Francie, a Fashionista

Enquanto muitas inovações surgiam na moda da década de 1960 – saias rodadas eram trocadas por calças cigarrete, minissaias surgiam para deixar os homens boaquiabertos, os estilos psicodélico e  geométrico ganhavam vez, assim como as botas brancas … – Barbie mantinha um closet mais clássico, delicado e romântico. A Mattel, então, decidiu inovar os trajes, antes tradicionais. Mas vestir Barbie de uma forma diferente era arriscado para os negócios. Foi quando Francie apareceu.

Smashin’ Satin Francie Doll: feita em 2005, essa repro de 1972 é em homenagem aos 40 anos da boneca | Imagem: Barbie Collector

A história começa em 1965, quando a Mattel pensou em mudar alguns aspectos no vestuário de Barbie como forma de introduzir as tendências da moda atual e não somente reproduzir a alta costura francesa como de costume. No entanto,  receosa de que os admiradores do estilo da Barbie não aceitassem uma mudança radical e isso refletisse em queda nas vendas, a fabricante preferiu lançar uma boneca que servisse como um teste para roupas modernas.

Nighty Brights Francie: lançada este ano em comemoração aos 45 anos da boneca | Imagem: Barbie Collector

Em 1966 nasce Francie, prima da Barbie com corpo de adolescente e vestuário super colorido, cheio de formas geométricas e padrões ousados. O lançamento foi um estrondoso sucesso abrindo caminho para que Barbie tivesse uma renovação em seu guarda-roupa em 1967, usando peças inspiradas na era Mod.

Francie continuava a fazer sucesso e assim acabou sofrendo várias mudanças exatamente como acontecia com sua prima Barbie. Em 1966 a boneca apresentava pernas retas. Já a partir de 1967 apareciam modelos com pernas dobráveis (as bendable legs) e em 1969 a boneca surge com cabelos curtos. Todas as versões de Francie apresentavam cabelos loiros e morenos e cílios enraizados. Ainda na década de 1960 surge a Black Francie, com roupas super modernas. Em 1971 ela aparece bronzeada na versão Malibu.

Tuli-Chan: a Francie japonesa | Foto: CatPats/Flickr

Assim como Barbie, Francie também teve amigas lançadas ao longo do tempo, Casey surgiu em 1967 e Becky em 1971. Existiu também uma amiga exclusiva no mercado japonês chamada de Tuli-Chan, de 1974. Na série Collector Francie já mostrou sua importância sendo homenageada com bonecas comemorativas, além da série especial em Silkstone lançada este ano.

Se Barbie é tão fashionista hoje, deve muito a sua prima… 😉

Com colaboração de André Santiago.

Anúncios

6 comentários sobre “Francie, a Fashionista

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s