Bonecos anunciados mas que não apareceram nas prateleiras

Um dos casos mais recentes, o Sugar Daddy, pertencente à série Palm Beach | Barbie Fashion Model Collection, foi anunciado em 2009 e seria vendido ano passado, porém nunca apareceu nas prateleiras. Muito pelo fato da possível má-recepção do boneco pela mídia e sociedade.

De acordo com reportagem da ABC News alguns fatores como o próprio nome do boneco – Sugar’s Daddy, também chamado de Sugar Daddy que, segundo a Mattel, referia-se ao mascote dele -, traje e make teriam causado desagrado, inclusive colocando em dúvida  a masculinidade de Ken, algo a muito discutido no universo Barbístico. O tempo se passou, as demais bonecas da série foram lançadas – algumas trazendo a imagem do boneco no verso da caixa -, mas o Sugar jamais deu as caras. A Mattel, por sua vez, não chegou a se posicionar.

Sugar's Daddy Ken - algo como o "Doce do papai Ken", em referência ao cachorro - jamais foi comercializado pela Mattel | Imagem: Divulgação Mattel

Mas este não foi o único caso. Confira os bonecos e bonecas que foram anunciados, mas jamais comercializados pela fabricante:

BFC Hollywood Divine Barbie Doll (AA): Lançadas em 2004 em Limited Edition – somente associados ao Barbie Fan Club puderam adquiri-la -, foram anunciadas três versões: Blonde, Brunette e African-American, porém esta última jamais foi produzida.

Imagem: Collector's Ency of Barbie Doll Collector's Editions| Autor: J Michael Augustyniak

Romantic Wedding Barbie Hispanic Doll | Bridal Colletion 2001: Foram anunciadas três versões, Blonde, AA e Hispanic, porém a última também jamais foi comercializada.

Imagem: Collector's Ency of Barbie Doll Collector's Editions| Autor: J Michael Augustyniak

Celebrity Collection Halle Berry 2004 in purple dress: Inspirada na personagem mulher gato, interpretada pela atriz, a boneca foi apresentada durante a Toy Fair de NY no mesmo ano, porém jamais foi comercializada.

Foto: Doll Stuff

Marlena Evans in yellow dress | Daytime Drama Collection 1999: personagem interpretada por Deidre Hall para a série Day of our lives, foi anunciada em duas versões: uma, com vestido de noiva levemente azulado e outra com um vestido em amarelo. Esta segunda, porém, não deu as caras.

Imagem: Collector's Ency of Barbie Doll Collector's Editions| Autor: J Michael Augustyniak

Ruby Radiance Barbie Doll | Caucasian version: Desenhada por Bob Mackie e lançada em 1997, foram anunciadas duas versões – caucasian e afro-american. No entanto, somente a versão AA foi produzida.

Imagem: Collector's Ency of Barbie Doll Collector's Editions| Autor: J Michael Augustyniak

Fashion Frames Wall Decor 2004: durante a realização da Toy Fair no mesmo ano, foram anunciados dois quadros: Kelly Fairy Fun Wall Decor e Kelly Merry Mermaid Wall Decor, que também não foram comercializados.

Fairy Fun | Imagem: Collector's Ency of Barbie Doll Collector's Editions| Autor: J Michael Augustyniak
Merry Mermaid | Imagem: Collector's Ency of Barbie Doll Collector's Editions| Autor: J Michael Augustyniak

Angel of Hope | Timeless Sentiments 1999: a mesma série lançou outras duas versões (caucasian e AA de cada): Angel of Joy e Angel of Peace. A Hope, porém, só foi anunciada.

Imagem: Collector's Ency of Barbie Doll Collector's Editions| Autor: J Michael Augustyniak

Motorcycle Ken, de 1994: era considerado o antecessor dos bonecos lançados para a série Harley-Davidson, porém jamais foi comercializado.

Imagem: Collector's Ency of Barbie Doll Collector's Editions| Autor: J Michael Augustyniak

Planet Hollywood Barbie, de 1997: de uma série de três protótipos – Ken e Teresa -, esta Barbie foi anunciada, mas jamais comercializada.

Imagem: Collector's Ency of Barbie Doll Collector's Editions| Autor: J Michael Augustyniak

Millennium Barbie, de 1999: este protótipo foi apresentado na Toy Fair do mesmo ano, mas não foram produzidas bonecas em larga escala.

Imagem: Collector's Ency of Barbie Doll Collector's Editions| Autor: J Michael Augustyniak

No caso das bonecas apresentadas na Toy Fair e que não foram lançadas por algum motivo, há uma explicação aparente (quem leu o livro Barbie & Ruth deve se recordar). Este tipo de feira é como uma vitrine e a fabricante aproveita a ocasião para verificar o interesse – ou não – das grandes lojas de brinquedos em comercializar os produtos expostos. Na ocasião, recebem uma série de feedbacks sobre os protótipos feitos e, como consequência, avaliam a viabilidade em produzi-los. De qualquer modo, se quisessem lançar uma lista com os bonecos e bonecas “procurados” ou “desaparecidos”, estes exemplos poderiam fazer parte!

Algumas imagens foram retiradas do livro Collector’s Ency of Barbie Doll Collector’s Editions, escrito por J Michael Augustyniak. A obra, escrita em inglês, pode ser encontrada em sites como eBay e Amazon. Clique aqui para mais informações.

Colaborou André Santiago (Obrigada! :)).

Espero que tenham gostado! 🙂


9 comentários sobre “Bonecos anunciados mas que não apareceram nas prateleiras

  1. Olá, também tem a foto de uma boneca da linha top model, uma kayla, que apenas ficou no protótipo, eu consegui as fotos, caso tenha interesse me manda um e-mail que eu te envio. bjs ^~

  2. É um desagrado para os coleccionadores, “apaixonar-se” por uma boneca e a Mattel por brocacias nunca chegar a lançar. Até no mundo dos brinquedos existe politica, aonde é que isto vai chegar?! 😛

  3. Olha , como a Sara disse isso é realmente desagradável.É como se você tivesse visto uma boneca, ter ficado doente por ela e na hora não sai.Quanto ao Ken acho que podiam fazer ele um pouco mais macho.Aquela roupa mesmo não caiu bem :s

  4. Hola desde España: que interesante tu entrada. No sabía que había muñecas anunciadas que luego no se comercializaban. Creía que el problema era de distribucion para traerlas a España pero ya me dices que no. Es una pena porque el Sugar´s daddy Ken es ideal y con un molde diferente a todos los demás. Espero que cambien de idea y lo vendan.
    Bueno seguimos en contacto de blog a blog

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s