Aniversário MBD 2 anos: um pouco da minha coleção

Em dois anos de blog também vi minha coleção crescer e sempre que posso apresento um pouco dela por aqui. Ultimamente alguns colecionadores e leitores me perguntam: “Como você mantem a coleção?” ou “Onde você guarda suas bonecas?”. Para responder essa e outras perguntas, além de matar a curiosidade de alguns, apresento estes registros das minhas dolls e os locais onde estão armazenadas.

Silks expostas em minha cristaleira. Da esquerda para a direita: The Secretary, The Waitress (ao fundo), Betty Draper - Mad Men, The Interview (ao fundo), Market Day, Stolen Magic (ao fundo), Mila, Southern Belle (ao fundo) e The Siren. | Foto: Samira | My Barbie Doll

Atualmente minha coleção se encontra dividida de duas formas: parte exposta em uma cristaleira, que adquiri no final do ano passado, e parte em suas embalagens originais, em prateleiras de vidro.

Na cristaleira mantenho algumas que considero especiais, como as em corpo Silkstone, a Grace Kelly The Bride, a Pepper by Byron Lars (que é bem maior que uma Barbie comum, por conta do penteado, e só agora com um móvel adequado conseguir retirá-la da embalagem), a Generations of Dreams (em razão do cinquentenário da Barbie e também pela dimensão do vestido) as Graces To Catch a Thief e Rear Window, repro’s, entre outras. Também mantenho minha coleção das Damas de Época, da DeAgostini Editora, composta por bonequinhas de porcelana. Mas vocês podem me perguntar: “Por que tirar o espaço de Barbies para essas bonecas?”. Bem, quem tem bonecos nessa estatura – bem abaixo de uma Barbie comum – sabe como é difícil encontrar stands para elas. E como as acho bem delicadinhas (apesar da qualidade sofrível de alguns trajes), as mantenho presas em suas embalagens, porém sem a tampa, mas dentro da cristaleira, para que seja possível visualizar da melhor maneira os detalhes de seus vestidos. Como não são Barbies, nunca inseri imagens aqui no blog para não fugir o tema central Barbístico (mas se quiserem, um dia mostro melhor :)).

A cristaleira. Atualmente o móvel se encontra em meu quarto. Tem quatro prateleiras fixas, além de gavetas, onde guardo outros objetos. Pode não parecer, mas o móvel é grande: tem cerca de 1.90 de altura | Foto: Samira | My Barbie Doll
Uma das prateleiras, com algumas eleitas | Foto: Samira | My Barbie Doll

Mantê-las na cristaleira, fechada com vidro, tem sido uma maravilha por conta dos seguintes fatores: ficam fora da caixa, o que é muito bom para admirá-las, e também é mais fácil controlar problemas como poeira e mofo, além de ser mais fácil de limpar. O problema é o espaço, já que não adianta socar várias bonecas na cristaleira, uma vez que perderia toda a graça na exposição, assim como correr o risco de amassar trajes ou até danificá-los por ficarem em contato uns com os outros. Mas altero a ordem com certa frequência, alterando a posição das bonecas e estudando meios de colocar outras.

A maior parte da coleção está em suas embalagens de origem. Em 2010, retirei todas da caixa e deixei expostas nas próprias prateleiras de vidro onde se encontram atualmente. Mantive assim por quase um ano inteiro. Mas era muito cansativo ter que monitorar regularmente fatores como mofo e poeira. Desisti de mantê-las assim quando, em um inverno rigoroso, vi mofo no cabelo de uma das bonecas. Imaginem o susto que levei. Assim, recoloquei-as em suas embalagens e continuo monitorando poeira e mofo, porém é um pouco mais fácil controlar, haja vista que até o momento não tive mais surpresas desagradáveis. No entanto, é sempre bom monitorar. Aqui dou algumas dicas do que fazer para cuidar de uma coleção.

As três prateleiras de vidro, onde concentro grande parte das bonecas | Foto: Samira | My Barbie Doll
Foto: Samira | My Barbie Doll
Optei pelas prateleiras de vidro por serem mais fáceis de limpar | Foto: Samira | My Barbie Doll

Sempre busco, também, alterar a ordem das caixas, para poder admirar as bonecas que estão por trás das outras. Nas fotos vocês podem notar que mantenho três fileiras de caixas, uma na frente da outra, em cada prateleira. Desse modo consigo manter mais bonecas em pouco espaço, e ainda deixando-as organizadas. Como moro em um apartamento relativamente pequeno, fica difícil encontrar locais para expor as bonecas. Não curto deixá-las dentro do guarda-roupa, por exemplo, por temer mofo, além do quê é frustante imaginá-las isoladas.

