Outros colecionadores: Marta Mozo | Espanha

Leitora do blog, a jornalista Marta, da Espanha, apresenta um olhar diferente sobre Barbie em seu blog, o All 4 Barbie. Lá expõe histórias, apresentadas por meio de cenários, com temáticas variadas. Conheçam, portanto, um pouco da sua trajetória.

Foto: Marta | all4barbie.blogspot.com

“Para mim Barbie representa a perfeição, um mundo ideal”

Com 38 anos de idade, Marta Mozo tem mais de 100 bonecas em sua coleção. Ao contrário de muitos colecionadores, que mantêm suas Barbies na caixa, a jornalista retira todas da embalagem. “Há dois anos chegaram na Espanha as Basics e Fashionistas, e a coleção aumentou notavelmente. Para mim Barbie representa a perfeição, um mundo ideal”, diz.

Assim como é o caso de muitos de nós, Marta também coleciona para relembrar a infância. “Recorda minha infância, o mundo de glamour que Barbie representa, sempre com roupas, cabelos e acessórios perfeitos… Toda fantasia é permitida para ela. Há outras bonecas que estão na moda em outras temporadas, como são os casos da Nancy, Bratz, Monster High, mas Barbie é a única que permanece”, declara. Seu caso de amor com a boneca nasceu quando ganhou sua primeira, a Barbie SuperStar, aos sete anos de idade e, como também acontece com alguns colecionadores, foi esquecido por um tempo mas voltou anos depois.

Foto: Marta | all4barbie.blogspot.com
Foto: Marta | all4barbie.blogspot.com
Foto: Marta | all4barbie.blogspot.com

“Não tive muitas Barbies na infância, apenas um par delas e um Ken. Mas há uns doze anos, meu noivo – hoje meu marido – me surpreendeu com uma Barbie Piloto e um bilhete aéreo para viajarmos pela Costa Azul. Agora, já adulta, foi quando realmente comecei a colecionar Barbies. Redescobri as novas coleções da boneca. Agora já é um costume, quando faço aniversário, no Natal ou no Dia dos Namorados, os presentes tradicionais como roupas, sapatos ou bolsas sempre levarem como complemento alguma boneca Barbie”, conta.

Sua Barbie favorita é sempre a última que compra! “Não posso decidir por uma só porque cada uma delas têm algo especial. As Barbies que costumo comprar são as da linha playline, porque sempre trazem algum acessório interessante para meus dioramas”, revela. Mas Marta diz que têm algumas bonecas em sua lista de desejos, como é o caso da Scarlett O’Hara Doll On Peachtree Street — The Drapery Dress, entre outras. “Também gostaria de comprar a última coleção das Barbies Basics, com roupa de banho, mas no momento ainda não chegaram na Espanha.”

Foto: Marta | all4barbie.blogspot.com
Foto: Marta | all4barbie.blogspot.com
Foto: Marta | all4barbie.blogspot.com

Uma pergunta que sempre faço aos colecionadores entrevistados é se já cometeram alguma loucura pelo hobby. E, assim como os demais, Marta também tem um fato curioso para contar: “Minha única loucura foi viajar mais de 1.200 km para comprar a 2009 Holiday Barbie Doll, que vinha com um vestido rosa magnífico. Gosto tanto dela que está na foto de capa do início do blog.”

Com o hobby nasceu a ideia de criar um blog. “Tudo começou como um jogo e pouco a pouco me agradava compartilhá-lo com amigos e seguidores. Antes de criar os dioramas, fazia as cenas mas só as compartilhava com meus familiares. Visitando os blogs de outros colecionadores comecei a me animar e a criar meus próprios dioramas. Foi quando criei o blog em outubro de 2011”, explica.

Foto: Marta | all4barbie.blogspot.com
Foto: Marta | all4barbie.blogspot.com
Foto: Marta | all4barbie.blogspot.com

A família, inclusive, é parte importante para a construção e manutenção da coleção de Marta. E a jornalista faz um apelo à Mattel: “Às vezes peço opinião da minha família, mas cada uma das cenas reflete a minha maneira de entender o universo da Barbie. Gostaria que a Mattel melhorasse a distribuição das novidades, que chegam muito tarde na Espanha e em outros países menores. Ficaria feliz se a Mattel organizasse a primeira convenção de colecionadores de Barbie na Espanha, como fazem em outros países. Que possamos reunir os blogueiros e colecionadores em um encontro para trocar opiniões e reivindicar à Mattel que não descuide na qualidade das criações. Também ficaria feliz em conhecer um dos principais designers da Mattel, Robert Best, para trocar pontos de vista sobre seus desenhos e conhecer seus planos para o futuro.” Acredite, Marta, estes também são desejos compartilhados por muitos colecionadores brasileiros 🙂

E fica o convite: para quem quiser ver mais cenários criados por Marta, visite all4barbie.blogspot.com

Anúncios

12 comentários sobre “Outros colecionadores: Marta Mozo | Espanha

  1. Olá a partir de Espanha: Samira, obrigado por dedicar esta entrada no seu blog maravilhoso. Eu amei como estruturou a entrevista e seleção de fotos. Você fez um ótimo trabalho. Você pode dizer que você é uma jornalista. Espero que seus leitores gostem da entrada e como eu faço os dioramas. Obrigado novamente e mantenha contato

  2. Maravilhosa a entrevista; aliás, como todas que já li por aqui ;0)
    Quanto a colecionadora Marta e o fato dela nao encontrar novidades ou collectibles na Espanha, eu sugiro a ela dar uma olhada no El Corte Inglês, pois já comprei varias collectibles por lá; basta andar(e muito rs) pelas infinitas ruas do El Corte Inglês que ela irá encontrar com certeza. Outra dica tambêm é procurar por lojas e outros colecionadores na regiao onde ela mora. Eu moro na Alemanha e foi procurando no google que encontrei bem proximo a mim vaaaaaaaaarios colecionadores e foi atraves deles que descobri onde comprar as Barbies colecionaveis; pois em lojas de brinquedos comum, realmente fica dificil de achar. Por isso que sugiro a ela procurar outros colecionadores na regiao onde ela mora, pois com certeza ela irá encontrar lugares onde comprar as bonecas que ela tanto quer e irá ficar por dentro dos “Barbie encontros” e muito mais. Eu moro num vilarejo alemao minusculo e jamais poderia imaginar que morava tao perto de outra colecionadora e que por aqui neste finzinho de mundo pudesse acontecer encontros entre colecionadores. Se a Marta quiser, eu conheco um site maravilhoso que vende Barbies aqui na europa e que manda para a Espanha tambêm ;0)
    Abs a todos e mais uma vez meus parabéns pela ótima entrevista!

    1. Olá Bia, obrigado por seu conselho para comprar mais Barbies e acessórios. Onde encontro Barbies é geralmente no El Corte Inglês, mas não costumam trazer as coleções que eu vejo nos blogs americanos. Meu problema é que eu não costumo comprar nada online. Eu prefiro ir a lojas de brinquedos para ver e comprar as coleções. Nesse sentido eu sou muito tradicional. De qualquer forma muito obrigado por tudo e se você quiser, mantenha contato através do blog.

  3. Marta su colección me encanta, todas sus moñecas son muy bonitas y tambiém me gusto mucho su blog, besitos para usted y para Sam qué siempe haz un trabajo perfecto!

  4. Olá Louella, Katia, Barbiera, fashion doll e Barbieadiccion: obrigado a todos os leitores do Blog da Samira pela sua atenção para a entrevista. Vocês tem uma amiga na Espanha. Obrigado Samira

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s