Head Molds: Diva e Christie

Desta vez falaremos sobre duas amigas de Barbie que acabaram emprestando seus rostos para diversas bonecas da linha Collector e muitas outras da linha Playline.

Diva, de Barbie e os Roqueiros | Foto: kostis1667/Flickr

Começaremos com o molde Diva. Lançada em 1986 na série de bonecas baseada no filme Barbie and the Rockers (Barbie e os Roqueiros, no Brasil), Diva era o nome de uma das integrantes da banda da qual Barbie era vocalista. O rostinho com olhar simpático chamou a atenção e alguns anos depois estrearia na linha Collector.

Native American Barbie 1st Edition (1993): O molde Diva foi usado na série DOTW representando uma nativa da tribo Apache.

Foto: Divulgação Mattel

Native American Barbie (1996): Novamente na série DOTW representando outra nativa da América do Norte.

Foto: Divulgação Barbie Collector

Chinese Empress Barbie (1997): Desta vez o molde Diva foi utilizado para representar uma nobre oriental na série Great Eras.

Foto: kostis1667/Flickr

Native American 4th Edition (1998): Como estava mais do que provado que o molde Diva representava bem as americanas nativas, o molde volta em 1998 na quarta edição das bonecas.

Imagem: Divulgação Barbie Collector

Golden Qi-Pao Barbie (1998): Novamente o molde volta a representar uma chinesa, desta vez com uma boneca histórica que comemora o primeiro aniversário da data em que Hong Kong deixou de ser colônia britânica e foi novamente incorporada à China.

Imagem: Divulgação Barbie Collector

Speed Racer Barbie and Ken Giftset (2008): Representando a personagem Trixie interpretada por Christina Ricci no filme Speed Racer.

Imagem: Divulgação Barbie Collector

The Flintstones Barbie Giftset (2008): Desta vez o molde Diva foi usado para representar Betty, personagem de um dos desenhos animados mais conhecidos no mundo inteiro.

Imagem: Divulgação Barbie Collector

Model #09 – Collection 001 (2009): Na primeira coleção das famosas Barbie Basics o molde Diva representa uma loira platinada cheia de estilo.

Imagem: Divulgação Barbie Collector

Christie

O segundo molde de que falaremos hoje é o Christie lançado em 1988. Na verdade a personagem Christie existe desde 1968 porém foi só na coleção Island Fun, lançada nos anos 1980, que ela ganhou um rosto próprio. Este molde foi o primeiro lançado pela Mattel com características comuns às mulheres negras e por isso não demorou a ser utilizado em muitas versões afro-americanas da Barbie.

Island Fun Christie, de 1987 | Foto: cococlaus/Flickr

Nigerian Barbie (1990): Pela primeira vez uma africana é representada na série DOTW e, claro, usando o molde Christie.

Imagem: Divulgação Barbie Collector

Happy Holidays Barbie (1990): Na primeira versão afro da série Holiday também foi utilizado o molde.

Imagem: Divulgação Barbie Collector

Starlight Splendor Barbie (1991): Em um modelo super extravagante assinado por Bob Mackie esta Barbie abusa do uso de plumas e paetês!

Imagem: Divulgação Barbie Collector

Jamaican Barbie (1992): Em sua segunda aparição na série DOTW, o molde Christie representa agora uma habitante de um dos países mais conhecidos do Caribe.

Imagem: Divulgação Barbie Collector

Happy Holidays Barbie (1993): Nos anos que se seguiram as versões afro das Holidays continuaram fazendo sucesso utilizando o molde.

Imagem: Divulgação Barbie Collector

Army Barbie & Ken Deluxe Set (1993): Acompanhado por Ken, esta Barbie representa os soldados norte-americanos em uniformes camuflados típicos de combates em desertos.

Imagem: Divulgação Barbie Collector

Evening Extravaganza Barbie (1994): Usando um exótico vestido assinado pela estilista Kitty Black Perkins, a versão afro desta Barbie usou o molde Christie e roupa em cor diferente da versão caucasiana.

Foto: Jasmiina2/Flickr

Happy Holidays Barbie (1995): Para as festas de 1995 um vestido hiper extravagante utilizando cores e elementos que representam o tradicional pinheiro de Natal.

Imagem: Divulgação Barbie Collector

Happy Holidays Barbie (1996): Nesta versão, muito veludo, vinho e peles brancas para o inverno do hemisfério norte.