Optei por colocar as prateleiras em meu quarto. Por ter outros móveis em minha sala, o visual ficaria para lá de poluído se as mantivesse lá. Porém meus amigos e familiares sabem que coleciono e alguns pedem para fazer um tour pelo quarto e olhar a coleção. Sempre perguntam por novidades também, o que de certo modo é bem interessante.

Dá para ter uma noção da "estratégia" que tomei a fim de dinamizar o espaço para as caixas. Mantenho três fileiras de cada por prateleira. Desse modo, dá para guardar mais bonecas | Foto: Samira | My Barbie Doll
Foto: Samira | My Barbie Doll
Diferente das demais apresentadas neste post, esta foto é antiga - é de agosto de 2011. Registrei em uma das limpezas que faço regularmente, quando tiro todas as caixas da prateleira para limpar o local, bem como cada embalagem, e verificar possíveis danos. A coleção já aumentou bastante desde então. E hoje seria impossível colocar todas as caixas assim, organizadinhas, sobre a cama (até porque algumas bonecas ali já estão fora da embalagem). | Foto: Samira | My Barbie Doll

Um de meus desejos é poder ter um cômodo exclusivo para minhas bonecas. Quero poder retirar todas da caixa e admirá-las. Com isso, também quero dar a chance para que outras pessoas as admirarem melhor também. Quem sabe Deus me permita realizar isso algum dia. Até lá, vou dinamizando o espaço que possuo e o organizando para continuar recebendo novas bonecas em minha coleção.

Gostaram? O que acharam? Clique aqui pra visualizar reviews de algumas bonecas da coleção. Caso tenham alguma pergunta, poderei tentar responder  no espaço de comentários. 🙂

Anúncios

38 comentários sobre “Aniversário MBD 2 anos: um pouco da minha coleção

    1. Oi Lourdes!
      Foi uma Silk, a The Interview. Mas constatei o mofo em um estágio inicial, então deu para retirá-lo. Não danificou o cabelo da boneca e nunca mais apareceu. Por isso é bom monitorar e limpar regularmente para evitar problemas mais sérios. Procuro limpar semanalmente. Mas, claro, isso depende do clima da cada região e do local de armazenamento das bonecas.

  1. Que linda a sua coleção *-*
    Com certeza, seria um sonho ver sua coleção de perto *————-*
    Amei a cristaleira, já tentei procurar em um monte de lojas aqui em Guarulhos e nunca vi uma :/
    Vou ter que optar por aquelas estantes com repartições mesmo, assim como a sua, mas sendo sem porta.
    E parabéns pela sua coleção, e com toda a certeza o seu sonho de ter um cômodo pra por suas dolls vai se concretizar, acredite!

    1. Oi Ronald!
      Além de ser difíceis de encontrar, são bem caras, né? É difícil encontrar uma por um preço mais em conta. Mas aqui em Floripa encontrei um “outlet” de móveis e a achei por um preço, digamos, acessível, comparando com outras cristaleiras.
      O problema é que mandar fazer também dói no bolso, mas procurando, sempre consegue se achar. Tente encontrar em lojas de móveis usados. Às vezes surge uma.
      Beijo!

  2. Oi Sami!!!
    Tudo bom?
    Nossa que organização excepcional pra mantelas limpas né?
    Também morro de dó de tirá-las das caixas por causa da grande circulação de poeira que passa aqui no meu apartamento, então sempre passo uma escova para retirar o pó , mas o que me irrita profundamente é de ver o stand ficando fosco 😦

    Como você organiza as caixas das dolls que foram retiradas ?

    1. Caixas de playline costumo me desfazer. Quando são simples, as jogo fora. Mas confesso que de Collector nunca joguei fora, estão guardadas em um compartimento de meu guarda-roupa, também devidamente organizadas.
      Só que, se um dia conseguir retirar todas da caixa, pretendo me desfazer de grande parte das embalagens, e guardar apenas as mais luxuosas, diferenciadas.Ter a caixa é bom para uma possível venda futura, mas como ainda não penso em me desfazer das bonecas, só guardo as embalagens das Collectors mesmo.
      Beijo!

  3. Sam, tô bobo como vc é organizada!!! Quando as minhas ficavam nas caixas nunca consegui deixa-las assim certinhas como as suas já que existem caixas de diversos tamanhos. Mas ficou ótimo! Sua cristaleira também é muito bonita, ainda quero comprar uma algum dia para expor meus bonecos de porcelana da Disney, mas como são pequenos acho que só se mandar fazer uma pois em loja acho difícil conseguir.

    1. Nas prateleiras tento organizar para que não fiquem sobrando para fora delas, entende? Mas é bem chato, porque dependendo da caixa, algumas são mais altas, ou mais largas… Haja observação! Rsrs Quando pedi para instalar as prateleiras, padronizei as duas primeiras de baixo, enquanto que a de cima ficou maior. Dai esta de cima guardo as caixas mais “altas” e vou distribuindo as demais nos espaços restantes.
      O bom de mandar fazer um móvel é que podemos adaptá-lo de acordo com nossas necessidades. Ruim é o preço. Mas quando isso é possível, vale super a pena!
      Beijo!

