Outros colecionadores: Mieke Linden | Maceió/AL

Leitor do MBD, o designer Mieke Linden demonstra sua paixão por Barbies e Kens por meio da fotografia. É cada registro bacana que dá gosto de ver! Aprecie você também a história e o trabalho dele:

Basic 002 #5 | Foto: Mieke Linden | cortesia para My Barbie Doll

Para Mieke, lugar de boneca é fora da caixa. Mas tem uma razão para tanto. “Em primeiro lugar, me considero um colecionador atípico. Não penso nas Barbies como bibelôs intocáveis, presas eternamente em caixas de plástico. Sinto a necessidade de dar vida a elas, dar meu toque pessoal, deixar que minha arte se manifeste através delas”, diz.

Basic 002 #3 | Foto: Mieke Linden | cortesia para My Barbie Doll
Barbie Star Trek Lt. Uhura | Foto: Mieke Linden | cortesia para My Barbie Doll
Barbie DOTW Amazonia | Foto: Mieke Linden | cortesia para My Barbie Doll

Com 25 anos de idade e amante de moda e fotografia, o colecionador resolveu ir além com o hobby e mostrar seu talento com as bonecas: “Em 2010 resolvi comprar uma Summer, daquelas bem baratinhas e de corpo rígido, e comecei a fotografá-la e criar roupas com os materiais que tinha em mãos – de pedaços de tecidos a balões de festa. Pouco tempo depois já estava comprando minhas primeiras bonecas colecionáveis: a DOTW Scotland e a Amazônia. Não sabia nada sobre face molds ou tipos de corpos, mas me apaixonei imediatamente pelas formas do corpo Model Muse da Barbie Amazônia.”

O designer tem um foco bem definido em sua coleção:  bonecas com corpo MM pois, segundo ele, são ótimos para moldar roupas: “Às vezes até compro uma ou outra com corpo Belly Button ou Twist’N Turn, mas sempre dou um jeito de trocá-lo por um Model Muse. Tenho também alguns corpos pivotais (Pop Life), para contar com poses melhores em algumas fotografias.” Sobre a questão do foco, ele também argumenta a respeito. “Colecionar Barbies é um hobby muito prazeroso, mas é preciso ter cuidado. Infelizmente as Barbies colecionáveis são muito caras no Brasil, por isso é importante bater sempre naquela tecla do “tem que ter foco”. Senão vai acabar estourando cartões de crédito, se endividando e transformando o prazer em um grande transtorno”, opina.

Barbie 007 Dr. No - Ursula Andress as Honey Ryder | Foto: Mieke Linden | cortesia para My Barbie Doll
Barbie as Barbra Streisand | Foto: Mieke Linden | cortesia para My Barbie Doll
Barbies DOTW Japan e Versus Versace | Foto: Mieke Linden | cortesia para My Barbie Doll

Mieke também busca moldes de rosto diferenciados para compor sua coleção. “Com o tempo fui me aprofundando mais sobre os diversos tipos de face mold. O que me chama a atenção numa doll geralmente é o rosto e o cabelo, mas já comprei bonecas apenas por causa das roupas ou sapatos. Tenho pelo menos uma representante para cada face mold já lançado em corpo MM, e adoro essa diversidade. Mas ainda me faltam uma Cher e uma Alice (Alice in Wonderland ou Little Red Riding Hood). Minhas preferidas são a Barbra Streisand e a Marisa Pretty Young Thing – da coleção Model of the Moment – que tem um rosto incrível e muito realista”, revela.

Assim como muitos colecionadores, Mieke também tem itens em sua lista de desejos e declara que curte especialmente as Barbies negras: “Algumas dolls que constam na minha wishlist são a Dolly Forever Louboutin, com suas magníficas botas com franjas, a recente Pink in Pantone e a Hard Rock Cafe negra (lançada em 2007). A propósito, tenho um fascínio especial por Barbies negras! A Basics 001 #4 é, na minha opinião, uma das Barbies mais bonitas já lançadas!”.

