Breakfast at Tiffany’s: 50 anos de história

Há cinco décadas Audrey Hepburn se consagrava como diva do cinema e um dos ícones mais famosos da moda. Apesar de atuar em mais de 25 filmes, Breakfast at Tiffany’s (em português recebeu o título de “Bonequinha de Luxo”) foi uma de suas atuações mais marcantes.

À esquerda, boneca lançada pela Mattel em 1998 e, à direita, a diva Audrey Hepburn | Imagem: Divulgação Mattel e Paramount

Em comemoração ao cinquentenário do filme, a Sociedade de Cinema do Lincoln Center de Nova York, a Paramount e a atriz Julie Andrews – viúva de Blake Edwards, diretor da comédia romântica – promoveram um baile de gala na última quinta-feira (15) para celebrar a data e promover o lançamento da versão em blu-ray a ser lançada no próximo dia 20 de setembro. A nova edição foi reeditada e remasterizada e inclui extras sobre a filmagem.

À esquerda, a segunda Barbie lançada pela Mattel, representando outro momento da trama, à direita | Imagem: Divulgação Mattel e Paramount 1961
Outfits especiais lançados pela Mattel | Imagens: ioffer.com

Em 1998 a Mattel lançou duas bonecas em homenagem ao filme e packs especiais com trajes e acessórios usados por Holly Golightly, personagem de Audrey. Diferente da fabricante da Barbie, a Integrity Toys não perdeu tempo e lançou neste ano seis modelos com vários trajes usados na trama, além de acessórios.

Holly Golightly Dressed Doll A Girl I Know Named Holly | Imagem: Divulgação Integrity Toys via Angelic Dreamz
Holly Golightly Dressed Doll Crazy About Tiffany's | Imagem: Divulgação Integrity Toys via Angelic Dreamz
Holly Golightly Dressed Doll Fifth Avenue at 6 A.M. | Imagem: Divulgação Integrity Toys via Angelic Dreamz
Holly Golightly Dressed Doll How Do I Look | Imagem: Divulgação Integrity Toys via Angelic Dreamz
Holly Golightly Dressed Doll People do Fall in Love | Imagem: Divulgação Integrity Toys via Angelic Dreamz
Holly Golightly Dressed Doll The Five and Ten | Imagem: Divulgação Integrity Toys via Angelic Dreamz

Confira abaixo o trailer original do filme de 1961:

Com informações da Agência EFE.

Anúncios

12 comentários sobre “Breakfast at Tiffany’s: 50 anos de história

  1. Audrey também foi homenageada em outras 2 ocasiões com Barbies representado outras de suas marcantes atuações nos filmes My Fair Lady e Cinderela em Paris.

    1. Sim, claro. Só citei o Bonequinha de luxo em virtude do cinquentenário do filme. As outras versões de Audrey também são uma gracinha. Gosto principalmente dela vestida com o traje de Ascot (do hipódromo), do filme My fair lady.
      Bj

  2. Vi o filme três vezes seguidas, baixei duas versões da música tema (uma da Audrey cantando e outra em piano.) estou lendo o livro e escrevendo uma história inspirada na de Holly Golightly. Depois venho aqui e vejo este post… Mais que coincidência meu Deus!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Interesssante notar que a Mattel, com essas bonecas da Holly Golightly, acabou homenageando uma personagem que é garota de programa. Sabe dizer se houve histeria quanto a isso em 1998? Hoje em dia os americanos implicam até com um decote mais ousado…

    1. Oi Mieke!
      Bem, se causou histeria, não faço ideia – até porque na época não colecionava -, mas a Mattel já deu muitos outros indícios de que às vezes a fama do personagem/atriz/celebridade dará mais retorno, independente de problemas que tenham gerado. Por exemplo, a Mattel fez várias Barbies em homenagem à Marilyn Monroe, mesmo com a morte dela envolta em um possível caso de overdose, além de ter sido um ícone sexy da época. Apesar de ainda não ser o grande problema que é hoje, Lindsay Lohan também ganhou uma boneca (My Scene). Debbie Harry, Joan Jett e Cindy Lauper, que foram homenageadas em 2009, também são outros exemplos, e nenhuma delas é considerada um ícone de pureza. Enfim, acredito que ao longo dos anos essa atitude politicamente correta vai se esvaindo sutilmente, mesmo com algumas contradições que vão surgindo ocasionalmente. É para se considerar, ainda, que a linha Collector é direcionada ao público adulto, e não às crianças, como a Playline. Isso também daria respaldo para esses lançamentos.
      E, além do mais, a Barbie não é tão pura e casta, já que foi inspirada em uma boneca alemã – Bild Lilli Doll, que de cartoon feito como item de desejo e erotismo para o público masculino virou boneca, mas acabou perdendo os direitos legais depois de uma briga judicial entre a Mattel e sua fabricante -, e isso lá nos idos da década de 1950. Mas, é claro, essa informação é praticamente ignorada.
      Bjo

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s