Diferença entre os protótipos e as bonecas reais

A Adri, do blog S2 Pink Doll, deu luz a uma das dúvidas mais crueis entre os colecionadores: a diferença entre um protótipo e uma boneca real.

Se procurarmos a definição de protótipo muitos já irão sacar o significado da palavra. De origem do grego, protótipo quer dizer “primeira impressão” (protos=primeiro + typos=impressão). No caso da Mattel, são criadas as bonecas protótipo, de primeira linha, para avaliar a produção das demais, verificando a viabilidade ou não da produção. Dependendo de sua classificação e a quantidade de bonecas criadas, a produção industrial tenta baratear o processo, o que pode influenciar no estado final do produto.

Bonecas da série Pink Label, por exemplo, são as mais fáceis de serem distintas dos protótipos, já que são feitas em larga escala. As classificadas como Gold e Platinum Label, por serem feitas em quantidades menores, podem ter um pouco mais de qualidade, o que não descarta eventuais produções diferenciadas, no entanto.

No caso das Silkstones, por exemplo, cada boneca é feita de modo praticamente artesanal (pelo que a fabricante informa em seus anúncios, reservando-se no direito de fazer qualquer tipo de alteração nas bonecas produzidas). Maquiagem, roupinhas e acessórios são feitos manualmente.

Já no caso das bonecas com selo Platinum Label devem ser bem mais difícil de serem diferentes dos protótipos, haja vista que geralmente são feitas até mil bonecas.

De qualquer modo, mesmo havendo essas diferenças entre protótipos e bonecas reais, não deixo de colecionar. Afinal, é um hobby tão gostoso de ter (apesar de caro, em determinadas circunstâncias).

Espero que tenham gostado do post 😉

Clique aqui para saber um pouco sobre as classificações dadas pela Mattel às Barbies.

Anúncios

8 comentários sobre “Diferença entre os protótipos e as bonecas reais

  1. Pois é, Sam. Ainda bem q eu nunca comprei uma boneca e me arrependi da diferença. Tem exemplos q são o contrário: A Barbie moda e magia, o protótipo estava Horrível! Quando vi a boneca no Pink doll, não acreditei. É muito diferente e bem mais linda. Mas principalmente nas Collectors, muitas vezs o protótipo engana bem. Por isso, é sempre melhor conferir a boneca real na caixa antes de comprar.
    Bjs,
    Jojo♥

    1. Sim, com certeza! O ideal é verificar antes (Se possível), para não correr o risco de se arrepender depois…
      E protótipos são assim, em qualquer esfera comercial, seja em roupas, acessórios e, principalmente, alimentação. Quem vai em um fast-food achando que vai comer aquele hamburguer mega suculento da foto quebra a cara ao ver o lanche real.
      Beijos!

  2. Seu post ficou perfeito, muito bem explicado, parabens! Vim aqui agradecer pela sua explicação lá no meu blog, vc me deixou com vontade de comrpar a Statue of liberty. Eu estava mega empolgada para comprar a couture angel, mas depois do que vc falou acho melhor ir pessoalmente na loja e escolher uma com as asinhas mais cheias ne?
    Bjs e mais uma vez obrigada.

    1. Pois é, Adri. De qualquer modo, repito (já que vale a pena): acho que é uma questão de sorte também. Pode ser que eu tenha encontrado uma Couture Angel mais ou menos, assim como dei sorte com a Statue of Liberty. De qualquer modo, pedi para minha amiga trazer para mim uma Couture Angel, pois além de mais barato (quase 100,00 mais barato, já que por aqui eles estão cobrando em torno de 200,00) espero que dê uma sorte com as asinhas. Enfim, achei o traje dela lindo, assim como a coroa.
      Ahhhh, mas esse vício é terrível! rsrsrsr acaba com meus bolsinhos, mas não consigo ficar na abstinência. Tinha ficado quase quatro meses sem comprar nenhuma doll e agora o vício voltou novamente, com menor intensidade.
      Beijos!

  3. Sempre existem diferenças entre protótipos e as dolls reais, principalmente nos cabelos. Algumas apresentam diferenças sutis nos penteados como a 50th, Aphrodite e a Generations of Dreams. Mas a única que realmente achei a diferença chocante quando recebi foi a Barbra Streisand que o protótipo praticamente tem o dobro da quantidade de cabelo apesar da doll ser fiel à retratada a diferença entre doll real com a foto do site BC é gritante.

  4. É uma sacanagem mesmo né? que nem a barbie Harley Davidson 2010, no protótipo, ela tinha uma tatuagem tribal abaixo do umbigo. No produto real, colocaram um piercing de strass.
    A Joan Jett com batom mega vermelhão e lindo no protótipo e no produto real tava rosinha x.x Oh vida!

  5. Quando vou comprar qualquer Barbie/Ken fico hoooras olhando, pego uns tres bonecos iguais de uma só vez e fico olhando se a maquiagem está perfeita e se o penteado me agrada, mais pra mim todos os meus bonecos são melhores que os protótipos ehehe vale a pena fica horas pra ver qual é o mais perfeitinho, fica a dica.
    beijão gente ;*

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s