Outros colecionadores: Alexandre Louzada | Rio de Janeiro/Brasil

Alexandre não é um típico colecionador de Barbie. Pelo contrário: ele prefere os Kens, além de ter uma coleção para lá de especial de bonecos de ação. Morador do bairro da Tijuca, na então considerada “cidade maravilhosa”, Alê coleciona desde os dois anos de idade. Nesses trinta anos, muita história rolou… Vou deixar ele mesmo contar os detalhes:

“Lembro que a Gulliver tinha uma coleção de super-heróis estáticos e em motocas que era minha paixão. Eram bobos e mal esculpidos, mas não lembro de nenhuma felicidade maior naquela idade. Mais ou menos na mesma época ganhei meu primeiro Falcon, um barbado loiro com macacão branco. Lembro de querer todas as variações. Infelizmente não possuo mais nada da minha antiga coleção, exceto um boneco do Robin de 1984. Minha coleção de Kens é que é muito recente. Tinha um ou outro que achei bonito, mas nenhum real intuito de colecionar. A vontade só surgiu mesmo com esses novos modelos retrô e voltados para a moda que a Mattel tem lançado nos últimos dois anos, com destaque para os Fashionistas e os Basics”, conta.

Ao todo, Alexandre possui em sua coleção 1175 bonecos. Acima, os Kens. | Foto: Alexandre Louzada para My Barbie Doll

“Acho curioso contar que vi a Barbie chegando ao Brasil na década de oitenta. Antes disso tínhamos a Suzie. Lembro claramente de um desenho dela com os longos cabelos cacheados sobre um fundo rosa decorando as caixas. O Ken veio um tempinho depois, com o nome de Bob, o que só foi modificado na década de 90, se não me engano. Uma das primeiras versões brasileiras foi a com smoking, mas meu primeiro Ken foi um importado, o Great Shape Kende 1983. Foi um inferno convencer meus pais a comprá-lo para mim”, revela.

Alguns bonecos de sua coleção, expostos em um armário | Foto: Alexandre Louzada para My Barbie Doll

Indagado do por quê de ter iniciado sua coleção, Alexandre não possui uma resposta definida: “Não sei se possuo uma resposta clara. Talvez seja porque colecionar é um processo que nunca acaba – odeio finais – e cheio de satisfações pelo caminho. Talvez a beleza das esculturas me atraia. Talvez seja uma forma de sublimação. Talvez as três coisas juntas”, explica.

Robin, o boneco preferido do Alê | Foto: Alexandre Louzada para My Barbie Doll

Entre os bonecos do colecionador, estão super-heróis em geral – Star Wars, DC Universe Classics, DC Direct, Young Justice, Masters of the Universe, Transformers, Thundercats, etc. – além de bonecos fashions masculinos, principalmente o Ken. As empresas preferidas de Alexandre são a Mattel, a Hot Toys, a Sideshow e a Hasbro. E o número de bonecos impressiona: “Somando todas as coleções, tenho 1.175 bonecos. Faço uma catalogação deles, por isso sei o número exato”.

Um dos Basics - série 002 (jeans) - da coleção do Alexandre | Foto: Alexandre Louzada para My Barbie Doll

“Meu boneco preferido é o Robin da coleção DC Universe Classics. Tenho uma longa história com esse personagem e ele está no meu coração desde que tinha 2 anos de idade. Em relação aos Kens, meu preferido é o loiro da coleção Basics, mas o Harley-Davidson do ano passado vem logo depois. Não tenho nenhum boneco dos sonhos já lançado que não possua. Felizmente consegui realizar todos os meus desejos de colecionador até agora”. Sorte sua, Alê!

O Harley-Davidson e seu charme | Foto: Alexandre Louzada para My Barbie Doll

Com uma história de colecionismo de longa data, curiosidades não poderiam faltar! “Quando eu tinha cinco anos de idade pedi um Ken para meus pais e eles me negaram porque diziam ser um brinquedo de menina. Para consegui-lo fiz greve de fome e acabou dando certo. Não sei como tive essa idéia, mas tive. Só espero não ter um filho com idéias como as minhas…”.

Outro Basic da série jeans | Foto: Alexandre Louzada para My Barbie Doll

O Alê tem um estúdio fotográfico super bacana – o resultado vocês conferem nas fotos. Ele também apresenta novidades da própria coleção em seu blog www.blogdoale.net.

E ai, o que achou da coleção do Alê? Se você gostou e, assim como ele, também coleciona bonecos e bonecas de outras fabricantes – além das Barbies e Kens (obrigatórios no MBD! 🙂 ) – e deseja participar da seção Outros colecionadores, não perca tempo e entre em contato conosco. Todos os e-mails são lidos e respondidos!

Espero que tenham gostado! 🙂

Anúncios

12 comentários sobre “Outros colecionadores: Alexandre Louzada | Rio de Janeiro/Brasil

  1. Maravilhosa a coleção do Alexandre, só não consigo entender o porque do foco somente no Ken já que existem tantas Barbies maravilhosas. Tenho um carinho muito especial pelo Ken mas não dá prá desvencilhar a história dele com a da Barbie. Curiosidade: Oque ele faz com as Barbies já que tem bonecos de giftset como o Harley Davidson por exemplo??

    1. Realmente existem muitas Barbies maravilhosas, André. A questão é acabo gostando mais de bonecos bonitos de homens 😉 Até tenho algumas Barbies, como a Mulher-Marvilha, a Supergirl e a Batgirl.

      Quanto ao que faço com as Barbies, O Ken e o Alan retrô consegui comprar separados, já o Harley Davidson realmente veio no giftset. Estou com a Barbie Harley Davidson aqui, tentando vender. Também recebi uma por engano, a Gold Label Hollywood Hostess, que também está na mesma situação.

  2. Que coleção maravilhosa! Eu preciso de uma estante dessas! Ainda quero participar dessa sessão! Entrarei em contato quando voltar pro Brasil e tirar fotos novas das minhas dolls, que estão todas aí ^^

  3. Parabéns ao Alexandre, belíssima colecção. Confesso que tive uma dorzinha no peito quando vi alguns dos bonecos da linha Liga da Justiça, o He-man e acho que vi até uma She-ra ,eu tinha todos mas quando mudei para Portugal doei para uma criança humilde que quase não tinha brinquedos. Fiquei com saudade dos meus bonecos, mas felizmente uma criança ficou feliz e aproveitou melhor do que eu, só por isso não me arrependo.

    1. É sempre bom fazer os outros felizes, não? De vez em quando mando versões antigas de bonecos para um orfanato. Sei que não vou aproveitar esses bonecos, por isso é melhor dá-los para alguém poder dar o devido valor a eles.

  4. Oi Sam, te enviei um e-mail com fotos da minha coleção.
    Tenho 10 anos, amo e coleciono a boneca Barbie desde os meu 6 anos, tenho cerca de 71 bonecas, algumas na caixa e 8 Barbies Collector.
    Gostaria de participar, dividindo o meu amor a Barbie com outros colecionadores.
    Beijos!

  5. também sou colecionador recente de Barbie e especialmente Kens, fico feliz de saber que tem outros colecionadores homens, somos tanto descriminado por colecionar “bonecos”…

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s