Barbies em porcelana

Quando digo porcelana não me refiro ao Silkstone, já que são dois materiais distintos. Em virtude disso, resolvi falar a respeito das primeiras bonecas de porcelana produzidas pela Mattel. E tem tempo…

Provavelmente a fabricante de brinquedos desistiu de produzir bonecos em porcelana pela fragilidade e custos elevados, resolvendo investir na criação de um material que fosse tão frágil quanto, porém mais barato e durável quanto o plástico: o Silkstone. No entanto, os corpos feitos de Silkstone não são tão resistentes quanto parecem (infelizmente quebrei o polegar de uma das minhas Silks tentando colocar uma bolsa em sua mão. 😦 Não fiz nenhuma força para tanto. Desde então, tenho muito cuidado com elas).

Mas vamos à porcelana. As primeiras bonecas feitas com este material são datadas de 1986 (!) e pertencem à série Porcelain Treasures Collection:

1986 Blue Rhapsody Barbie: considerada a primeira Barbie da linha Collector. Foram produzidas apenas 6 mil unidades | Fonte: http://www.wowdolls.com

1987 Enchanted Evening Barbie: primeira reprodução vintage (de 1960) em porcelana, foram produzidas 10 mil unidades | Foto: http://dkkdolls.com
1988 Benefit Performance: Reprodução da doll lançada em 1966, foram produzidas 10 mil unidades | Fonte: http://www.wowdolls.com
1989 Wedding Party Barbie: Reprodução de 1959 | Foto: http://cdn1.iofferphoto.com/
1990 Sophisticated Lady Barbie: Reprodução de 1965 | Foto: Foto: http://franshouseofdollsandtoys.com
1990 Solo In The Spotlight Barbie: Repro de 1960, também em porcelana | Foto: http://www.barbiecollector.com
1991 Gay Parisienne Barbie: Foram produzidas 600 unidades (300 loiras e 300 morenas) | Foto: http://www.wowdolls.com
1992 Plantation Belle Barbie: Foram produzidas 300 unidades especialmente para a convenção Walt Disney World | Foto: ioffer.com
1993 Silken Flame Barbie: Reprodução de 1960, foram produzidas 400 unidades | Fonte: http://www.astronomy-pictures.net/
1993 30th Anniversary Midge: Reprodução de 1963 | Fonte: toydoll.org

Calma que ainda não acabou…

Porcelain Presidential Collection: Produzidas a partir de 1992.

1992 / 1993 Crystal Rhapsody: Entre os detalhes do traje, 75 cristais Swarovski | Foto: http://www.wowdolls.com/
1993 Royal Splendor Barbie: Brincos em cristais Swarovski | Foto: http://www.wowdolls.com/
1996 Evening Pearl Barbie: Vestido cravejado com 200 pérolas artificiais do Oriente | Foto: http://www.wowdolls.com/

Porcelain Gold & Silver Collection: A partir de 1993 (Rostinho… Deixa pra lá!).

1993 Gold Sensation Barbie: Brincos e pulseira feitos em ouro 22 quilates (Ps.: notaram que o braço está quebrado? Coitado do colecionador... | Foto: http://www.wowdolls.com/
1994 Silver Starlight Barbie: Com bracelete prateado, foram produzidas 8 mil e 500 unidades | Foto: http://www.wowdolls.com/

Holiday Porcelain Collection: A partir de 1995.

1995 Holiday Jewel Barbie: Primeira Holiday em porcelana. Apesar de ser datada em 1995, seu lançamento ocorreu em 1996 | Foto: http://www.wowdolls.com/
1996 Holiday Caroler Barbie | Foto: http://www.wowdolls.com
1997 Holiday Ball Barbie | Foto: http://www.wowdolls.com
1998 Holiday Gift Barbie: adorei o rostinho! | Foto: http://www.wowdolls.com

Porcelain Wedding Flower Collection: A partir de 1995. Já havia falado delas aqui anteriormente, quando apresentei algumas Barbies noivas.

Fabergé Collection: Lançadas a partir de 1998.

