Como tirar manchas de caneta em bonecas?

Já recebi essa pergunta algumas vezes por e-mail, feita por colecionadores que desejam restaurar suas bonecas, bonecos e outros brinquedos feitos de vinil que, em algum momento, sofreram nas mãos de alguém. Seja mancha feita com tinta de caneta esferográfica ou canetinha hidrocor, de qualquer tipo de cor, a dica abaixo promete atender a expectativa! A blogueira Lady LoLo, do Lindos Sonhos Dourados e que também lê o blog, esclarece como é possível restaurar um boneco com esse problema. Ela mesma já testou em um My Little Pony de sua coleção e os resultados são comprovados. Aprenda você também!

No detalhe, o antes e depois da aplicação do produto. A mancha azul sumiu completamente! | Crédito da imagem: Lady LoLo | http://lindossonhosdourados.blogspot.com

Abaixo ela explica como fazer. É muito fácil:

“Eu mandei fazer numa farmácia de manipulação uma solução de peróxido de benzoíla a 10%, vulgo creme de espinhas. Diz a lenda que ele tira qualquer mancha. Pelo menos mancha de caneta em boneca tira mesmo! Olha como ficou após a aplicação do creme na mancha, deixando-o exposto ao sol!

Crédito da imagem: Lady LoLo | http://lindossonhosdourados.blogspot.com

Parece mágica né? Tirou uma mancha de canetinha que estava ali há pelo menos 20 anos… mas tomem cuidado, se passarem o creme na pintura do doll (rosto, etc) também vai sair!”

Lembrando que tudo dependerá de quanto tempo essa mancha de tinta está no vinil. O tipo de vinil também contribui na demora ou aceleração do processo. Há casos em que é necessário repetir a aplicação do produto. Também vale monitorar como anda o processo de “limpeza” da mancha ao deixar sua boneca/boneco com o produto sob o sol.

E ai, já testaram alguma vez? Conhece outro modo de tirar manchas das bonecas? Compartilhe!

About these ads

Marcado:,

36 thoughts on “Como tirar manchas de caneta em bonecas?

  1. pedro 22 de outubro de 2012 às 16:12 Reply

    muito legal ! a minha colega ja aprontou uma vez em uma das minhas pollys(eu tambem coleciono) ela riscou a perna dela de caneta rosa , eu fiqei bravo d+ mas eu removi um pouco da mancha com removedor de esmaltes (acetona) mas eu nao recomendaria usar acetona pra limpar mancha em barbies pq quando vc passa o acetona no corpo delas (tirando o rosto ) fica uma mancha esbranquicada qe nao sai direito nenhum, fiz isso no meu ken, mas consegui disfarçar a mancha com esmalte transparente

  2. Bárbara 22 de outubro de 2012 às 17:41 Reply

    Adorei o tutorial.Muito bom.

  3. Alê 22 de outubro de 2012 às 19:50 Reply

    Oi! Já tinha ouvido falar desse processo com o creme anti espinhas! É uma solução para quase todos esses problemas que ocorrem normalmente nas bonecas da infância! Hehehe
    Porém, eu estou com um problema semelhante: reparei que em uma das minhas dolls, o vinil da cabeça esta amarelado!
    Ela é Playline, mas mesmo assim, nao achei nada normal né?

    Alguém sabe como me ajudar?

    Bjs

    Ale

    • Samira | My Barbie Doll 26 de outubro de 2012 às 12:48 Reply

      Oi Alê, sobre sua pergunta:
      Geralmente tanto a cabeça quanto o corpo das bonecas são feitos de materiais diferentes: a cabeça é feita de borracha enquanto o corpo é feito de plástico/vinil. Por ser muito mais porosa que o plástico a borracha tem a capacidade de absorção muito maior que outros materiais. Logo, pode acontecer da borracha manchar caso entre em contato com produtos diversos. Com o André, por exemplo, já aconteceu algumas vezes de dar mofo somente na cabeça de determinadas bonecas, e se ficar impregnado por mais tempo pode ser que influencie na cor.
      Há que se ressaltar, ainda, que muitos materiais de baixa qualidade estão sendo utilizados pela fabricante, mais suscetíveis, portanto, de problemas semelhantes, principalmente em Playlines. Segundo o André, sua sobrinha tem um Steven que a cabeça simplesmente desbotou. Em outro exemplo, ele diz que a Velma do (Scooby-Doo!) desde que comprou tem o rosto bem mais claro que o corpo.
      Já li, inclusive, na web de acontecer isso em Collector, mas é mais raro. Felizmente nunca vi acontecer com nenhuma boneca minha, para minha sorte.
      Enfim, espero que tenhamos te ajudado. Mas se alguém leu o comentário da Alê e quiser ajudar, fiquem à vontade! :)

      • Alê 29 de outubro de 2012 às 21:12 Reply

        Oi Sam! Obrigada pela resposta. Felizmente ela é uma barbie bem baratinha que comprei pra fazer testes mesmo. Tenho medo que seja da água quente.
        Se bem que tenho uma Summer de uma coleção de praia que também apresenta o mesmo problema, essa nao teve contato com água quente nem qualquer outro tipo de produto químico.
        Enfim, o jeito é se conformar. Realmente espero que a mattel tome “jeito” hehehe.
        Bjs

  4. B4rbi3Lover 22 de outubro de 2012 às 20:19 Reply

    Ótima dica! Esse tipo de coisa ainda não aconteceu comigo, ainda bem. Porém, a gente que gosta de tirar as dolls das caixas é complicado afinal, fora da caixa corre muito mais risco de qualquer tipo de deteriorização do que uma que tá lacrada. Mas mesmo assim, tiro todas da caixa. A vida é uma só, demorou! Pergunta: será que esse creme funcionaria na pele de uma doll morena/negra ou ficaria com mancha de branco?

