Barbie: apenas uma mulher

Muito já foi dito sobre Barbie nessas mais de cinco décadas de existência. Linda, glamourosa, jovem, inquieta, consegue ser amada e odiada com a mesma intensidade. Já disseram que a boneca está à frente do seu tempo. Também já a acusaram de mau exemplo por exibir um corpo com medidas inatingíveis. Porém é apenas uma “mulher” como qualquer outra, com sonhos, medos, amores… Impossível negar o quanto Barbie inspirou pessoas de todas as idades a sonhar e descobrir que brincando elas podem ser o que quiserem.

1985 Day to Night Barbie Doll | Imagem: Divulgação Mattel

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher neste 8 de março vamos acompanhar um pouco da trajetória desta incrível boneca, que deixou de ser brinquedo para se tornar um ícone da cultura pop, objeto de desejo, diva aspiracional e principalmente símbolo da eterna celebração da mulher!

1959: Numa década em que as mulheres trabalhadoras sofriam muito preconceito e lutavam por jornadas de trabalho mais justas e salários iguais aos dos homens, Barbie surge com a primeira de sua longa lista de profissões: uma modelo adolescente.

Três versões da primeira Barbie, lançada em 1959 (a terceira, à direita, uma reprodução mais próxima da primeira Barbie) | Foto: superzoiberg/Flickr

1965:  Apesar do primeiro homem ter pisado em solo lunar pela primeira vez em 1969, Barbie já antecipava a chegada da mulher ao espaço!

Reprodução da Astronaut Barbie Doll, lançada originalmente em 1965 | Imagem: divulgação Mattel

1971: Antenada com o pensamento dos jovens de sua época e celebrando a paz e o amor para uma nova era, Barbie vem supercolorida e cheia de movimentos.

Live Action | Foto: Lauriko/Flickr

1980: Para quem tinha alguma dúvida de que Barbie veio para derrubar barreiras e romper com os preconceitos, pela primeira vez ela aparece negra e pronta para brilhar nas pistas de dança.

Foto: Lozio87_2_DollCollector/Flickr

1986: Acompanhando as mudanças na relação dos jovens com a música graças à presença da MTV, Barbie surge como vocalista de sua própria banda.

Foto: Sprstar76/Flickr

1991: Muito antes de qualquer mulher concorrer a presidência dos Estados Unidos, Barbie já anunciava sua candidatura!

Foto: japansee/eBay

2000: Novamente demonstrando o poder feminino, Barbie prova que pode ser tudo até uma deusa do Olimpo!

Goddess of Beauty | Foto: Silf0/Flickr

2002:  Sem deixar de lado os sonhos comuns a qualquer pessoa, Barbie mostra seu lado frágil e romântico através do sonho de um casamento feliz.

BFMC Maria Therese Barbie Doll | Foto: Silkyfever/Flickr

2009: Com uma vida tão intensa, ao completar 50 anos Barbie se dá ao luxo de contar um pouco de sua história através de sua própria roupa.

Generations of Dreams Barbie Doll | Foto: Samira | My Barbie Doll

2012: Apesar de ainda não termos visto tudo o que Barbie tem para nos mostrar durante o ano, pelo pouco que já vimos podemos ter certeza de muito luxo, requinte e beleza. E que a brincadeira jamais termine!

The Mermaid Barbie Doll | Foto: sues370/eBay

Com colaboração de André Santiago e Gilberto (meu maridão; viu como ele também participa do blog? ;)).

Anúncios

17 comentários sobre “Barbie: apenas uma mulher

  1. Ahhhh que homenagem linda!! amei mesmo!!! acho que a Barbie é um grande exemplo para essa meninada aí que um dia serão mulheres ou homens!
    Beijão amiga e um feliz dia da Mulher para você!
    Magda.

  2. Olá a partir de Espanha: Eu amo a Barbie executiva de trabalho de 1985, com as roupas cor de rosa. Para mim, a Barbie representa o mundo perfeito e ideal. Ela é perfeita em cada situação. Continuamos o contato de blog a blog

  3. As pessoas às vezes se espantam com o fato de eu ser feminista e gostar de Barbies, acreditando no mito criado de que as feministas são mulheres masculinizadas que odeiam ser mulheres. Pelo contrário, amo o gênero que a natureza me impôs, só acho que ele deveria ser mais respeitado e ter os mesmos direitos de escolha que os homens. Nesse ponto a Barbie é uma referência inquestionável, pq ela diz às meninas que elas podem ser o que elas quiserem, de donas-de-casa a presidentas da república, que ser mulher não te torna incapaz de executar nenhuma tarefa.
    Parabéns à Barbie por estar quebrando estereótipos há 5 décadas!
    E parabéns à Samira pelo post maravilhoso!
    Bjs

  4. Linda homenagem ao dia da mulher com a Barbie!ADOREI de verdade !!! BJS!!!TATI!!!!!!! E FELIZ DIA DA MULHER PARA TODAS AS MULHERES DO MUNDO!!!!!!!!!!!!!! ABRÇOS !!!!!!

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s