem sabe Becky e a própria professora de língua de sinais voltem a ser produzidas?
      A amiga com peso acima da medida “perfeita” ostentada por Barbie também seria uma boa!
      É ficar na torcida.
      Beijos a todos!

  6. Hello from Spain: I like the initiative with the doll Mattel Becky. It is an example to society of social integration of people with disabilities. I think it’s a nice initiative.Keep in touch

  7. Nossa,André,valeu pela dica.Não sabia desta boneca.é bem interessante,assim como a Becky e a amiga careca.Também é uma pena que não façam mais bonecas assim,e que a careca seja distribuída apenas em hospitais,americanos ¬¬
    Abraços,Dhara

  8. Muito legal a boneca, eu já tinha visto antes ela e já tinha gostado.
    Eu queria ter ela na minha coleção 🙂
    Se vendesse ainda ia ser uma boa, e claro no Brasil mais ainda 😀

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s