    • Samira | My Barbie Doll 26 de outubro de 2012 às 12:51 Reply

      Oi BarbieLover!
      Então, busquei sobre sua dúvida na web e não encontrei nenhuma informação específica a respeito de dolls negras. De qualquer modo, talvez valesse uma tentativa/experimento em alguma doll negra mais simples, que tenha e que caso fosse experimentar, não tivesse aflição caso desse algum problema. Mas se formos analisar nas bonecas cuja pomada foi aplicada para retirar mancha, a cor original do vinil permaneceu. Logo, é de se supor que não irá retirar o pigmento original.
      MASSSSSSSSS… Na dúvida, aconselho a não testar numa doll mais cara, lógico!
      Se algum outro leitor e colecionador já testou em boneca negra e quiser ajudá-lo, fiquem à vontade por favor! :)

  5. katia 22 de outubro de 2012 às 22:41 Reply

    Parabéns ótima dica, já passei por isso uma vez igual o Pedro tinha usado a acetona para remover a mancha mas ficou pior, sorte que não era Barbie, foi em outra boneca, beijos!

  6. Sofonda 22 de outubro de 2012 às 23:07 Reply

    Samira, você coleciona Monster High? o que acha delas? Acredita que a Haunted Beauty Ghost Barbie foi uma tentativa de “freiar” o sucesso das Monster High?

    • Samira | My Barbie Doll 23 de outubro de 2012 às 09:19 Reply

      Olá!
      Não as coleciono, mas acho a proposta muito bacana (não coleciono não por não querer, mas pelo foco que tive que adotar em Barbie para não sair do meu controle financeiro e espaço físico de armazenamento da coleção também). Sobre a Ghost e a coleção que ela se insere, não, não acho que uma coisa tem a ver com a outra. Até porque a fabricante já tem outros exemplos com tema “assombrado” lançados em anos anteriores, como é o caso do giftset The Munsters, lançado em 2001. Além do mais, a Ghost foi lançada em outubro, mês do Halloween, data bem significativa na cultura deles, por estarem acostumados com isso e curtirem a data. Outro exemplo que prova essa afirmação de itens que remetem também à data são as inúmeras bonecas já lançadas com tema de bruxas, por exemplo. Então, é apenas uma questão de mercado. As propostas são diferentes nas devidas proporções.

      • pedro 23 de outubro de 2012 às 11:30 Reply

        ola sam também queria fazer uma pergunta semelhante a da sofonda; o que vc acha das bonecas pollys ?pq eu gosto muito de polly e segundo pq a Mattel fez a polly com as mesmas caracteristicas da barbie? talvez foi uma tentativa de lançar algo novo na epoca (como se fosse a barbie em miniatura)pq as vendas da barbie estavam ficando baixa(pelo menos e o qe eu acho)

  7. Bernardo Guedes 22 de outubro de 2012 às 23:25 Reply

    Pois é, infelizmente isso aconteceu com um Ken meu, o Steven que comprei pelo Mercado Livre e alguém dos correios resolveu fazer a ‘gentileza’ de riscar o rostinho dele com caneta permanente :( adorei o post \o/ vou tentar!!

  8. Jamilly 23 de outubro de 2012 às 00:26 Reply

    Estou com uma doll que parece estar com a perna mofada com uma mancha branca. A roupa e o penteado são originais ainda tem o plástico nas jóias. Mas a mancha estragou a doll vou passar para ver se sai.

  9. rino 23 de outubro de 2012 às 02:38 Reply

    that’s a good idea, i’ve done it and give the best result, u can wrap a layer of benzoyl peroxide 10% on the surface of dust, twice a day, belong to the time of stains, i take about 1-4 weeks to recover.

  10. Viktor 23 de outubro de 2012 às 13:06 Reply

    Samira, eu não sei se tem como vocÊ descobrir e tal, sobre as vendas da mattel, e as suas marcas como Polly, MH, Barbie, porque o Pedro tocou num ponto legal, se as vendas estão caindo com a falta de qualidade das bonecas, porque as Bratz chegaram agora novamente arrasando! a Susi está com guarda-roupas renovado, e outras bonecas que estão tomando o espaço garantido da barbie, se não der, pelo menos um post sobre isso, seria bom um debate, abrir um ponto que os colecionadores estão bem inteirados!

  11. marta 23 de outubro de 2012 às 16:30 Reply

    Hello from Spain: thanks for your recommendations. I already knew that cream pharmacy. I use it in one spot of my Barbies. And it works great .. Keep in touch

  12. Mieke 24 de outubro de 2012 às 00:45 Reply

    Nunca usei esse método do peróxido de benzoíla, mas como vi que alguns falaram sobre acetona, resolvi dar meu testemunho. Já usei acetona para remover a pintura do rosto de algumas Barbies e não tive problemas com manchas brancas. Já nos corpos a coisa muda de figura, certamente por causa do material: quando o plástico é aquele rígido, típico dos corpos playlines e pivotais (diferentemente das cabeças, maleáveis), a acetona realmente pode deixar uma mancha esbranquiçada.

    Ah, um conselho pra quem for experimentar a dica da Lady Lolo: o peróxido de benzoíla, dependendo da concentração, pode manchar roupas e até cabelos (e não tô me referindo só às bonecas). Portanto, lavem bem as mãos e nem pensem em coçar a cabeça com os dedos sujos! X D

  13. Barbiera 24 de outubro de 2012 às 01:03 Reply

    CAMPANHA #TutoriaisNoMBD!!!!
    Para os OOAKLovers de plantão!

  14. Lady LoLo 24 de outubro de 2012 às 16:38 Reply

    Para tirar maquiagem da doll, tinta acrílica, sai com acetona. