Você conhece Midge?

Há rumores de que Midge será homenageada em 2013 com uma especialíssima edição em comemoração ao seu 50º aniversário. Mas vocês sabem quem é ela?

Midge em muitos momentos | Montagem: Tinker*Tailor loves Lalka/Flickr

Foi a primeira amiga da Barbie! Lançada em 1963, seu nome completo é Midge Hadley. O lançamento de Midge foi um sucesso! É bom ressaltar que naquela época todas as Barbies tinham rostos idênticos e as diferenças eram apenas na cor dos cabelos, então um rosto novo foi muito bem aceito. O grande foco das vendas nos anos 1960 eram as roupas e acessórios e não as bonecas em si. Sendo assim, os catálogos começaram a trazer além das coleções para a Barbie e para o Ken, também um guarda-roupa especialmente desenhado para Midge, apesar dela também poder usar as roupas criadas para Barbie. O sucesso de vendas de Midge foi tanto que ela acabou ganhando um namorado já no ano seguinte: Allan Sherwood, que veio a ser o melhor amigo de Ken.

Por muitos anos Midge continuou sendo a única amiga da Barbie, a próxima amiga (Christie) só apareceu em 1968 e apesar de várias outras amigas terem surgido durante os anos 1970 e 1980, Midge continuou sendo lançada em muitas coleções ao lado de Barbie e Ken. Em 1990 Midge se casa com Alan, e Barbie e Ken são os padrinhos. Em 1993 Midge completa 30 anos e a Mattel presta uma homenagem em forma de uma luxuosa boneca de porcelana comemorativa para a data. Ao completar 35 anos em 1998, novamente ela é lembrada e a linha collector nos mostra a primeira repro de Midge, desta vez com dois dos seus trajes mais conhecidos nos anos 1960. Em 2003 Midge surpreende o mundo aparecendo grávida e causando polêmica pois muitos criticaram o lançamento dizendo que Midge representava uma garota muito nova; em contrapartida crianças (e adultos também!) acabam rapidamente com os estoques da boneca principalmente pela curiosidade de saber como se dá o nascimento da bebê Nikki. Esta boneca faz parte de uma série chamada Happy Family onde além de Midge e Nikki, também fazem parte seu marido Alan e o filho mais velho do casal, Ryan. Na época, também são lançados os pais de Midge. Barbie, nesse contexto, assumiu a profissão de pediatra para cuidar dos filhos da amiga!

Como 2003 foi a data do 40º aniversário de Midge, a personagem foi a homenageada da convenção americana realizada na Pensilvânia. Todos os participantes ganharam uma edição especial de 40 anos da boneca. Em 2004, apesar de nenhuma nova Midge ser lançada na linha collector, o nome da personagem reaparece através de dois kits lançados, um deles contendo sapatos e outro bolsas, luvas e óculos. Esses kits trazem reproduções de acessórios usados pelas duas amigas nos anos 1960. Em 2008 Midge novamente volta à linha collector, porém desta vez acompanhada por Allan em um giftset celebrando os 45 anos da boneca e fazendo referência ao primeiro encontro dos dois.

Conheça algumas das várias versões de Midge ao longo desses anos:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Curiosidades

  • As primeiras fotos de divulgação da série Happy Family mostraram Midge com dois bebês, porém esta versão nunca foi lançada.
  • Apesar de variar a cor dos cabelos entre ruivo, loiro e castanho-escuro, somente na série Happy Family que Midge (juntamente com toda sua família) foi lançada em versão afro-americana.
  • Os pais de Midge nunca receberam nomes, são denominados somente Vovô e Vovó.
  • Na época do lançamento o nome do Allan era escrito com dois “L” (Allan). Porém à época do casamento com Midge o nome passou a ser escrito ALAN.
  • A versão mais conhecida de Midge usa o head-mold Diva, enquanto a versão afro usa o Teen Skipper head mold.
  • Na época em que as Barbies brasileiras eram produzidas pela Estrela, o nome usado para Midge por aqui era Viky. Ao invés do head mold Diva, a versão nacional utilizava o molde Steffie.
  • Descrita como a melhor amiga da Barbie, Midge nunca apareceu em nenhum dos filmes protagonizados pela boneca famosa. Inclusive em alguns filmes como Barbie e o Castelo de Diamantes é Teresa quem é mostrada como a melhor amiga.

Com colaboração de André Santiago.

Anúncios

25 comentários sobre “Você conhece Midge?

  1. Amo a Midge principalmente a coleção de 2003 a Happy Family , quero muito esta coleção até o vovô e a vovó que acho super lindos ! Agora estou guardando um dinheiro pra ver se consigo comprar ! rrsrsrs

  2. Espero que a Midge 50th anniversary não seja reprodução, quero uma versão moderna e glamourosa da Midge, eu acho que eles só não voltam com ela pra linha playline porque ela já é casada e têm filhos, enquanto a Barbie e as amigas são “jovens demais para isso”, o que é claramente besteira porque a Barbie sempre foi uma adulta, garotas de 17 anos não podem ser médicas, ou bombeiras muito menos policiais… ISSO É CRIME GENTE!

    1. Calma, Jhonny, o mundo da Barbie é fantasioso, lembra? e nele se pode quase tudo.Você disse que a Barbie sempre foi uma adulta, então, como ela pode ter 17 anos? E na minha sincera opinião a Barbie só não se casa porque ela é contra a família. Acha legal a família dos outros, ela não gostaria de se ver grávida, com o corpo disforme. É o que eu penso. E mais,não tem desculpa esfarrapada pra Mattel não produzir mais a Midge, ela foi SIMPLESMENTE ESQUECIDA e agora que ela completa jubileu é que se lembraram dela, que pena. Que custa fazer uma Midge Fashionista? As mamães também podem estar na moda. A Midge é muito linda, sou muito fã dela. #VOLTAMIDGE

    2. Concordo com o Johnny, Migde é uma garota adulta como qualquer outra, e se não querem deixar como Midge, mude o nome! Assim fizeram com Cristie -> Nikki por exemplo …

      Também queria ver uma versão super ultra glamourosa bem fashionista da Migde, ela sendo ruiva ia arrasar! Pois por mais que a Summer vira e mexe tenha cabelos com mechas vermelhas, laranja e etc. Ela é loira (ou castanho medio…enfim…)

      Temos loiras, morenas, negras , asiaticas, branquissimas e não temos quase ruivas =(

      Falta uma ruiva… ú_ù

      Mas se ela voltasse eu gostaria muito que viesse com o molde Steffie, o Molde Diva é estranho, tem testão… e eu particularmente não gosto muito.

      Sam… como sempre você ARRASA!

      Quando der, faça um review da Cristie/Nikki?

      Gostaria de saber mais curiosidades sobre ela e você é mestra nisso!

      Grande beijo!!!

  3. Ela merece! Uma edição toda especial é o mínimo que a Mattel pode fazer por ela! Adoraria ter uma Midge fashionista, seria o máximo! E eles poderiam até fazer versões já grandinhas dos filhos da Midge (que já devem ter crescido um pouco, né?) para serem colegas da Stacie, por exemplo… 🙂 Eu acharia muito legal!
    Bom, mas só podemos esperar que eles caprichem na edição de aniversário!
    Aproveito para fazer propaganda do meu primeiro “foto-filme” da Barbie. Eu fiz pela diversão, numa madrugada que me veio a ideia na cabeça e eu tive que fazer, mesmo sem muito preparo, hehehe.
    Espero que goste.

    Beijinhos.

    Lizi 🙂

  4. Olá a partir de Espanha: Espero que Midge seja homenageada em 2013. É uma das Barbies que eu gosto e eu não tenho nenhuma. Na Espanha já não vendem a mãe da ‘Happy Family”. Seria uma boa oportunidade para comprar uma réplica da Midge. Manter contato

  5. Adoreii o post, muito interessante! Não conhecia muito a Midge; achei ela super meiga e deveriam lançá-la novamente, principalmente na comemorção de seu 50º aniversário!

  6. Eu só conheço a Midge grávida, que acho que pode ter razão por rer sido uma polêmica, porque as sardas seriam da gravidez ou de adolescencia?
    Fora isso, adorei a Midge ter uma comemoração pelo 5oº aniversario.
    Bjos :*

  7. O post está super legal…… e sobre a Midge, eu já conhecia ela e sempre queria ter ela na coleção, talvez no próximo ano quem sabe….

  8. Olá Sam ou quem saber se o ken fashionista Ryan pode ser o filho mais velho da Midge? ou não tem nada a ver é só o nome que se repete?

    1. Katia, foi dito recentemente no site da Barbie DreamHouse (postado pela Sam) que o Ryan é irmão gemeo da Raquelle … e a Nikki bebezinha é loira, a miga substituta da Cristie é negra.

      Então acredito que seja somente coincidência mesmo.

      Li uma vez na wikipedia se não me engano que a criadora da Barbie adora colocar os nomes de parentes nos personagens da Barbie e Ken…rs

      Deve ser isso então..rs

  9. Katia, se o Ryan fosse filho da Midge a Raquel também seria, porque os dois são irmãos. Eu acho que a mãe deles devia ter cabelo preto também né? E a maioria das vezes ela aparece ruiva.

  10. Obrigada pela visita, Sam! Muito legal encontrar fãs da Sailor Moon e da Barbie ao mesmo tempo!! 🙂
    Na época eu via todos… Cavaleiros do Zodíaco, Shurato, Samurais Warriors… rsrsrsrs, Mas Saior Moon sempre foi o meu favorito! 🙂
    Beijinhos.
    LIzi 🙂

    1. Obrigada Fernando, Jhonny, Barbiera, Raphael, Lady Lolo, Lizi, Marta, Barbara, Giovanna, Lourdes, Katia, Fashion Doll e Mark pela visita! Lourdes, seria realmente interessante ver, em um giftset, as principais amigas em versões modernas. Ou a Midge grávida mais uma vez (pra polemizar um pouco novamente… rs).
      Beijo a todos e obrigada, André, por colaborar em mais um post pro MBD 🙂

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s