  4. Não sou tão ousado, deixo minhas dolls nas caixas, e assim, têm dolls que eu tenho desde 2008 e nunca tive problemas com mofo nem com poeira, mas é pq eu sou Super cuidadoso com isso, se as vezes aparece um grãozinho de poeira na doll lá vou eu com um cotonete resolver o problema HAHAHA #ProbleminhasDeVirginiano

    ps: Minha dica pra quem não têm uma cristaleira é manter as dolls em suas caixas, dentro de uma caixa maior (pode ser de papelão) com o fundo reforçado e SEMPRE manter no alto e bem longe da luz solar, umidade das paredes, vento e poeira. Você pode até colocar um potinho cheio de giz de quadro negro dentro da caixa, que serve pra absorver a umidade.

  5. Oi Sa,.
    Que lindas 1 Eu ganhei um quarto só meu e estou guardando minhas bonecas em uma estante de madeira.O que me deixa triste é que minha casa e grande e cheia de “baguios”,então fica difícil colocar outras prateleiras,já que esta já está entupida.Eu ainda não tenho nenhuma BC,então ainda tenho um pouco menos de cuidado com elas.Mas,eu limpo as prateleiras a cada semana e todo mês tiro-as das caixas para limpar.Suas bonecas são lindas e super bem cuidadas.Ah,esqueci de falar,eu também tenho essas bonequinhas de porcelana.Eu tenho uma de vestido vermelho com preto e uma de vestido verde seco,que vem segurando uma coisa pra esquentar as mãos,sabe qual ?Parabéns pelo blog,feliz aniversário.
    Beijos,Dhara

  6. Parabéns Sam!!! Também coloco as minhas pequenas em uma cristaleira de duas portas – a minha não tem gavetas, mas as prateleiras são reguláveis – fácil de achar na TokStok!!! Pra caprichar um pouquinho mais medi e cortei espelhos para o fundo das prateleiras, fica super bacana!!! A parte ruim é que a minha cristaleira maior é escura (porque peguei na promoção e era aquela mesmo – risos) e as minhas bonecas estão sim todas socadas nas duas prateleiras superiores – isso porque minha pequena andou se aventurando nas prateleiras mais baixas e mantê-las onde estão hoje é mais uma questão de sobrevivência da coleção do que falta de cuidado!!! Imagina chegar e pegar a Mona Lisa no melhor estilo Buzz Light Year do Toy Story 1 tomando chá com a Dona Marocas…..!!! Bjos!

    1. Rsrsrsrs, sei como é Nina! Hoje meu filho até pede para ver as que estão na cristaleira, mas sabe que não pode mexer sozinho (vai fazer quatro anos, está numa idade mais fácil pra conversar). Nunca aconteceu nenhuma aventura por parte dele, ainda bem pra mim! Rsrs mas todo cuidado é pouco mesmo!
      Beijão

  7. Amei sua coleção, seus cuidados com as bonecas. Obrigada por compartilhar conosco suas ideias e sugestões. Será que outros colecionadores podem fazer o mesmo? Quando me organizar também compartilho. Bj

    1. Olá Iraneide!
      Os demais colecionadores já têm um espaço aqui no MBD, onde apresento a coleção de alguns. Neste espaço, além de apresentar a coleção pessoal, os colecionadores também dão suas dicas de organização, entre outras curiosidades. Clique aqui para conferir a coleção dos entrevistados até o momento.
      Bj

  8. Uuuuaaauuuu que coleção ein? Amei a cristaleira desde a primeira vez que a vi, Fica tudo tão bem organizado e belo com aquele toque de elegancia já que as Barbies que estão dentro são bonecas de valor para os colecionadores.
    Beijos,
    Magda.

  9. UAAAU! Muito lindas! Você, Sam, tem realmente muito bom gosto!!! Suas dolls são maravilhosas! Você verifica todas as caixas por semana? Ai, eu sinceramente não sei o que fazer com as minhas dolls nas caixas, pois entra pó! Não deveria acumular pó nas caixas, né! Bjs.
    P.S. Parabéns pelos dois anos de site!!!!!!

