Barbie e seus diferentes corpos ao longo do tempo

Belly Button, Model Muse, Pivotal… São vários os nomes que lembramos quando o assunto é comentar os modelos de corpos usados nas bonecas da linha Barbie através dos anos. Porém dezenas de corpos acabaram sendo descontinuados e substituídos por novos modelos. Conheça abaixo alguns exemplos de bonecas onde os corpos sofreram grandes alterações tanto para se adaptar a alguma característica específica quanto para lançar novos modelos no mercado.

1998 My Size African American Barbie Doll. Como apresentado na embalagem, a boneca era do tamanho de uma criança pequena | Foto: eBay

1977 My Size Barbie: Com a ideia de trazer aos pequenos consumidores uma Barbie que tivesse o mesmo tamanho deles e fosse uma verdadeira companheira de brincadeiras, surge nos anos 70 a My Size Barbie, uma boneca muito maior que as habituais. Algumas chegavam a um metro de altura! O sucesso foi tanto que muitas versões foram lançadas como Noiva, Bailarina, Fada, Princesa, Anjo, Castelo de Diamantes e continuam a ser lançadas, uma vez que o último registro de uma boneca deste tamanho é bem recente, de 2009. A boneca acima é uma delas, assim como a apresentada na imagem abaixo:

My Size 2008 Princess Liana Barbie Doll | Foto: eBay

1988 Barbie Ciclista: Lançada pela Estrela, essa boneca teve um corpo construído especialmente para se adaptar à bicicleta. O novo corpo articulado tinha 9 polegadas enquanto que o das demais bonecas têm 11,5. Apesar do sucesso, este corpo fora da bicicleta tem um formato estranho que desagradou muitos colecionadores:

Barbie Ciclista na caixa... | Foto: nicolenicole/Flickr
... E a comparação entre o corpo normal de uma Barbie - à época - e o da Barbie Ciclista. Estranho, né? | Imagem: Barbie Around the World, por J. Michael Augustyniak via André Santiago

1993 Bedtime Barbie: Já que Barbie acompanhava as crianças em todos os momentos do dia, por que deixar a hora de dormir de fora da brincadeira? Com essa ideia foi lançada uma boneca que, conforme era anunciado na caixa, trazia pela primeira vez o soft body, ou seja, um corpo totalmente macio, permitindo assim que Barbie pudesse substituir os tradicionais ursos de pelúcia e bonecas de pano sem risco de que a criança se machucasse durante o sono.

1993 Black African American Bedtime Barbie | Foto: eBay

Claro que o novo corpo deixou a boneca um pouco mais gordinha que o habitual. Mesmo assim fez relativo sucesso e retornou em 1999, numa boneca chamada Breakfast With Barbie. Devido ao corpo totalmente macio, podia fazer diversas poses à mesa de café da manhã.

Breakfast With Barbie | Foto: Zoovy.com

2000 Holiday Kelly: Assim como Barbie que já teve versões em tamanho maior, a pequenina Kelly surpreendeu com esta boneca preparada para as festas de final de ano, alcançando mais de 40 centímetros de altura.

Holiday Kelly Doll | Foto: eBay

2002 Dance ‘n Flex Barbie: Com a proposta de permitir que as bonecas pudessem fazer poses dignas dos melhores ginastas do mundo foi lançada a Dance’n Flex, trazendo Barbie, Christie e Teresa com um corpo feito em um material parecido com o usado na cabeça das bonecas. A inovação permitiu  que qualquer parte do corpo se dobrasse nas mais inusitadas posições. É com certeza um dos mais estranhos corpos produzidos pela Mattel até hoje:

Barbie Dance'n Flex | Foto: pastelprism/Flickr

2003 Jude Deveraux The Raider / Barbie and Ken Doll: Representando um personagem da literatura cuja descrição deixa clara que tem o físico bem mais avantajado que os utilizados nos bonecos Kens tradicionais, a fabricante resolveu lançar este com o mesmo corpo usado nos bonecos da linha Max Steel. Visualmente o resultado de um Ken fortão é bem legal:

O Ken fortão | Foto: erynnis_tages/Flickr

Porém o boneco ficou mais baixo que a Barbie que o acompanha. Além disso,  este casal não vem com stand, já que os tradicionais pedestais fabricados para Ken não servem para ele.

Jude Deveraux The Raider - protótipos | Imagem: Divulgação Barbie Collector

2003 Happy Family Midge & Baby: Uma das versões mais conhecidas desta amiga de Barbie com certeza é esta onde ela aparece grávida. No entanto, a barriga se trata de uma peça removível para que seja possível retirar o bebê. Após o “nascimento”, basta virar o lado côncavo da peça que forma a barriga para que a boneca possa voltar ao normal.

