Este filme foi bem diferente dos anteriores já que, além de ser o primeiro musical, foi baseado em um livro de 1881 chamado O Príncipe e o Mendigo do escritor Mark Twain, considerado o “pai da literatura americana”.
As principais dúvidas sobre esta produção seriam se o público infantil aceitaria um filme totalmente musical e se Barbie se sairia bem em um papel duplo como uma princesa e uma moça humilde. O filme obteve o sucesso esperado e gerou uma linda série de bonecos.

Atenção! Os trechos abaixo contêm spoilers (revelações sobre o enredo do filme).
A história
Em um reino distante nasceram duas meninas idênticas: uma era princesa e recebeu o nome de Anneliese e a outra uma garota da aldeia chamada Erika. As meninas cresceram e continuaram tendo a mesma aparência, exceto os cabelos pois os de Erika eram escuros e os de Anneliese claros. Outra diferença era que a princesa tinha uma marca de nascença no ombro. A vida de ambas as jovens era muito diferente e aparentemente elas nunca se conheceriam, uma vez que Anneliese não tinha autorização para sair do castelo e Erika era obrigada a trabalhar no ateliê da maldosa Madame Carp, para pagar dívidas que seus pais foram obrigados a fazer para cuidar dela, já que eram muito pobres.

Apesar da aparente riqueza do reino de Anneliese, as coisas não estavam tão bem assim, já que a maior fonte de riqueza era a mina de ouro e o conselheiro de confiança da rainha, chamado Preminger, vinha desviando parte do ouro extraído há muito tempo. Enquanto ele ficava cada vez mais rico, o reino entrava em decadência.

Pensando no que seria melhor para o reino, a rainha decidiu que Anneliese iria se casar com Dominick, soberano do rico reino vizinho. Apesar de a princesa ser apaixonada por Julian – seu professor particular -, ela obedece a ordem de sua mãe e aceita conhecer o rei. Triste, pede que Julian a leve para fora do castelo, já que ela nunca havia andado na rua como as outras pessoas. Chegando à vila, Anneliese se surpreende com uma linda música e ao se aproximar da cantora descobre que a moça é muito parecida com ela, exceto os cabelos. Anneliese e Erika imediatamente tornam-se amigas e a princesa promete que a levará ao palácio para cantar em uma das festas. Erika fica muito animada com a possibilidade de poder ganhar dinheiro no palácio e pagar sua dívida com Madame Carp, por viver quase como uma prisioneira. As duas se despedem mas prometem que se verão em breve. Porém Preminger, acima de qualquer coisa quer ser rei, e para evitar que Anneliese conheça Dominick, sequestra a moça! Desconfiado de que o desaparecimento de Anneliese foi uma armação do conselheiro, Julian pede que Erika use uma peruca e finja ser a princesa durante o primeiro encontro com Dominick, enquanto ele tenta descobrir o paradeiro da verdadeira princesa.

Anneliese consegue fugir, mas ao tentar entrar no castelo o guarda não a deixa entrar, pois sabe que a princesa (na verdade Erika disfarçada) está no salão real junto da rainha e de Dominick. Anneliese então vai para a aldeia procurar Erika, já que é a única pessoa que conhece fora do castelo. Ao chegar perto do ateliê, Madame Carp acredita que seja Erika e a obriga trabalhar junto das outras costureiras. Presa novamente, a princesa prende um bilhete com sua localização na coleira de sua gata Serafina que volta ao palácio. No entanto, o primeiro a achar a gata foi o vilão Preminger, que descobre nesse instante que quem conversa com o rei é uma impostora. Sabendo onde encontrar a verdadeira princesa, o conselheiro vai para a aldeia com a intenção de prendê-la novamente mas é seguido por Julian. Preminger novamente tem Anneliese como prisioneira, e Julian também foi pego pelos capangas do conselheiro que resolve prendê-los na mina de ouro abandonada. O maior problema é que a mina será inundada!

Preminger volta ao castelo e conta para a rainha que a moça que conversa com o rei é uma farsante e que é ela a responsável pela morte da princesa. Sem acreditar, a rainha pede que Erika mostre a marca no ombro e prove que não está mentindo, mas como não existe a marca os guardas a levam para o calabouço. O plano de Preminger, porém, ainda não está completo, pois ele conta para a rainha que durante anos fez investimentos e que está muito rico, e basta a rainha se casar com ele para salvar o reino. Sem opção, a rainha aceita o pedido de casamento.

Enquanto Anneliese e Julian estão presos na mina, que aos poucos está inundando, a princesa descobre que algumas pedras que sempre foram ignoradas por não ter valor na verdade escondem por dentro valiosos cristais. Wolfie, o gato de Erika, está a procura de Serafina por quem se apaixonou no primeiro encontro na aldeia. Seguindo seu cheiro, descobre que ela está presa na mina junto com sua dona e mostra uma saída no alto por onde todos poderão sair.

Enquanto isso Preminger e a rainha estão prontos para se casar, mas são interrompidos por Anneliese e Julian que ordenam que o conselheiro e seus dois ajudantes sejam presos. O rei Dominick consegue resgatar Erika da prisão e mesmo sendo ela uma plebeia, pretende pedi-la em casamento.


