Um pouco sobre os Face Molds

Basta sair um lançamento para identificarmos um rosto usado anteriormente pela Mattel (ou não, como são os casos das bonecas que representam algumas celebridades). Nesse vai e vem de rostos por vezes é difícil identificar quem é quem, o que é bastante lógico haja a quantidade de novidades a cada ano.

Pegando a dúvida do Raphael, um dos leitores do blog, resolvi tocar no assunto, até porque nem eu sei tanta informação. Na blogosfera há muita, muita informação a respeito (há quem use o termo “Face Mold”, há quem diga “Mold Face”, enfim) e recomendarei um site em especial que traz uma lista caprichada de moldes usados em décadas anteriores.

Alguns moldes de rosto, usados com frequência na última década | Fonte: Fashion Doll Guide

É natural que a Mattel utilize os mesmos moldes para determinadas situações, levando em consideração o custo para a empresa em criar um novo rosto para cada lançamento. Já imaginou a trabalheira? Seria necessária muita criatividade de vários designers, a elaboração da prensa para produzir o material em larga escala… Sem contar que tudo isto gera ônus, despesas para a empresa. Dai a utilizarem moldes iguais.

Os moldes da primeira edição da linha Basics, com o ano de cada face mold | Fonte: Helen's Doll Saga
A coleção Basics Jeans inova e traz o molde Louboutin | Fonte: Helen's Doll Saga

No site Kattis Dolls – em inglês – há várias informações a respeito, com tabelas resumidas e muitas imagens a fim de comparação.  São várias páginas, basta navegar pelo site. Vale a pena dar uma conferida para quem quer tentar ser um expert no assunto. Digo tentar porque, apesar dos pesares, vez ou outra a Mattel inova e lança um novo rosto, sendo praticamente impossível estar totalmente alinhado com tanta novidade. De qualquer forma, vale a tentativa.

Volto a frisar para quem ainda insiste em ter este pensamento: sou só mais uma colecionadora tão curiosa quanto vocês. Por vezes irão me perguntar algo e eu não saberei responder, o que considero perfeitamente normal. Portanto, peço compreensão ao lerem cada post, já que nem todas as informações serão cem por cento apresentadas.

Apesar dos pesares, espero que tenham gostado do post! 🙂

Anúncios

8 comentários sobre “Um pouco sobre os Face Molds

  1. Eu acho que acabo de descobrir o “nome” da minha. E digo “acho” porque entre Desiree e Deirdre, fica a dúvida.
    Dá no mesmo, o caso é que nao está de mais saber esta informaçao. E é normal que um colecionador nao saiba tudo… Se alguém quer saber tudo, mas tudo-tudo-tudo no mais mínimo detalhe, que fale com a Mattel (que eles respondam é outra coisa =P ).

  2. Eu já pesquisei antes sobre o assunto e é muito bacana identificar os moldes de rosto de cada boneca, e se não me engano, na nuca das bonecas se encontra uma numeração talhada onde parece-me ser o ano do Face Mold utilizado na boneca. A única coisa que me chateia é não usarem mais da variedade de Molds Faces na linha Playline, sempre os mesmos rostos na linha Fashionista tb. O Mold Face Generation Girl nas loiras, o Desiree na Artsy e o Summer nas de cabelos castanhos como Sporty e Sassy. Tendo tantos eles podiam não usar apenas nas bonecas de colecionador, minha opinião pessoal, pois acho a Linha Fashionista super promissora e muitos colecionadores compram as Fashionistas apenas para um re-body (onde usam apenas o corpo pivotal) nas suas bonecas mais Top de linha que por vezes veem em corpos Model Muse (no estilo Barbie Basic).

  3. ***Muito bom esse post, Sam!!!
    Assim ficamos por dentro de uma cultura tão pouco
    compreendida, mas muito amada, por nós…
    o rosto q + gosto é o da♥ Steffie♥ até já garanti a minha hoje…
    o cabelo dela é completamente crespo (basics jeans), a outra q tb aprecio
    é a Lea, ficou na lista de desejos…hehe:)
    todas as basics tem uma beleza única!!!
    bjs
    Rúbia***

  4. Eu me confundo horrores com os molde faces! Pra mim, Kentucky e Lara é a mesma coisa, e por aí vai! Mas gosto de tentar conhecer os molde faces! Um dia identifico pelo menos os das minhas dolls! E não acho ruim a Mattel repetir os molde faces, afinal, uma mudança na pintura muda TUDO! E cada um adota um molde favorito. O meu é o Steffie! Mas claro que um molde novo de vez em quando faz bem.

  5. Gente que fofaaaaaaaaaaaaa!!
    Samira…você é um anjo!!
    Obrigado pela atenção,mesmo!
    Ganhou mais um fã!

    Só pra deixar tb o meu rosto favorito… é o da Nikki Riviera…rs a minha primeira doll. ♥
    É simples porém lindo.

    beijos Sammy!

  6. Ai meu, AMO essa basic com o face mold da Steffie. Era a minha Barbie preferida qdo eu era pequena (tinha uma chamada Vic, era morena e vinha com maiô, sainha e colete e uma bolsa de praia – e ainda tinha sardas e olhos azuis). Não sei que fim que deu essa minha Barbie, podia jurar que estava no armário. 😦
    A Lara tb é uma preferida. Queria as basics dessas duas – não as jeans, a primeira edição, mas não acho em lugar nenhum mais. :(((((

    Valeu pela matéria. Vou nesse outro site que vc recomendou ler mais sobre o assunto! 😉

    1. Thanks for the suggestion! I saw the picture, it is very interesting!
      Thanks for visiting 🙂

      [Obrigada pela sugestão! Vi a imagem, é muito interessante!
      Obrigada pela visita :)]

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s