Midge grávida | Foto: wickeddollz/Flickr

2004 Poison Ivy Barbie: Lançada em uma coleção onde foram representados os principais heróis e vilões da DC Comics, esta boneca foi a única da série a apresentar um corpo totalmente de borracha onde não há articulações, ou seja, braços e pernas ficam unidos ao tronco, dificultando novas posições:

A boneca fora da caixa... | Foto: txangelwolf/Flickr
... E a boneca dentro da caixa | Foto: THE MASKED RAVEN/Flickr

2006 Genevieve Interactive – 12 Dancing Princess: Uma linda versão com 40 cm de altura desta princesa foi lançada com o adicional de fazer movimentos acompanhando a criança. Provavelmente o que impediu novos lançamentos nesse formato foi o preço, já que em tamanho maior e com dispositivos para interatividade, o preço ficou sensivelmente mais elevado que a versão em tamanho normal.

Para efeito de comparação, o vendedor apresentou a boneca junto a uma régua normal de 30 cm | Foto: eBay

2010 Barbie as Athena: Uma das mais bonitas e comentadas bonecas do ano de 2010, esta belíssima deusa ficou ainda mais conhecida quando fotos de colecionadores descontentes foram postadas na web, apresentando um fato interessante: o corpo da boneca tem uma estranha alteração. Na verdade ela não tem as pernas completas, mas sim botas que fazem parte do corpo. Caso sejam retiradas, a boneca literalmente fica sem as pernas. É claro, o detalhe em si não retira sua beleza – quando está com as botas.

Athena sem a bota... | Foto: thedollpage.com
Athena protótipo. A boneca, além de rara, é maravilhosa, apesar do detalhe das pernas | Imagem: Divulgação Barbie Collector

E você, conhece alguma Barbie que teve alterações interessantes no corpo tornando-se diferente das bonecas que estamos habituados a ver? Se sim, comente!

Com colaboração de André Santiago 🙂

Anúncios

19 comentários sobre “Barbie e seus diferentes corpos ao longo do tempo

  1. Oí Sami, tudo bom?
    Alguns corpos interessantes e diferentes que eu conheci por aí são:

    Ever Flex Belly Button- que possibilitava a boneca “rebolar” sem nenhuma articulação aparente. A sua cintura era feita de borracha gerando assim flexibilidade.O nome da coleção era Barbie Jewel Girl.
    Foto: http://www.thevinylidol.com/wp-content/uploads/2010/05/everflex.jpg
    Video:http://www.youtube.com/watch?v=Z0cQeTENCYU

    Outro corpo que eu conheço que causou desagrado aos colecionadores era o corpo que tentarem introduzir nas ultimas coleções de Fashion Fever, que por sinal não me lembro do nome, hehhuehuehuehu
    O corpo era mais infantilizado, menor, menos peito, menos bumbum, menos atraente.
    Foto: http://i5.photobucket.com/albums/y172/Cauldroness/Temp/OLDFFVSNEWFF.jpg

    Porém a mais estranha que eu já vi é uma dos anos 70, a Skipper, a irmã da Barbie, que mostrava a transição de pré adolescente para moçoila huehueheheh
    Seus peitos cresciam e sua estatura aumentava, bizarro não?
    Foto: http://www.fashion-doll-guide.com/image-files/growing-up-skipper-doll.jpg
    Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=zvnmnygo2XE

    Espero ter ajudado 😀
    Bjão

    1. Obrigada Karina e Márlon pelas dicas. Super válidas!
      E Márlon, também achei estranha a Skipper. Foi a que mais me impressionou, inclusive das que foram apresentadas pelo André.

      Fazer os “seios” crescerem ao girar do braço, tal qual uma manivela… O.o Rsrsrs

      Muito bacana as contribuições. O legal é que vocês nos ajudam a enriquecer os posts e, assim, também transformamos este espaço de comentários em um fórum a parte, o que dinamiza ainda mais o MBD.

      Obrigada pelo auxílio e pela presença sempre marcante de vocês.

      Beijos aos dois! 🙂

    1. Pensei em colocar neste texto algum corpo que ficou um pouco mais cheinho (pensei no da Rosie O’Donnell) porém a não ser que tivessem fotos comparativas com a boneca nua como no caso da Ciclista, pouco daria para notar a diferença. Dessa forma acabei optando por não colocar a foto e deixar espaço para os leitores comentarem.

