Grandes nomes da Mattel: Byron Lars

Na busca pelo requinte de seus produtos, a Mattel promove parcerias poderosas para levar seu nome adiante. Vários são os estilistas e designers que ano após ano assinam lançamentos de uma das maiores fabricantes de brinquedos do mundo. Entre eles está Byron Lars. O famoso estilista não só assinou belos exemplares, como marcou história no resgate dos reais valores étnicos dos afro-americanos representados nas bonecas.

Sugar Barbie Doll, a precursora do sucesso de Byron Lars na Mattel - Foto: Barbie Collector

Sugar Barbie Doll: Lançada em maio de 2006 e classificada como Gold Label, esta Barbie é uma das minhas preferidas. À época o estilista decidiu inovar e assinou a Chapeaux Collection, em homenagem à arte da chapelaria. Chapeaux em francês quer dizer chapéu, e os admiradores de Byron saberão o porquê do nome.

As bonecas desta série vem em embalagens que se assemelham às caixas de chapéu, além de trazerem em suas cabeças o acessório que nomeia sua coleção. No caso da Sugar, ela acompanha um lindo chapéu de palha forrado de cetim azul e com uma faixa vermelha como adorno. O traje é rico em detalhes e altamente excêntrico. Foram feitas apenas 9.800 unidades desta boneca.

Pepper Barbie Doll: uma pimentinha para lá de bela - Foto: Barbie Collector

Pepper Barbie Doll: Lançada dois anos após a Sugar, em fevereiro de 2008,  a Pepper (pimenta, em inglês) também faz parte da série Chapeaux – foi a terceira boneca lançada. O chapéu é mais delicado, porém o casaco com toques de alta costura e as meias arrastão a trazem para a modernidade. Foram produzidas 6.500 exemplares deste modelo, classificado como Gold Label.

Ayako Jones Barbie Doll: porque a cultura nipônica pode ser vivida por todos! - Foto: Barbie Collector

Byron Lars Ayako Jones: Lançada ano passado, em outubro de 2009, de acordo com a Mattel, esta doll “… sintetiza, o multiculturalismo, glamour e alta costura de ponta”. Vestindo um quimono de estilo elegante, com lindos detalhes florais, a boneca traz ainda outro belo detalhe: o make estilo Geisha que a torna ainda mais bonita. É ainda mais rara: foram produzidas 5.000 unidades em todo o mundo.

Charmaine King Barbie Doll: um toque de elegância no ambiente das corridas - Foto: Barbie :Collector

Byron Lars Charmaine King Barbie Doll: O traje desta boneca, lançada este ano, é uma mistura elegante da moda futurista e cultura vitoriana. Elementos como a renda garantem a delicadeza feminina, enquanto a corrente, luvas sem dedos e óculos de corrida conferem um toque mais futurista e excêntrico, característico de Byron Lars. Também é classificada como Gold Label. Não foi informado o número de exemplares feitos deste modelo.

O estilista assinou muitos outros modelos, como vocês poderão conferir as fotos de alguns abaixo. Em todos eles, traços como os lábios, nariz e os cabelos representam as características afro nas bonecas, além de alguns trajes que remetem à cultura africana. Porém a Mattel ainda peca no erro em não disponibilizar todos os modelos no seu novo site. Quem sabe eles corrijam essa falha futuramente.

Mbili Barbie Doll e a extravagância étnica de Byron - Foto: Mattel
Nne Barbie Doll - Foto: http://www.dollpeddlar.com

Espero que tenham gostado do post 🙂

Anúncios

7 comentários sobre “Grandes nomes da Mattel: Byron Lars

  1. Oi amiga; + 1 vez post nota 10! Claro que sou suspeitíssimo de dizer isso já que vc sabe quanto gosto das dolls com este “apelo” afro e quanto desejo que todos possamos ter dolls brancas, negras e amarelas em nossas coleções mas mesmo assim ficou muito bom, pena que não colocou foto da Coco que na minha opinião é um primor. Ah, sabe oque eu queria entender? Qual a relação entre a Barbie/Mattel com o filme O Mágico de Oz e o seriado I Love Lucy. Tá certo que as dolls inspiradas neles são lindas mas acho um exagero que todo ano saiam estes temas!!! Será que I Love Lucy só vai parar quando homenagearem todos os episódios? E O Mágico de OZ, tem boneca de vinil, de porcelana, repros, Kellys, e até 1 versão “sexy” Miss Dorothy Gale!!! Tenho a 1ª coleção d’O Mágico de Oz e parei por aí, não vou ficar comprando várias bonecas bem parecidas, I Love Lucy só tenho o casal do episódio 50 que comemorou o 50º aniversário da série e não pretendo comprar outras… Será que alguém compra todas as versões? Tem episódios que até já sairam + de uma boneca, inclusive com as mesmas roupas (Um pouco demais, não?). Bjs.

    1. Oi André!
      A foto da Coco até vi uma, mas tinha que pedir autorização para o fotógrafo e dai não consegui contato. Não consegui achar as imagens em alta das fotos da Coco divulgadas pela Mattel. Também a acho linda! Ps.: Uma delas virá visitar minha casa dentro em breve 🙂
      Quanto a essa relação com os episódios do I Love Lucy e Oz, bem, o que posso dizer de senso comum é que o seriado da Lucy fez um baita sucesso há muitos anos nos EUA e lá a Mattel tem um número considerável de admiradores. Logo, acho que é por isso que eles insistem tanto em fazer exemplares com esse tema. Já o do Oz não sei, talvez seja a mesma razão. Achei a nova coleção do Oz vintage muito lindinha. Mas não tive a oportunidade de adquirir nenhuma (por enquanto).
      Beijo

  2. Eu novamente por aqui!!!Pretendo logo logo montar um blog tb.
    Adorei o post sobre as Byron Lars!!!
    Como já disse antes, tenho a Pepper e para mim é uma das mais lindas dolls que existem!!! Falo que ela é a minha Marie Antoinette negra!!!
    A Ayako e a Charmaine já são da coleção Passport!!! Adoro e espero em breve conseguir uma!!!

  3. Perfeeeeitas Sam, a Pepper é um muito linda. Na minha opinião, as bonecas assinadas por Byron Lars são mais bonitas que as do Bob Mackie.

    abraços, xoxoE!!!!!!!!!!!

    1. É, Enrico, e justamente a Pepper vai entrar para a minha coleção em breve. Mas só postarei fotos dela aqui a partir de janeiro. hheheheheh Matar vocês de curiosidade para ver como ela é fora da caixa.
      Queria muiiiiito a Sugar ou a Coco, mas é super difícil encontrá-las no mercado.
      Abs.

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s