Da esquerda para a direita: Top Model Summer Hair Wear, Dallas Cowboys (latina), Pop Life Barbie e Fashionista Artsy Wave 1 | Foto: Mieke Linden | cortesia para My Barbie Doll
Da esquerda para a direita: Pop Life Christie, Lt. Uhura, Top Model Nikki, 007 Die Another Day (Halle Berry), Basics 001 #4 e Basics Red #8 | Foto: Mieke Linden | cortesia para My Barbie Doll
Barbie Top Model Nikki | Foto: Mieke Linden | cortesia para My Barbie Doll

Mas Mieke confessa que também possui outras bonecas além das produzidas pela Mattel, assim como outras dolls feitas pela mesma fabricante e itens da linha playline. “Atualmente tenho cerca de 50 bonecas – são minhas modelos, minhas musas inspiradoras. A grande maioria é Barbie Collector, à exceção de uma Dynamite Girl híbrida ­– em corpo Model Muse, e que se mistura muito bem às Barbies – e de algumas Monster High e Fashionistas.” E explica o que faz para cuidar das bonecas: “A primeira coisa que faço com elas é removê-las das caixas (o que pode ser considerado uma heresia para alguns colecionadores) e lavar o grude do cabelo. Também não costumo guardar as caixas (exceto as que são mais luxuosas, como as de algumas repro ou Gold Label). Infelizmente ainda não tenho um espaço próprio para a minha coleção, mas guardo todas com muito cuidado, dentro de um grande baú, e sem roupas ou acessórios, para evitar manchas.”

O colecionador também dá seu ponto de vista sobre o fato de ser homem e colecionar bonecas. E faz uma revelação: “Ser homem, adulto e colecionador de bonecas não é uma coisa vista como normal para uma sociedade como a brasileira. Hoje tenho mais Barbies do que minha irmã teve durante toda a infância (risos), o que pareceria coisa de gente louca, para a minha mãe, por exemplo. Por isso meu hobby é praticamente secreto (e virtual). Algumas poucas pessoas próximas têm conhecimento, e acham bacana e surpreendente. Vivem perguntando e incentivando. Não me envergonho disso, mas também não conto aos quatro ventos, até porque sempre fui uma pessoa reservada.”

Dynamite Girl Rufus Blue Electropop | Foto: Mieke Linden | cortesia para My Barbie Doll
Barbie as Joan Jett - Ladies Of The ‘80s Collection | Foto: Mieke Linden | cortesia para My Barbie Doll
Basics 1.5 #13 e 002 #14 | Foto: Mieke Linden | cortesia para My Barbie Doll
Barbies 007 Dr. No e Grace Kelly - To Catch a Thief | Foto: Mieke Linden | cortesia para My Barbie Doll
Basics Red #8, Flashdance, Harley Davidson Ken, Dynamite Gir Rufus Blue Electropop e Basics 002 #3 | Foto: Mieke Linden | cortesia para My Barbie Doll

Atualmente o designer expõe as fotos, frutos de seu trabalho, em perfis no Flickr. “Comecei a mostrar meu trabalho e interagir com outros colecionadores via Fotolog, quando eu nem imaginava que existia uma legião de aficionados por fotografar bonecas. Mas atualmente minha maior vitrine é o Flickr (links a seguir: /miekelinden e /lindendeux). É ótimo apreciar o trabalho de outros colecionadores e ter feedback sobre minhas qualidades de fotógrafo amador e estilista (risos). Minhas habilidades com costura ainda são incipientes, mas minha imaginação vai além. Já criei vestidos, maiôs e biquínis usando apenas balões de festa, fita isolante, papel ou vedante! São roupas não-duráveis, mas funcionam muito bem em fotografias, e eu me divirto muito criando pequenos editoriais. Colecionar Barbies acabou sendo um incentivo pra estudar moda! Um dia, quem sabe, eu crie uma coleção de verdade…”.Quem sabe, Mieke? Talento vimos que tem de sobra! 🙂

E você, curtiu o trabalho de Mieke? Deixe sua opinião!

