Blaine: um personagem incompreendido

Em 2004 os principais meios de comunicação mundiais anunciaram a separação de um dos casais mais conhecidos: Barbie e Ken. Porém esta separação tinha como pano de fundo motivos econômicos, já que as vendas do boneco – e da própria Barbie – caiam consideravelmente. Logo, a solução encontrada pela Mattel foi terminar um namoro que o mundo acompanhava há 43 anos (e que nunca chegou a evoluir para um casamento), criando um novo namorado para a musa de plástico. Namorado esse que deveria suprir as expectativas dos consumidores cada vez mais exigentes que já não se encantavam mais com Ken.

Blaine e Barbie | Imagem: Divulgação Mattel

Desta forma surgiu Blaine, surfista australiano, moderno, fã de esportes radicais e irmão de Summer, uma das amigas de Barbie. O boneco foi apontado como o novo namorado, mas quem acompanhava as imagens promocionais dos futuros lançamentos percebeu que Blaine não era tão “novo” quanto parecia…

Imagem promocional da série Totally Yoyo apresentando Skipper e o namorado Zach | Imagem: Divulgação Mattel

A série Totally Yoyo (1998) havia mostrado imagens promocionais do suposto namorado de Skipper. Após muitas críticas onde consumidores diziam que Zach parecia muito mais velho que ela, a série foi lançada somente com Skipper e suas amigas Nikki e Courtney. O rosto de Zach foi usado no ano seguinte na série Generation Girl com o nome de Blaine. Nesta coleção Barbie apresentava seus novos e modernos amigos e Blaine era o DJ da turma.

1999 Generation Girl Dance Party – Blaine: A série Generation Girl foi sucesso de vendas e os personagens voltaram no ano seguinte com nova coleção dando ênfase ao estilo de cada um. No caso de Blaine, estampas geométricas e psicodélicas além de cores vibrantes eram as principais características.

Foto: Veralynn/HeatherS/Flickr

2000 Generation Girl My Room – Blaine: Na série California Girl, Blaine já surgia como namorado de Barbie.

Foto: Kankalas/Flickr

Outros lançamentos:

2004 Cali Guy Blaine:

Imagem: Divulgação Mattel
Close | Foto: Ryan The Boy 2/Flickr

2005 California Boy Blaine:

Imagem: Divulgação Mattel
Close | Foto: Ryan The Boy 2/Flickr

2006 Beach Fun Blaine:

Imagem: Divulgação Mattel
Na embalagem | Foto: Ken Darko/Flickr

Estranhamente na linha Collector o par de Barbie nos casais lançados no período da suposta separação era o ex, Ken. Blaine nunca ganhou nenhuma versão Collector (como o próprio personagem) e mesmo em algumas coleções em que ele era apresentado como novo namorado de Barbie, Ken também era lançado. O head mold, por sua vez, foi usado em edições colecionáveis como é o caso do boneco do casal Tango e em outros que vieram depois, tais como  Legolas, AragornKen Basics Jeans n. 16 por exemplo (obrigada @HenryqueGabriel pela dica :)).

O personagem descolado nunca conseguiu a popularidade do antigo namorado e foi descontinuado pouco depois. Mesmo não sendo oficialmente o namorado de Barbie, Ken voltou a aparecer em diversas coleções apenas como amigo, porém com o rosto cada vez mais parecido com o de Blaine.

2006 Beach Glam Ken:

Foto: loveforkenkagabi.blogspot.com

Comparando o rosto anterior de Ken:

Cali Girl Ken, de 2004 | Foto: Ryan The Boy 2/Flickr

A fabricante alega que o motivo do namoro entre Blaine e Barbie ter acabado foi a pressão popular para que Ken e ela retornassem, o que oficialmente só aconteceu em 2011. Aparentemente as vendas do Ken ainda deixam a desejar, já que não há investimos consideráveis em novas produções. Torcemos para que este namoro possa durar por muitos anos e acabar em casamento. Quem sabe Blaine não volte como padrinho? É uma possibilidade remota, mas bem que seria engraçado!

Com colaboração de André Santiago.

Anúncios

11 comentários sobre “Blaine: um personagem incompreendido

  1. Hello from Spain: I did not know Blaine. In that year I have not collected Barbies. A pity. Yes I have this model Skipper … I like to tell us that information. keep in touch.

  2. Oi Sami, tudo bom?
    Adorei o post sobre o Blaine.
    Tenho um Beach Fun Blaine 2006, que curiosidade ele nunca ter saído na linha Collector, sempre achei ele muito parecido com o Ken, loiro e bronzeado, ele podia voltar nesse ano como amigo da Barbie, né?

    Beijos!

  3. Que isso, vai furar o olho de outro Blaine kkkkkkkkkkk
    que folga seria se ainda aparecesse como padrinho hahahaha
    Bjoos :*
    Adorei o post mesmo tendo ficado um pouco assustada quando você disse que ele aparentava ser mais velho o.o

    1. É isso mesmo, Lolo, a barbie jamais vai se casar, ela não eure ter família ela gosta fa família dos outros como a da amoga Midge. Deve ser por isso que ela não é mais fabricada. U.U

  4. Eu curto muito o Blaine California 2005, acho que é um boneco bem interessante, com um ar sério, o bronze destacando os olhos verdes…
    Adoraria vê-lo retornar ao grupo! Aliás, quanto mais homens aparecerem, melhor para as pobres amigas solteironas da Barbie…
    Depois não querem que a Raquelle fique querendo roubar o namorado dela… o único cara que ainda aparece é o Ryan, irmão dela! Tem mais é que tentar roubar o Ken mesmo! 🙂

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s