Barbie around the world

De todos os livros já lançados apresentando bonecas Barbie, com certeza este é o que apresenta o maior número de fatos curiosos, por tratar apenas das  bonecas vendidas em outros países, que não nos Estados Unidos. Grande parte das dolls apresentadas em Barbie Around the world são raras e pouco conhecidas, já que muitas delas tiveram quantidades pequenas e distribuição limitada para um único país.

Crédito da imagem: divulgação www.ediouro.com.br
Crédito da imagem: divulgação http://www.ediouro.com.br

Se você gosta de pesquisar sobre as bonecas que fazem parte do mundo da Barbie certamente gostará de saber que:

>> Barbie já teve dezenas de amigos lançados em países do mundo inteiro com nomes totalmente diferentes dos apresentados nos Estados Unidos.

>> Na época que a Estrela produzia as bonecas vendidas no Brasil, a empresa teve grande liberdade criativa inclusive para alterar os nomes dos personagens! Desta forma Ken acabou sendo chamado de Bob, Midge de Viki e Teresa de Debora.

>> Kelly, a mais conhecida das irmãs da Barbie desde seu lançamento, sempre foi conhecida como Shelly em toda a Europa.

>> O heptacampeão de Fórmula 1 Michael Schumacher já foi homenageado na França com um boneco com suas feições e trajando o uniforme da Ferrari.

>> Três dos estilistas mais famosos do mundo: Vivienne Westwood, Christian Lacroix e Valentino criaram uma série especialíssima de três bonecas chamadas de Life Ball Barbie e vendidas somente na Áustria com renda revertidas para uma fundação que combate a AIDS.

>> Em 1980 uma boneca entrou para a história: Black Barbie. Pela primeira vez a musa aparecia com a pele negra, olhos castanhos e cabelos encaracolados vestindo um traje vermelho e pronta para arrasar numa pista de dança! Porém na Europa a mesma boneca foi lançada como Ebony Christie, como se fosse uma amiga de Barbie e não a própria.

>> Um dos trajes mais conhecidos já usados pela Barbie é o da Great Shape Barbie (a roupa de ginástica azul que ela usa em Toy Story 3); porém na Inglaterra a mesma boneca usou roupa verde e no Brasil usou Pink.

>> A versão venezuelana de uma das bonecas mais conhecidas dos anos 80, pertencente a série Barbie and the Rockers, usava trajes pretos muito mais característicos dos ouvintes de rock’n roll que a roupa pink da versão lançada na maioria dos países.

>> Barbie e Ken tiveram seus rostos adaptados para ficarem mais parecidos com bonecas tradicionais orientais para entrar no mercado japonês.

>> As Filipinas (um arquipélago asiático) é uma das nações com a maior quantidade de Barbies lançadas em caráter de exclusividade. Inclusive existe uma coleção inteira da série Dolls of the World lançada apenas nesse país.

>> Uma das bonecas que alcança preços mais elevados é a versão da Mulher Maravilha lançada apenas na Coréia em 1977. Um exemplar pode alcançar valor superior a 2.500 dólares.

>> Uma série exclusiva chamada Going Home foi lançada na China para presentear estrangeiros que se tornaram pais adotivos de crianças chinesas. Todas as bonecas apresentavam Barbie segurando um bebê chinês.

Se você gostou destas curiosidades e quer saber de muitas outras, este é o livro  ideal, pois além de informações apresenta muitas fotos (quase mil bonecas em 368 páginas). Pode ser comprado no eBay e Amazon por preços que variam entre 15 a 30 dólares.

Com colaboração de André Santiago.

Anúncios

11 comentários sobre “Barbie around the world

  1. Ai Samira… to tão ansiosa pelas DOWTS novas.. preciso fazer minha wish list 2012 e não faço porque ainda não sei como estão essa coleção (que é a minha favorita); Será que você não lembra que face moldes estão elas?? A mexicana principalmente 🙂

  2. Adorei esse post, eu adoro a prima, as irmãs e as amigas da Barbie, pena que elas foram lançadas em poucas quantidades e exclusiva para alguns países.
    Beijos.

  3. A-M-E-I! Me sentiria poerosa apenas vendo alguma delas pessoalmente. As do Japão! Nossa! E eu jurava que Viki e Midge fossem duas amigas diferentes! E essa Débora pra Teresa? Tô sabendo agora!

    Obs: Estive afastada esses tempos devido a uma melhor preparação para o vest. Sou uma orfan do site Pink Doll, que infelizmente está desativado. Preciso estar voltar á saber das novidades! Super adulto e profissional o site, diferente de tantos outros purpurinados. Parabéns, VOLTEI!

  4. Hola desde España; me encanta la información que nos traes hoy de las Barbies por todo el mundo. Creo que dónde más modelos sacan es en América. En Brasil ya leo que teníais libertad hasta para cambiarle los nombres. Muy bueno. Me encanta lo de la Barbie y los bebés chinos. Muy buena actualización. Seguimos en contacto de blog a blog

  5. Oi Sam! Adorei esse livro, não sabia que a irmã da Barbie, Kelly, era conhecida como Shelly na Europa! Agora fiquei curiosa sobre essas dolls e quero comprar este livro! Realmente vale muito a pena e o preço está bom para o livro! Beijoos 😉 s2

  6. Amei!

    Eu sempre estranhei mesmo da Mattel (ou os países) mudarem nomes, alterarem cores… mas isso é até interessante, pois se não tivesse isso não teria essa materia que a Sam escreveu.

    Só acho TENSO, eles matarem as bonecas e reviverem no corpo de outras (Summer > Teresa & Raquelle)
    (Christie > Nikki)
    E etc.

    Sammmm… queria te contar um fato!
    Ontem eu estava na Uruguaiana (No centro do Rio de Janeiro) procurando uma capinha pro meu cel.
    E me deparei com uma barraquinha com brinquedos e bonecas … e vi uma LINDA.

    Chamada SHEILA.

    Ela era perfeita, parecia a Barbie mesmo, a pintura impecável e os cabelos pareciam bons (pena estar preso num rabo de cavalo longo,medo dessas que são carecas no meio).

    O Unico diferente eram as roupas que eram bem de funkeira… porém pareciam de bom material, impecáveis mesmo! Tipo era um bolero, um top, uma sainha e uma bota a la Xuxa anos 90) Fora os acessórios.

    Você podia fazer uma matéria com essas imitações quase perfeitas da Barbie né?! =D

    Beijos e Boa Noite Sam!

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s