Anúncios

27 comentários sobre “Outros colecionadores: Mieke Linden | Maceió/AL

    1. Oi Martinha! Como eu não tenho treino ou estudo em moda, eu improviso bastante, e o látex (balões de festa) é um dos materiais mais bacanas pra experimentar. Eu basicamente recorto tiras e vou drapeando direto no corpo da boneca. Também costumo molhar antes de aplicar (nesse caso ele fica mais rígido quando seca). É basicamente tesoura e amarração. Compro os de tamanho 7 ou 7,5. Além da variedade de cores, você também pode encontrar dourados e prateados. E eu tomo o cuidado de limpar o corpo da boneca com um pano úmido depois de retirar os látex (por causa daquele pó branco que fica acumulado dentro dos balões).

      Abração!

  1. Parabéns Mieke suas coleção está maravilhosa as barbies são lindas e as fotos e as roupas estão maravilhosas, a barbie mais que eu gostei foi a Grace Kelly e aas Joan Jett.

  2. Samira, que matéria mais linda!
    Digo isso, como graaande admiradora do seu blog, leitora assídua e colecionadora. e parabéns ao entrevistado também! Um show de fotografia e moda!
    eu pessoalmente também adoro tirar minhas dolls das caixas, apesar de ultimamente não ter tido coragem… Com o preço q pagamos pelas colecionáveis aqui a vontade ė que durem para sempre… Então compro minhas fashionistas pra me divertir!
    Aguardo o próximo post.
    Beijos

  3. Fantático o trabalho dele!! As fotos maravilhosas, como as bonecas ficaram mais bonitas ainda! Parabens pela colecao, pelo trabalho e parabens Sam, mais uma vez pelo blog!!! Abç!

  4. oi samira. meu nome é luciano. e moro no rio de janeiro. acompanho seu blog a alguns meses. está de parabens. me identifiquei com a coleção do mieke, e também coleciono. estou com 32 anos, e ainda moro com meus pais. só minha mãe e minha irmã conhecem minhas dolls. meu pai nunca aceitaria minha coleção. uma pena vivermos nessa sociedade machista e preconceituosa. eu guardo/escondo, minhas barbies no guarda-roupa, em caixas de arquivo morto, daquelas de escritório.assim como o mieke, também gosto de tirar as barbies das caixas, pentear os cabelos, e apreciar a beleza. gostei muito da joan jettt, com roupa hard rock. compro minhas barbies no mercado livre. tenho várias fashionistas, apenas 3 silkstones, e várias collector. meu sonho é ter meu espaço para organizar as dolls, sem medo do julgamento de terceiros. afinal, não vejo mal algum em gostar da beleza, alegria, brilho, doçura. novamente parabéns pelo blog. abraço a todos .

    1. Olá Luciano!
      Que história! É triste saber que nosso hobby é incompreendido, que o que fazemos não é, digamos, aceito, ainda mais por pessoas queridas, que deveriam estar ao nosso lado incondicionalmente. Mas infelizmente acho que ainda demorará muito tempo para a sociedade deixar de seguir e aceitar normalmente normas por vezes preconceituosas, discriminatórias, machistas… Enfim, por que não respeitar o outro como é? Aceitar seus gostos, suas preferências? É engraçado porque, tanto com homem quanto com mulher adultos, se dizemos que colecionamos bonecas e bonecos sempre tem um que olhe torto. E o preconceito é ainda maior com os homens.
      Mas… há quantos anos vemos isso acontecendo – de preconceitos, intolerância, discriminação – e pouca coisa muda, não é verdade? E quando muda, ainda permanece algum tipo de resistência por parte da sociedade. De qualquer modo, ainda bem que temos espaços como este blog e tantos outros blogs e sites, por meio dos quais compartilhamos histórias de vida semelhantes e podemos ter a chance de fazer amizades com gostos em comum, onde certamente seremos mais bem aceitos do que na vida em geral.
      Agradeço por seu depoimento e também por acompanhar o blog. Volte sempre que quiser 🙂
      Bj

  5. Que linda as dolls!
    E Sam, quando você vai fazer um post para nos mostrar a sua coleção? aonde fica e tudo mais? morro de curiosidade *-*
    E parabéns pelo blog, acompanho todos os dias e é a minha página inicial!

