Parabéns Barbie!

Entra ano, sai ano e Barbie continua com tudo em cima. Hoje, quando completa 53 anos de existência, a boneca mais famosa do mundo colhe sucessos e muitos admiradores, espalhados no mundo inteiro. Com mais de cinco décadas, é claro que Barbie teria muita história pra contar. Vamos relembrar, então, alguns detalhes sobre ela, muitos dos quais já conhecidos pelos admiradores de plantão.

Imagem: Divulgação Mattel

Biografia

Barbara Millicent Roberts, ou apenas Barbie, “nasceu” em 9 de março de 1959. Filha de George e Margaret Roberts, ela seria natural de uma pequena cidade chamada Willows, em Wisconsin, Estados Unidos (segundo informações de romances publicados pela Random House na década de 1960, nos Estados Unidos. É claro que essa introdução é apenas uma história divertida. Os livros, naturalmente, eram histórias fictícias voltadas para o entretenimento de crianças e adolescentes).

Ruth Handler ladeada por vários exemplares de Barbie e Ken | Foto: inc.com

Na vida real, a boneca foi criada pelos empresários e então donos da Mattel Ruth Handler e o seu marido Elliot Handler. Admirando sua filha, Barbara – cujo nome foi reduzido e dado à boneca – que, além de brincar com bonecas em formato de bebê, também gostava de brincar com bonecas de papel, Ruth resolveu inventar uma que tivesse feições e corpo adulto. Em viagem a Europa em 1956, Ruth adquiriu diversos modelos de Lilli (a boneca alemã possivelmente foi a inspiração para a produção de Barbie) e criou uma versão diferenciada. Encomendada ao designer Jack Ryan em 1958Barbie fora apresentada na NY Toy Fair em março de 1959 e, a partir de setembro do mesmo ano, vendida ao público pela singela quantia de 3 dólares cada. Foram produzidos cerca de 350 mil exemplares de Barbie em seu primeiro ano de existência. Além disso, a boneca foi um dos primeiros brinquedos a terem uma estratégia de marketing voltada para a televisão, como foi o caso deste comercial veiculado no programa Mickey Mouse Club:

O lançamento da boneca causou um rebuliço à época, por conta do formato do corpo, especificamente dos seios e cintura, uma vez que acreditava-se que tais formas corporais poderiam influenciar negativamente as crianças. O problema, no entanto, foi contornado e Barbie continuou ganhando novos modelos e acessórios, amigos e até um amor! Em 1961 a Mattel lançou o namorado de Barbie, Ken Carson (cujo primeiro nome também foi inspirado em outro filho do casalKenneth Handler).

Em mais de cinquenta anos de existência, Barbie já foi alvo de muitas acusações, principalmente devido às suas formas corporais reduzidas (o que poderia estimular à perda de peso e distúrbios alimentares, como a anorexia e bulimia, levando a fabricante a fazer alterações no molde de corpo da boneca), além de outras polêmicas (a mais recente, que acompanhamos, devido às tatuagens da Tokidoki). De qualquer modo, apesar de tanta balbúrdia, a boneca continua sendo sinônimo de sucesso: estima-se que mais de 100 milhões de bonecas Barbie sejam vendidas anualmente.

Abaixo entrevista com Ruth Handler sobre a criação da boneca, entre outras curiosidades, e entrevistas com designers da Mattel (em inglês; para traduzir as legendas, clique em cc (em vermelho) / transcrever legenda / traduzir legenda e escolha o idioma; as traduções são medonhas, mas para quem não sabe inglês dá para ter uma ideia do que está sendo narrado):

E como a boneca é feita? Confira abaixo algumas fotos da produção de Barbie:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Barbie em números

  • Mais de 1 bilhão de trajes foram produzidos desde 1959 para Barbie e seus amigos;
  • Foram usados 105 milhões de metros de tecido para fazer todos os fashions usados pela boneca e amigos ao longo dessas cinco décadas, tornando a Mattel uma das maiores fabricantes de vestuário do mundo;
  • 27.450 dólares foi o preço mais alto pago por uma Barbie original  de 1959 em leilão;
  • A Barbie mais cara do mundo custou 302 mil 500 dólares. O valor foi doado para a Fundação de Pesquisa do Câncer de Mama. A boneca, uma OOAK, foi projetada pelo designer e joalheiro internacional Stefano Canturi e ostentava um colar com um lindo diamante rosa, ladeado por outros inúmeros diamantes;
Barbie by Stefano Canturi | Foto: Divulgação Mattel
  • Barbie já desempenhou mais de 125 profissões ao longo desses 53 anos;
  • São necessárias 100 pessoas, entre designers, costureiras, modelistas e estilistas para criar um único look da boneca (protótipo);
  • 90% das meninas com idade entre três e dez anos possuem pelo menos uma boneca Barbie;
  • Desde 2001 foram comprados mais de 100 milhões de DVDs com histórias protagonizadas por Barbie;
  • Cerca de 70 estilistas famosos já vestiram a boneca;
  • Barbie possui mais de mil modelos diferentes de sapato;
  • A boneca já teve mais de 50 animais, incluindo cães, cavalos, pôneis, gatos, um papagaio, um chimpanzé, panda, um leão, uma girafa e uma zebra;
  • Cerca de 50 designers trabalharam nos trajes apresentados durante o primeiro desfile de moda voltado para a boneca, na Mercedes-Benz Fashion Week, realizada em 2009, ano do cinquentenário de Barbie. Assista no vídeo abaixo:
  • Barbie já representou cerca de 50 nacionalidades diferentes;
  • Um filme da Barbie é visto, em média, 10 vezes;
  • Crianças com idade entre três e seis anos possuem, em média, 12 bonecas Barbie;
  • Foram usados cerca de 200 metros de veludo pink para transformar o quarto da “vida real” de Barbie na Malibu Dream House (uma das iniciativas em virtude dos 50 anos da boneca, em 2009. Veja mais no vídeo abaixo):
  • Foram usadas 30 perucas loiras para criar o lustre de cabelo em em sua Malibu Dream House;
  • Além disso, também foram usadas 65 reproduções da Barbie de 1959 para criar o espelho exposto na sala de sua Malibu Dream House.

Fontes consultadas: Inc, Design Boom, Wikipedia, Mattel e Collect Dolls.

Só nos resta desejar feliz aniversário e muitos anos de vida para Barbie! 🙂

Atenção: Se gostou desse conteúdo, não copie! Ao contrário: compartilhe a página e conceda os créditos de autoria ao blog. Assim você não estará cometendo plágio, tampouco desmerecendo o trabalho de pesquisa realizado.

Anúncios

22 comentários sobre “Parabéns Barbie!

  1. Olá a partir de Espanha: Parabéns a Barbie por seus 53 anos! Graças a seus seguidores passou momentos mágicos. Amo a redescoberta na minha vida adulta. Nós também a felicitamos, Samira, por esta entrada tão bem feita. Mantenha contato.

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s