Barbie em Lago dos Cisnes (2003)

Inspirado em um dos balés mais famosos de todos os tempos, o filme Barbie em Lago dos Cisnes (Barbie of Swan Lake) conta a história de Odette, uma moça humilde amaldiçoada por um feiticeiro malvado e transformada em cisne, que precisa salvar os habitantes de uma floresta encantada. O que ela não esperava, porém, era se apaixonar por um príncipe!

Barbie e o príncipe Daniel no filme Lago dos Cisnes | Imagem: fanpop.com

O balé Lago dos Cisnes foi composto entre 1875 e 1876 pelo russo Pyotr Tchaikovsky, o mesmo autor criou os também conhecidos balés A bela adormecida (1889) e O quebra-nozes (1892). Ao contrário da muitas obras que foram adaptadas para os desenhos animados, Lago dos Cisnes mostra em suas cenas muito do que é apresentado nos teatros durante a apresentação do balé.

Capa do filme | Imagem: Divulgação

As cenas de dança foram filmadas com bailarinos e coreografadas por Peter Martins (ex-bailarino e diretor do Balé da Cidade de Nova York) e só depois transpostas para o desenho. Podem ser vistas várias das danças mais importantes como O Cisne Negro, O Balé da Fada Rainha e Balé dos Pequenos Cisnes entre outras.

Atenção! Os trechos abaixo contêm spoilers (revelações sobre o enredo do filme).

Boneca Odette, versão caucasian - as asas acendem! | Foto: Flickr/barbiepicts
Odette versão AA | Foto: eBay

Na trama, Odette mora na aldeia com seu pai, onde ambos trabalham na padaria da família, até que um dia um unicórnio aparece na aldeia. Ao segui-lo, Odette chega na floresta encantada dominada pelo feiticeiro malvado Rothbart que se sente ameaçado pela presença da moça – que descobre ter o poder de tirar um cristal místico de uma árvore. Odette, então, é transformada em um cisne.

Com a ajuda do cristal, a inimiga de Rothbart, a Fada Rainha, consegue reverter parte do feitiço fazendo com que Odette seja cisne durante o dia e volte a ser humana a noite, assim como as fadas e gnomos que também foram amaldiçoados pelo feiticeiro e transformados em animais. O cristal impossibilita que Odette seja atingida por outros feitiços. Somente um humano poderia matar o cisne encantado. Sendo assim, Rothbart atrai o príncipe Daniel para a floresta encantada com o objetivo de que Odette seja caçada pelo príncipe.

Ken como Príncipe Daniel, versão caucasian | Foto: eBay
Ken como Príncipe Daniel, versão AA | Foto: eBay

Ao cair da noite, o príncipe presencia a transformação de Odette e se encanta pela moça, enquanto Odette e seus amigos da floresta apresentam ao príncipe o Lago dos Cisnes. Furioso por seu plano ter sido frustrado, o feiticeiro usa seus poderes para acabar com Daniel mas é impedido por Odette que consegue anular seus poderes. Neste momento o príncipe se apaixona pela jovem e a convida para um baile real onde pretende pedi-la em casamento.

Como Rothbart não se dá por vencido e sabe que a magia do cristal mágico pode ser quebrada, caso o amor verdadeiro de Odette se declare a outra pessoa, o feiticeiro usa seus poderes para que sua filha Odilla fique com a aparência de Odette. Ao dançar com Odilla, Daniel a pede em casamento e jura amor a ela. Nesse momento Odette, que chega ao castelo, desmaia devido ao enfraquecimento do cristal e Odilla volta a ter sua aparência normal.

Versões em pelúcia dos animais | Foto: eBay
Lila, o unicórnio | Foto: eBay

A Fada Rainha e seus amigos levam Odette de volta a floresta mas são seguidos por Rothbart, que ainda quer destruir Odette temendo que ela possa atrapalhar seus planos de conquistar a floresta encantada. Temeroso, Daniel também vai atrás de Odette.

Rothbart pede à Fada que o deixe levar Odette mas como ela tenta impedi-lo, também é transformada em um animal da floresta. O feiticeiro fica frente a frente com Odette, mas nesse momento chega Daniel para impedi-lo. Para se livrar do príncipe, o feiticeiro também usa seus poderes contra ele, mas não contava que Odette fosse entrar na frente do raio, derrubando os dois. Rothbart está certo de que agora é o rei de todos os habitantes da floresta encantada mas nesse momento o cristal recupera seus poderes, já que o verdadeiro amor é demonstrado por Odette, que se sacrificou para salvar Daniel.

Odette e Daniel se levantam e a maldição é quebrada, trazendo de volta todos que foram enfeitiçados. Rothbart e Odilla perdem seus poderes e seu trono e Odette pode ter um final feliz com seu príncipe!

Abaixo, o trailer do filme:

Com colaboração de André Santiago 🙂

Anúncios

10 comentários sobre “Barbie em Lago dos Cisnes (2003)

  1. Esse, foi um dos meus prediletos, sou bailarina, e não me recordo do nome da bailarina que dançou como Odette, e vocês têm razão, o ballet foi criado por Tchaikovsky, foi uma de suas últimas obras!
    Poderia fazer um igual, mas só que do Quebra-Nozes?
    Beijão!

  2. Adorei o post Sam! Esse filme faz parte da minha infância e tenho quase certeza que é um dos filmes que mais gosto da Barbie….ainda tenho a versão de videocasset!!! ahahaha!!! Beijoos 😀

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s