  6. Curti demais sua coleção Mieke.
    Acho que meninos, homens que curtem colecionar, fotografar e/ou até mesmo brincar com bonecas hoje em dia, são pessoas anormais, como minha mãe disse pra mim.
    É uma coisa que eu gosto desde criança, sempre brinquei com minhas primas, irmas, amigas, e cuidava bem mais que todas. kkkkkk que por sinal é estranho. Isso vem de cada um.
    Acho interessante pensar que não sou o único que tem isso.
    Que por sinal minha coleção de 10 bonecas esta por um final. Minha mãe descobriu que eu tenho isso. Ou seja ou vendo ou ela põe fogo em tudo, ela não acha normal isso para um menino/homem.
    Tenho mais de 1000 reais em bonecas. E estou muito chateado com a forma que a sociedade cria as pessoas hoje em dia.
    Enfim. sempre será assim se não houver uma mudança. Enfimm até acontecer algo, creio que ja terei perdido minhas coleçoes.
    Mas muito legal a sua…
    Parabens.
    E parabens à Sami que sempre tras novidades e pessoas. 🙂

    1. Oi Gui!
      Puxa, eu só posso te pedir que não desanime! Como o pessoal sugeriu, encontre uma “família adotiva” pras suas bonecas. Um dia, quando você já não estiver sob as asas dos pais, você retoma sua coleção.

      Super abraço!

  7. Gui e outros meninos – mostrem que mais gente coleciona! Ou se não coleciona, morre de vontade de colecionar e de medo e/ou vergonha de começar!!! Que isso não é só coisa de criança!!! Eu sou casada, mãe de 3 filhos, tenho 35 anos, e comecei a colecionar tem pouco tempo!!! Aliás, tem pouco tempo pq eu nem sabia que as bonecas dos meus sonhos existiam….. Muita gente que fica sabendo que tenho a coleção dá risada, faz galhofa!!! Até que veem as bonecas e dizem que queriam ter também! Fico super triste ao saber que por puro pré conceito, super talentos como o do Mieke podem ser tolhidos… (olha que fotos lindas e super profissionais esse menino tira!!!) Tá conosco fazer diferente e acabar com esses conceitos velhos de gente machista que homem não tem que gostar de coisa bonita!!! Por que homem só pode gostar de futebol? Ter umas bonecas de coleção em casa não pode mas brigar na rua por conta de time de futebol pode? tem uma coisa errada aí, viu?! Apoio total à coleção de todos!!! E Gui, em último caso, pede pra alguém guardar sua coleção até as coisas amansarem…nossa doeu o coração ver seu post…desculpem o desabafo, mas tinha que escrever… (ê Sam, fico dias sem aparecer e quando venho, crio polêmica – kkkkkk) bjos!!!

  8. Identifiquei-me muito com esse post, vejo quem muitos homens ainda tem dificuldade de expor suas coleções, eu não sou diferente – como o Gui , luciano e Mieke – só divulgo para quem eu tenho plena certeza de quem vai aceitar (infelizmente poucas pessoas), também não sou um colecionador muito comum, tiro todas da caixa, e as uso para fotográfica, não sou profissional mas tenho minha manhas (super iniciante).
    Eu guardo todas dentro do armário, como se estivessem em uma casa (já foram 4 partes do meu armário, total 30 dolls), o armário é meu mas a minha família sabe do meu hobby, ainda estão com o pé atrás mas não vão interferir negativamente nisso.

    Gui:
    Não precisa se desfazer de sua coleção – peça para um amigo para guardar ou encontre outro colecionador que possa adotar suas dolls, pelo menos até a poeira abaixar ai na sua casa.
    Eu acho que qualquer um aqui no blog e ajudaria, se você morar na capital de SP, ficarei feliz em ajudar
    Acompanho o blog já faz muito tempo, mas esse é mui primeiro comentário, Samira você faz um ótimo trabalho com esse blog, boa sorte com ele.

  9. adorei e lindo a barbie estar mais sensual adorei as bonecas beijos lindas parabens um encanto de beleza .o vestido vermelho fico muito sensual,a barbie sem braços e pernas so vestida com uma fita ficou lindo ,e as quatro barbies gostei mais da ruiva beijos

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s