Um pouco da minha coleção

Em vários momentos li comentários e e-mails de leitores do blog com perguntas sobre a minha coleção: quantidade de bonecas, tipos de bonecas que coleciono, como cuido delas, etc.

Creio que ainda não havia mostrado as mocinhas que convivem comigo. Por isso vocês poderão conferir algumas delas nas fotos abaixo.

As prateleiras onde elas ficam expostas - Foto: Samira

A cada semana – mais tardar quinze dias – limpo as prateleiras onde elas estão, além de limpar a base delas e as próprias bonecas. Em minha casa não tenho problemas complexos com poeira e outras dificuldades, então, deixá-las fora da caixa se tornou uma opção viável.

Outro ângulo da coleção - Foto: Samira

Durante minha infância tive várias Barbies, porém na adolescência me desfiz de todas elas. Agora, décadas depois, resolvi voltar a colecionar. Comprei a primeira Collector (a Cynthia Rowley) em meados de maio de 2009, sendo este o motivo de ainda não ter um número expressivo de bonecas. Atualmente possuo 34 bonecas (dois meninos – um Ken e o Darren da série S.I.S.) e 32 moças.

As Silkstones: The Siren, Market Day, Secretary e Waitress - Foto: Samira

Depois de adquirir a Cynthia, tomei as Silkstones como um dos focos principais da minha coleção. No entanto, alguns colecionadores sabem que geralmente as Barbies da série Fashion Model Collection são mais caras do que as demais Collectors – dependendo do modelo – devido a elementos como trajes e acessórios mais refinados, além do próprio corpo feito de Silkstone (material semelhante à porcelana, fazendo com que a doll seja mais frágil do que as demais). Apesar dos pesares, há quem não goste do jeitão das Silkstones (para minha sorte) e às vezes é possível encontrar exemplares deste tipo de boneca por preços mais acessíveis.

Cynthia Rowley, Couture Angel, Southern Belle e The Interview - Foto: Samira

Costumo adquirir entre uma a duas bonecas por mês. Agora em dezembro o Papai Noel resolveu me visitar diversas vezes e adquiri cinco bonecas de uma vez só. É claro que esse tipo de loucura não deve ser cometida com frequência, afinal de contas não se pode confundir hobby com vício. Acho que o hobby só é sadio quando você sabe dosar e harmonizar sua saúde financeira com os seus objetos de desejo. Quem tem mais, gasta mais. Quem tem menos deve se controlar.

Holiday 2009 e Generations of Dreams - Foto: Samira

Alguém pode me perguntar: “Qual foi o preço mais alto que você já deu para uma Barbie?”. Bem, nunca mais repeti o feito, mas o preço mais caro pelo qual paguei uma boneca foi pela Market Day, Silkstone da série Fashion Model Collection: R$ 320,00.  Com certeza há colecionadores que já pagaram muito mais, porém minha condição financeira não possibilita que eu pratique essas loucuras com frequência. Além do mais, prefiro gastar um valor alto e comprar duas ou três bonecas do que pagar tanto por uma só (é claro, depende do exemplar. Há modelos caríssimos e que valeria a pena, como é o caso da Tribute, Silkstone em comemoração aos dez anos da série Fashion Model Collection, ou a Reem Acra, um dos exemplares em estilo noiva que acho deslumbrante!) . Então, tento me controlar e não passar dos limites.

Alguns exemplares retrô - Foto: Samira

Além das Silkstones, também admiro as reproduções de Barbies antigas. Tenho alguns exemplares.

Barbies da linha playline, entre elas, a Lenara, da série S.I.S. - Foto: Samira

As prateleiras não estão comportando mais a quantidade de bonecas que tenho, então, estou deixando algumas dentro da caixa, como são os casos das Barbies Star e Computer Engineer , da série I Can Be…, a Torre Eiffel da série Landmark Collection (que ainda irei apresentar para vocês aqui) e a Victoria da Twilight Saga. Para piorar a situação, coleciono miniaturas de porcelanas, como conjuntos de chá, e alguns móveis da Barbie (apesar de serem naquele rosa sem noção que odeio. Um dia ainda irei tomar coragem e pintar os móveis em cores mais neutras, mas ainda não tive coragem).

A Trichelle, da série S.I.S., com o vestido de noiva da Barbie Noiva, da série I Can be... - Foto: Samira

É isso! Espero que tenha matado a curiosidade de alguns leitores 🙂

Anúncios

19 comentários sobre “Um pouco da minha coleção

  1. Ai que fashion suas dolls são lindas! Tem uma aí q eu também tenho q é a recriação da primeira Barbie! Uma perguntinha: Ela é collector? Sempre achei que não mas muitas meninas me disseram q é… Bjs♥

    1. As reproduções vintage que tenho são todas collectors! Mas acho que a que você perguntou é a que está de biquini, certo? Pois é, esta, apesar de ser uma reprodução moderninha da primeira Barbie, ela pertence à linha playline, ou seja, é uma das Barbies mais básicas, vendidas em várias lojas de brinquedo. Ainda encontro esse modelo por aqui em várias lojas, apesar de ter sido lançada em 2009 (quem é colecionador já sabe desse detalhe, mas tem muito vendedor esperto por ai que vende Barbie da coleção 2009 como se fosse “novidade”, “lançamento”, o que não é verdade).
      Beijinho