  2. As bonecas Collector de porcelana tinham corpos bastante detalhados, sendo que as bonecas normais daquele tempo ainda tinham pescoços em formato de tubo e cintura extra-fina. Acho que também deveria ter o corpo Male Muse, usado nos Kens Basics e no boneco do Edward de Crepúsculo. O corpo pivotal, e até o corpo Model Muse, que vem passando por pequenas alterações desde que foi inventado. Tem o corpo Swappin Style, O das Silkstones, enfim… Abraços, Sam, e feliz ano-novo. E.

    1. Os corpos usados em Barbie e Ken de porcelana são baseados nos corpos existentes à época do lançamento das mesmas. As diferenças mais aparentes são a altura levemente maior se comparadas às de vinil e o fato da cabeça ser moldada ao corpo e não uma peça em separado como nas demais bonecas, impossibilitando quaisquer movimento nessa região. Braços e pernas tem articulações parecidas com as das bonecas de vinil.

  3. Hola desde España: menudos cambios de cuerpos ‘sufrió’ la Barbie. Hay muchos modelos que nunca se vendieron en España. Cuanto creció la Shelly.. es más alta que la propia Barbie. Seguimos en contacto de blog a blog

  4. Adorei a matéria sobre esses corpos diferentes, não sabia que a Athena ficava ‘sem perna’ quando é retirado as botas (tadinha!). Muito legal mesmo essa postagem Sam, tá de parabéns! E pro André também! Beijos 🙂

  5. Sam, seu blog é demais!!! Fico uns dias fora e tem um monte de novidades que mal consigo ver pq tem uma pequena no meu colo louca pra mexer no teclado (risos)…Lembrei foi da Barbie Estrela, que diferentemente das suas contemporâneas americanas (anos 80 hein ), tinham pulsos, cotovelos e pernas articulados. Fora as anteriores a 1985 (salvo engano) que tinham os ombros articulados. Minha primeira Barbie é assim e nunca entendi o porque da boneca dar os ombros – só pra fazer o ” nem tchum?” kkkk bjo!!!!

  6. Pois é, Lolo, nunca gostei de Barbie mecanizada. Mas realmente, muitos corpos que eu nem sabia que existia. E a Skipper que aumenta os seios?? Imagine a mãe sendo obrigada á dar uma aulinha sobre puberdade pra filha de 5 anos? kkkkkkkkkkk. Mas ninguém falou das S.I.S , elas tem o quadril e coxas mais largos.

  7. A Barbie Ciclista não é de 1983? Eu tenho uma, ganhei em 1985,86, foi minha primeira Barbie! Posso até estar me confundindo com o ano em que ganhei (afinal eu era criança) mas muitos sites citam essa boneca no catálogo de 83.

    1. Prezada, a informação referente a Barbie Ciclista foi retirada do livro: Barbie Doll Around the World do autor J. Michael Augustyniak, editora Collector Books impresso em 2008 onde consta data de produção desta boneca como 1988. O citado livro não faz nenhuma referência a edições anteriores nem posteriores da mesma Barbie, sendo assim foi esta a data utilizada no post.

  8. Bom, eu tive uma Barbie, acho que entre os 3 e 5 anos, que nas costas tinha um recorte que quando apertávamos um dos lados, o braço equivalente tbm se mexia.
    Lembro-me que ela usava um par de botas marrom de cano alto, tinha furos no lugar das orelhas para colocação de brinco, tal como na mão para o uso de anel e, usava uma saia curta. Já procurei a imagem desta Barbie mas não acho e quando pergunto à algumas pessoas da minha idade (33 anos) ninguém lembra.
    Quem ler este comentário que conheça este modelo ou, melhor ainda, que a tenha e possa enviar a foto eu agadeceria muito. Assim poderia provar que ela realmente existiu e que eu tive uma. Lembro que ganhei de presente de natal.
    Obrigada e parabéns pelo site. AMEI!

    1. Oi Renata!
      Você se recorda de detalhes do traje dela, como cores, acessórios (além dos brincos e botas), cor de cabelo?
      Quanto mais características, mais fácil para tentar identificar. Pelo que você disse, provavelmente deve ser uma Barbie feita pela Estrela, não é?
      Tentarei pesquisar, mas como disse, quanto mais informações, melhor.
      Um abraço e obrigada por visitar o blog e também por seu comentário 🙂
      Samira

  9. Eu lembro quando eu tinha uns 6 anos ganhei uma caixa enorme devia ser barbie, com muitas roupinhas de esportes, tinha patins, tenis, viseira… hoje em dia procuro e não encontro nada parecido, e eu tinha o ken, mas não lembro se veio na mesma caixa, eu ama muito essa coleção. Faz muito tempo entre 1995 a 1997 por aí.

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s