1998 Faberge Imperial Elegance: Mais de 50 mil pontos de bordados, 175 cristais Swarovski costurados à roupa, além dos acessórios banhados em ouro 22 quilates | Foto: http://www.wowdolls.com/
2000 Faberge Imperial Splendor: cristais e ouro são destaques nos bordados do traje | Foto: http://www.wowdolls.com
2001 Faberge Imperial Grace: divina! | Foto: http://www.wowdolls.com

Porcelain Prima Ballerina Collection: Esta é, sem sombra de dúvida, a coleção mais caprichada e linda de morrer feita em porcelana. Os colecionadores que têm, tem sorte!

2001 Lighter Than Air Barbie | Foto: http://www.wowdolls.com
2002 Classic Grace Barbie | Foto: http://www.wowdolls.com

Ufa! Cansei! Provavelmente alguma doll pode ter passado batido. Peço desculpas, mas, é muita informação!

Espero que tenham gostado 🙂

Anúncios

13 comentários sobre “Barbies em porcelana

  1. É, tudo muito luxoso e muito tal e qual, mas… Nao acho necessário que levem tanta palhaçada encima; eu, particularmente, nao acho bonito. Sem contar que algumas têm a cara estranha (ou é impressao minha)? Só se salvam as bailarinas: sao lindas!

    Cada vez que leio algo sobre as Silkstones, mais me convenço que a minha NUNCA sairá de sua caixa =P.

    1. Hehe, são delicadas mesmo, Paloma, e concordo contigo e com o Rafael: o make do rosto das mais antigas são super estranhos. Mas ainda bem que a Mattel evoluiu e os designers também criam hoje belos rostos – nada contra aos antigos, apesar dos pesares.
      🙂

  2. As primeiras Barbies em porcelana eu acho bizarras, juro, e até então gostava somente das Faberge, que são peças extremamente lindas, mas as 2 últimas que você postou, são simplesmente maravilhosas, não as conhecia!!! Essas 2 eu teria com certeza, sem pensar 2 vezes!!!

  3. Eu tenho a Holiday Gift Barbie,a Holiday Ball Barbie, a Holiday Caroler Barbie e a Holiday Jewel Barbie…são lindas! Muito mais lindas ao vivo do que em fotos, acredita!
    Aconselho no entanto, a quem queira comprar bonecas de porcelana, a ter cuidados redobrados, pois são frageis e riscam-se com facilidade.Mas são peças magnificas!

  4. Sam!!!!!……………………………………………………………………

    A bailarina morena é… é linda de MORREEEEEEEEEEEEEEEERRRRRRRRRRRRRR!!!!!!!!!!!!!!!!! Meu Deus, quanto bom gosto em apenas uma boneca!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Mas concordo que as primeiras parecem garotas que chuparam limão e comeram farinha seca ao mesmo tempo.
    E pensei a mesma coisa sobre o rostinho da Holiday Gift 1998. Parabéns pelo ost Sam, está maravilhoso.

    Abraços, Enrico!!!!!!!!!!!!!!!!

    PS: Eu esqueci o nome do usuário do flickr que tinha a foto da Sparkling Pink original, mas vou procurar e te mando assim que achar.

  5. Não sei porque acontece isto; mas o comentário de Sara Patrícia é a + pura verdade: As dolls em porcelana são lindas ao vivo e estranhas em fotos!!! Tenho 2 delas (Barbie Wedding Party e Ken 30th) e sinceramente se fosse por influência das fotos jamais teria comprado pois as fotos de ambas são muito estranhas; apesar disso quando vemos as dolls são muito + bonitas que as reproduções vintage usando os mesmos trajes. Apesar de serem caras e super frágeis vale o investimento com certeza!!! Recomendo.

  6. Eu tenho a Classic Grace Barbie. Essa coleção é inspirada nas bailarinas de Edgar Degas. É mais bonita pessoalmente do que na foto. Fiquei namorando essa barbie uns seis meses. Mas a espera valeu a pena; é linda de morrer, muito perfeita (a meia-calça, a redinha do coque, a sapatilha…)

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s