  2. Nossa, sua coleção é muito legal! Infelizmente na minha casa não tenho como deixar as dollzinhas desprotegidas que aqui onde eu moro tem MUITO pó e teria que limpar elas todos os dias. As coitadinhas, e principalmente as roupas, iriam sofrer! As suas silkstones são o máximo! Confesso que achei elas bem feinhas quando vi a primeira vez mas agora to xonada rsrs. Coloquei até uma na minha wishlist, Tout de Suite! Adorei sua silk Market Day e to de olho na Waitress, essa roupinha é o máximo!!! Essa Cynthia Rowley não conhecia mas a roupa é muito linda, só não gostei muito da expressão facil, mas vale pela doll! Por enquanto não tenho nenhuma collection, mas pretendo me aventurar pelo ebay ano que vem já que lá os preços são melhores. Comprei aquela Barbie Dia Pink Festa também mas a minha ainda não chegou, tive uns problemas com a loja (mandaram a doll errada). Aliás, você já teve algum tipo de dor de cabeça na hora de comprar suas dollzinhas? Também tenho a Barbie Bathing Suit. Quando fui na loja era a última que tinha, parece que tava esperando por mim haha.. E foi super barata, paguei 35 reais! Já viu esse set? http://farm3.static.flickr.com/2513/3775699704_79530aa735.jpg Uma pena que não chegou por aqui, achei o máximo! E adorei sua idéia de colocar a roupa da Barbie Noiva na Trichelle, por um momento achei que você tinha comprado a I Can Be Bride African American rsrs
    Parabéns pela sua coleção, principalmente pelas silks, são lindas! Bjs! 😉

  3. Pelo visto você comprou a Eiffel Tower, hein? Acho legal seu foco ser as bonecas da linha Fashion Model, eu queria muito uma também. Maaas, como não sou financeiramente independente, fica meio difícil. E minha mãe jamaaaaaais vai me dar 3000 pratas para comprar uma boneca. Hehehe, por enquanto eu vou só aguando…

    abraços xoxoE!!!!!!!!!!!!!

  4. Muito bacana, estou aprendendo aqui no site as categorias de Barbies que até então desconhecia (sou novo nisso tudo). A minha primeira e até o momento única é uma que vi em uma foto sua sentadinha com um coelho no colo, eheh, a Fashionista Glam, LINDA. Parabéns pela coleção, eu para começo ainda fico na linha Playline que é mais em conta, ehhe.

    1. Oi Dinho!
      Que bom que está gostando do blog e mais ainda de colecionar. Realmente a linha playline é mais em conta e vale a pena adquirir mesmo. Mas quando puderes, adquira uma da linha Collector. Vais gostar muito!
      Abs.
      Samira

  5. Belíssima sua coleção!
    Comecei a colecionar Barbies em 2008 quando vi uma Barbie chic de R$ 15,00 na prateleira d aloja e pensei “caramba, uma Barbie original nesse preço, tá muito barato! Vou comprar!” mas eis que já vendi a coitada XD~ essa doll me chamou a atenção de volta pro mundo Barbístico, mas eu comecei a colecionar mesmo as dolls das Princesas Disney. Quando consegui todas, estava comprando playlines fashion fever e fadas por causa dos cabelos coloridos.
    Vendi quase todas as minhas fashion fever, fiquei com apenas duas XD~
    Como as fadas e sereias anuais tem pouquíssima variação (sempre cabelo rosa, roxo, e de vez em quando, azul) e eu gosto é de variedade, me dei por satisfeite nesse nicho e comecei a comprar collectibles, mas tenho poucas, somente a Tarina Tarantino, My Melody, Trixie de Speed Racer, Queen of Hearts, Summer Top Model 2008 e a Harley Davidson 2010.
    Parei com elas pois meu foco passou a ser as Dynamite Girls da Integrity Toys, me apaixonei pelos rostos vintage, roupas muito bem feitas, e corpos articulados, me possibilitando várias opções de poses! Até troquei os corpos MM das minhas collectibles pelos das DG! E troquei por corpos fashionistas os corpos das minhas playlines (os que foram possíveis, pois falta uma branquela na linha Fashionista pra eu terminar de trocar os corpos…)
    Enfim, espero um dia ter todas minhas dolls com corpos articulados, e no mais, meu foco são Dynamite Girls.
    Minha renda não é das maiores (leia-se mesada) daí que pra não gastar tudo com dolls que a gente simplesmente acha bonitas, temos que definir um foco né…
    Um dia terei prateleiras para expor minhas dolls, mas quero com portas de vidro! Tem muuuuita poeira onde eu moro… daí que por enquanto elas ficam na parte de cima do meu armário.

    1. Também estou vendo um armário diferenciado, com portas de vidro. Vai ficar caro, mas tudo na vida tem um preço, não é verdade?
      Também não nado em dinheiro, dai que limito minhas compras ao máximo (às vezes uma doll por mês; às vezes mais, dependendo se compro em loja, porque dai dá para parcelar o valor, etc).
      Hobby é hobby, só não pode virar vício. Tem que se controlar mesmo 🙂
      Abs.

  6. Essa Market Day ‘e muuuito linda, mas como vc disse temos q nos controlar e nao passar dos limites, mas quanto mais agente tem mais queremos haha e a mattel pra ajudar lança umas 50 collectors por ano e sem contar as playlines, fashionistas etc etc

  7. Linda sua coleção, sou novo como colecionador, procuro focar minha coleção nas Dolls of the World e personalidade famosas de séries, filmes e cantores, também não resisto a uma play line em especial as S.I.S, em minha coleção minhas favoritas são as bonecas da novela Rebelde que não foram comercializado no Brasil, foram um pouco caras, porém valeu cada centavos…Como você diz é um hábito saudável…parabéns pelo Blog
    .

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s