    1. Obrigada, Bruna!
      Sobre sua pergunta, as dolls na caixa atualmente verifico uma vez por semana. Mais tardar quinzenalmente. Isso porque pelo menos aqui no meu apê não estou tendo muito problema com poeira ou mofo. Agora no verão o mofo é mais fácil de controlar do que no inverno, quando o tempo fica muito úmido. Mas inverno ou verão, não dá para descuidar. É claro, sempre observando as características climáticas de cada região.
      Como entra pó nas caixas? Você as fecha ou ficam entreabertas? Com as bonecas que já abri e recoloquei na caixa, costumo colocar fita crepe na embalagem para vedar. O bom da fita crepe é que, retirando com cuidado, não danifica a caixa, diferente de outras fitas adesivas.
      Beijão e obrigada pelo carinho! 🙂

  10. Que linda coleção , Sam!!
    A minha tb ja ñ é mais a mesma, desde que participei aqui no post , sobre colecionadores, lembra??
    e hj tb tive que comprar móveis e prateleiras p/ aconchegar a familia q cresceu bastante tb…graças a muitos vendedores MARAVILHOSOS do orkut e do Ebay!!
    PARABENS, BABEI AQUI, NAS TUAS DOLLS….
    bjssss
    Rúbia

    1. Obrigada Rúbia!
      Claro que lembro, foi você que inaugurou a categoria Outros Colecionadores aqui! 😉 Agradeço por ter me ajudado!
      E ainda bem que podemos ter o privilégio de ver a coleção crescendo, né? É muito bom poder adquirir novos itens, sem dúvida!
      Beijão!

  11. Pois é, o espaço para guardar as bonecas é realmente um problema, no meu caso, como não coleciono apenas Barbies, mas também seus acessórios, além de ter todas as minhas mobílias de infância junto, o espaço é ainda mais crítico. Moro numa casa de dois quartos e um deles é a “cidade” das minhas Barbies. São três estantes só para as casinhas montadas. Mas quando comecei a comprar as colecionáveis é que surgiu o problema… tenho duas prateleiras cheias e não tenho coragem de tirar as bonecas das caixas por não ter um bom local para deixá-las expostas (a minha mãe é que tem uma bela cristaleira, como aparece numa das fotos do blog).
    Vou ter que para de comprar bonecas um tempo para poder juntar dinheiro e comprar um móvel decente para poder, finalmente, apreciar as beldades como merecem!!!
    Beijinhos! 🙂

  12. Sam, adorei o post! Eu tb mantenho minhas dolls em prateleiras de vidro no meu quarto. Estava com saudades de visitar seu blog, mas o Enzo nasceu dia 26 de Janeiro, então, vc imagina a correria que estou, neh! Entre uma mamada e outra, consegui fazer uma visita. Vou mandar no seu e-mail uma foto do meu Príncipe! Beijão da Lu.

    1. Oi Lu! Quanto tempo, moça!
      Mas é por uma boníssima causa. Vi seu nenem. Que riqueza de Deus! Lindo, uma fofura!
      Aproveita que essa fase passa rápidoooooooooo…. Rsrsrsrs Morro de saudade. Um dia, quem sabe, dou um irmão ou irmã pro meu filhote. Mas por enquanto, vou curti-lo.
      Beijão e saúde para o baby. Felicidades à família!

    1. Oi Aluízio!
      Atualmente as playlines estão em suas respectivas caixas. Como tem esse problema delas não terem stand – e de ainda não ter aqui em casa armários suficientes para guardar todas – priorizei as bonecas mais caras para ficarem dentro da cristaleira. As demais ainda estão nas embalagens (tenho muita vontade de tirar todas, mas quando isso acontecer, irei comprar stands avulsos com terceiros, por meio do ML ou mesmo do eBay).
      Bj

  13. Oi Sami, tudo bom?
    Queria saber o nome da Barbie na segunda foto, a Barbie à esquerda, de cabelos rosas e vestido verde, achei ela super linda, me lembrou a Katy Perry. =D
    O assunto dos stands dito ácima, assim como você, também mantenho minhas Playlines dentro de suas caixas por conta de poeira, poderia me falar como é os stands vendidos no e-bay?
    Obrigado desde já.
    Beijos

    1. Oi Junior!
      Não vi a foto (estou te respondendo do cel), mas pela sua descrição acredito que a boneca em questão seja a Tarina Tarantino. Realmente é bem linda!
      Sobre os stands, tanto no eBay quanto no Mercado Livre são vendidos individualmente ou em pacotes. Podem ser encontrados em versões de madeira, ferro/alumínio ou plástico (este último émais comum). Pode ser comprado pelo eBay como uma compra normal (valor do produto + valor do frete e, caso haja, deve-se somar, ainda, o valor do tributo a ser pago para a Alfandega/Receita.
      Bj

  14. Oi Sami!
    A Barbie é a Tarina Tarantino mesmo, super linda.
    Sobre os stands, acho que vou comprar os mais comuns de plástico, queria um que fosse transparente pra sumir no vidro, só de pensar em vê-las em pé’zinhas, ehehe.
    Beijos, fique com Deus.

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s