Imagem: Divulgação Barbie Collector

Happy Holidays Barbie (1997): Uma das versões mais conhecidas entre todas as Holidays já lançadas. Foi a primeira edição a disponibilizar as bonecas em três versões: Blonde, Brunette e Afro-American. A afro foi a única a utilizar o molde Christie.

Imagem: Divulgação Barbie Collector

Birthday Wishes Barbie (1999): Assinada pela designer Sharon Zuckerman, o molde aparece nesta Barbie com um lindo vestido rosa e branco.

Imagem: Divulgação Barbie Collector

Moroccan Barbie (1999): Novamente na série DOTW, agora representando um dos países mais exóticos e misteriosos do continente africano.

Imagem: Divulgação Barbie Collector

New York Yankees Barbie (1999): Representando um dos esportes mais populares dos Estados Unidos, esta Barbie veste o uniforme de um dos times mais importantes para os norte-americanos.

Imagem: Divulgação Barbie Collector

No começo dos anos 2000 outros moldes foram utilizados para representar as Barbies negras e o molde Christie aparentemente foi descontinuado da linha Collector. Apesar da personagem Christie continuar sendo lançada na linha Playline, seu head mold também foi substituído por outra versão mais atualizada.

Com colaboração de André Santiago.

Anúncios

16 comentários sobre “Head Molds: Diva e Christie

  1. Olá a partir de Espanha: Barbies tão bonitas. Muitos nem sabem. Meus favoritos são Speed ​​Racer Barbie e Ken Giftset (2008). Ken é grande e diferente de todos os moldes. Belas fotos. Manter contato

  2. Todas estão bem bonitinhas mais as mais bonitas são a Birthday Wishes Barbie(1999), New York Yankees Barbie(1999), Happy Holidays Barbie(1995), Model #09 – Collection 001 (2009), The Flintstones Barbie Giftset (2008) e a Speed Racer Barbie and Ken Giftset (2008) como a Marta disse.

  3. Eu adoro o mold Christie, as bonecas são bem bonitinhas, a diva também está bem bnitinha, principalmente a Barbie e Ken Speed Racer 2008!!

  4. Esse close-up da Diva – Barbie and the Rockers deixa bem evidente o quanto esse molde é bonito. Pena que só foi usado uma única vez na série Basics. Já o Christie não é dos meus favoritos: acho o Mbili muito melhor pra representar a beleza negra.

  5. Bem legais esses moldes, achei mais bonitas a The Flintstones Barbie Giftset, Speed Racer Barbie and Ken Giftset, Happy Holidays Barbie (1996) e Birthday Wishes Barbie (1999).

    1. Um dos moldes utilizados para a personagem Midge foi o Diva, porém Midge já usou diversos outros moldes.
      Os personagens do universo Barbie vão se alternando apesar de geralmente sempre existirem uma amiga negra, uma oriental e uma latina. Nunca ouvi falar em assassinatos, porém a Christie já deixou de ser lançada em várias coleções dando lugar a outras personagens negras como Asha, Shani, Nichelle, Nikki entre outras.

      1. Oi, André, é no sentido de extinguir uma amiga para dar lugar á outra. De certa forma, a Christie “morreu” porque ela não apresentava as características físicas das pessoas negras que geralmente têm como os lábios grossos e narinas mais largas. Então a Christie foi morta pq parou de ser fabricada pra dar lugar á Nikik, que também é conhecida como a Artsy, das primeiras fashionistas. O meu questionamento é: Não se pode matar uma amiga pra dar lugar á outra. Amigas são amigas ou não?

    2. O fato de alguns amigos e parentes da Barbie deixarem de ser lançados na linha playline não quer dizer que os mesmos estão “mortos” e esquecidos. Os mais importantes sempre são lembrados em edições collectors como aconteceu com Francie em 2011 em que foi homenageada com edições em silkstone e novamente será homenageada este ano. Estão previstos lançamentos de Midge em comemoração ao seu aniversário no ano que vem e a própria Christie já foi homenageada em 2007 com uma edição Platinum (Red, White ‘n Warm) e em 2009 com uma edição Gold Label (Pop Life) e provavelmente ainda serão lançadas várias outras versões já que ela tem a importância de ser a primeira amiga negra da Barbie a ser lançada.

  6. Samira,
    Ainda tenho dificuldade para identificar as barbies pelo modelo de rosto como vejo várias pessoas comentando aqui ( Diva, Tereza, Christie…)
    Quantos e quais são os modelos? Dá para você colocar todos os rostinhos juntos para que possamos diferencia-los nos detalhes, em um proximo post aqui?

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s