A maior coleção de Barbie do mundo e outros recordes

Quem coleciona Barbie já deve ter se perguntado quem é o dono da maior coleção de Barbie em todo o mundo. Para muitos curiosos de plantão, o assunto não é novidade, mas ainda há quem faça esta pergunta. Pois bem, este colecionador existe! A alemã Bettina Dorfmann coleciona bonecas desde 1993 e, a partir de então, soma sucessos.

Ela entrou para o Guinness Book e há muito tempo seu recorde não é quebrado. A última contagem foi feita em fevereiro de 2010. À época, Bettina possuia, pasmem, 7.246 bonecas! É boneca que não acaba mais, minha gente!

Em uma entrevista curta, ela conta de forma humorada como faz para guardar tantas bonecas. Apesar de não ser traduzido para o português, vale a pena ver o vídeo.

Outros recordes interessantes foram registrados envolvendo a boneca:

Tempo mais rápido para vestir uma boneca Barbie:
O melhor tempo registrado para vestir uma boneca Barbie é de 42 segundos, alcançado por Ellen Baylis do Reino Unido. O recorde foi registrado em 23 de agosto de 2009.

Totally Hair: o modelo mais vendido da história | Fonte: Divulgação Mattel

Preço mais alto pago por uma boneca Barbie em um leilão:
O preço mais alto pago por uma boneca Barbie em um leilão é $ 27,450 (18,258 euros, aproximadamente 55 mil reais), comprada em um leilão realizado pela Attic Sandi Holder (EUA) em maio de 2006. Era um exemplar original de 1959, da primeira série de bonecas.

Modelo mais vendido:
O modelo de Barbie mais vendido até hoje é o Totally Hair Barbie, lançado em 1992 e já vendeu mais de 10 milhões de bonecas no mundo inteiro.

Espero que tenham gostado🙂


12 comentários sobre “A maior coleção de Barbie do mundo e outros recordes

  1. Adorei o post!
    Perguntei ao meu marido se eu chegava lá e se dava tudo na nossa pequenina casa…nem preciso dizer que ele morreu de rir de mim!!!!!!

    1. André,
      As informações são referentes ao ano de 2010, do próprio site do Guinness. É claro que com o passar do tempo os recordes serão superados. Nada é permanente.
      A Barbie do joalheiro Canturi (que você referencia no link) pode ser considerada uma das mais recentes avaliadas por um preço alto, mas devido às jóias que ela vestia e não à boneca em si, diferente do preço pago pela boneca registrado em recorde no post, já que era um modelo de uma das primeiras bonecas feitas, ou seja, à raridade da própria boneca e não aos acessórios que possuia. Geralmente as bonecas da primeira linha feita pela Mattel valem uma fortuna, tal qual a adquirida por Carlos Keffer, mais cara que um automóvel básico (e pagar mais de 20 mil reais por uma boneca – e só pela boneca, e não a uma jóia – não é algo normal).
      Provavelmente se a boneca estilizada por Canturi tenha alcançado algum recorde – diferente do praticado pela boneca apresenta no post -, provavelmente o Guinness atualizará em seu site.

  2. Oi Samira,
    Muito interessante essa matéria! Parabéns, mais uma vez.
    Você saberia me dizer onde (site) posso conseguir uma lista ou algo do tipo contendo as Barbies de coleção e de outras linhas também, como Playline, com fotos e nomes? Mais uma vez, obrigada por nos manter atualizados! Abraço.

    1. Olá Bia!
      Bem, ainda nunca vi um site que contenha todas as bonecas já lançadas até hoje. Até porque como o volume de lançamentos é enorme – se somarmos collectors com playline – seria praticamente impossível acompanhar tudo.
      É mais fácil encontrar via catálogos. E há muitos catálogos especializados em brinquedos – porém feitos em língua inglesa – com esses dados.
      Abs.🙂

Os comentários estão desativados.