Anneliese conta para a mãe sobre os cristais descobertos na mina e a rainha ordena a extração dos mesmos que com sua venda, trarão de volta a riqueza do reino. Madame Carp precisou fechar seu ateliê pois Anneliese, sabendo de sua maldade, suspendeu os pedidos de vestidos que eram feitos para o castelo, levando-a a falência. Julian e Anneliese tiveram permissão da rainha para namorarem e Erika não aceitou o pedido de casamento do rei pois queria dedicar-se a carreira de cantora. Mesmo assim Dominick lhe deu um anel e prometeu esperá-la o tempo que fosse preciso.


Anos se passaram e Erika, já uma cantora famosa, sente a falta do rei e vai até o seu reino para dizer-lhe que aceita ser sua rainha. A amiga Anneliese também planeja casar-se com Julian e decidem fazer uma grande festa para celebrar os dois casamentos. Bem, na verdade poderíamos considerar três casamentos, já que Wolfie e Serafina também estavam juntos e tiveram muitos gatinhos. E, como ocorre em muitos contos de fada, todos vivem felizes para sempre!
Curiosidades
- Este foi o primeiro DVD da Barbie que trouxe erros de gravação no final do filme. Os erros fizeram tanto sucesso que vários filmes lançados depois dele trazem essas cenas como extras.
- Wolfie age como se fosse um cão, inclusive late ao invés de miar. Porém durante o filme não é explicado porque este gato tem este comportamento tão diferente.
- Anneliese e Erika são tão parecidas que basta uma peruca para todos acreditarem que a plebeia é uma princesa. Todavia Julian e Dominick não são tão parecidos. Mesmo assim foi lançado somente um Ken que vem com as duas roupas para serem trocadas.
Bonecos em versões Afro-American



Com colaboração de André Santiago.
foi mal digitei duas vezes… melhor filme!
Gente, esse filme é maravilhoso!São as protagonistas duplas da Barbie mais lindas de todas! Principalmente pelos vestidos,deslumbrantes!Amo!
Esse ano resolvi colecionar Barbies de filmes antigos e ganhei Anneliese,o Julian que aparece na foto da carruagem,o Rei Dominick,a incrível Erika e a carruagem que é mto linda! Estou apaixonada.Mto lindas!
Gente, esse filme é maravilhoso!E, o mais interessante é que, eu considero, essas bonecas as protagonistas duplas mais bonitas que Barbie Princesa e a Popstar,Butterfly e a princesa Fairy e Barbie Castelo de Diamantes.Elas são encantadoras e os vestidos são perfeitos!Amo!Esse ano eu resolvi colecionar Barbies antigas e Ganhei Anneliese,o Julian que está na foto da carruagem,Erika,Rei Domminick e a carruagem que é mto linda!
OMG Valeu por me fazer chorar vendo a Erika, ok ? A Anneliese, como já falei antes, é minha boneca preferida. Queria muito a Erika. Quem sabe esse ano não chega uma aqui pelo e-BAY ?
Eu simplesmente amo esse filme, só que eu nunca vou ter a minha tão sonhada Erika, isso não é muito legal, porque esse filme FANTÁSTICO teve que ser lançado quando eu tinha apenas 5 anos?
este é um dos melhores filmes da Barbie!
Nossa, amava esse filme. Sabia cantar todas as músicas e tenho todas as bonecas, incluindo o castelo. São tão divinos. Saudades. E o meu primo e eu vimos essas fotos no Google, cenas do filme feitas com as bonecas. Achei um luxo!
amei isso tudo é tão bonito as barbie e os nomorados delas adorei tudo
Realmente lindos!
Eu tenho uma versão da doll Erika mais simples..axo que é bailarina…mais para mim não deixa de ser maravilhosa.
=)
amo os príncipes deste filme e os bonecos deles,nem se fala.
Pena que perdi a oportunidade de comprá-las, era a época em que as Playlines eram bem feitas. Infelizmente nesses idos eu ainda não colecionava barbies ^^”
Esse foi o 1º filme da Barbie que comprei.
Realmente muito especial.
Saudade de quando as bonecas dos filmes da Barbie tinham essa qualidade toda, pra mim a Barbie Princesa mais linda de todas as já fabricadas para a linha playline e essa Anneliese, queria tanto que a Mattel voltasse a fazer dolls de filme assim, e não essas dolls estranhas com coroas cor de rosa e metade da roupa de plástico com algum mecanismo estranho que faz a roupa da doll “se transformar”.
Nossa esse Ken e muito lindo ele e um dos meus sonhos bem q poderiam relançar tipo uma coleção dos principes de maiores sucessos seria bacana
Muito bonitos! Mas eu acho que a Mattel deveria fazer os dois príncipes, invés de um principe com a roupa do Dominick e uma roupa do Julian!
gostei muito do king dominic e da erika.
Hola: que buenos recuerdos me trae esta entrada. La princesa Anneliese y Dominick los tengo. La película estaba muy bien realizada. En España ese año fueron un éxito de ventas tanto las dos Barbies como la carroza y las shellys. Seguimos en contacto
A história é fofa, mas o que eu gostei mesmo foi das versões AA, só é uma pena que essas versões quase não aparecem por aqui…
Beijos!!
Oi Sam, achei tudo lindo, faz tempo que não apareço por aqui, né?Feliz 2012 pra vc, me conta mais sobre o que vc sabe das fashionistas e i can be 2012?
Podiam lançar um filme da Barbie inspirado em Tom Sawyer e Huckleberry Finn. Ficaria bastante engraçado. (Bom, menos a parte da Barbie assistindo ao seu próprio enterro…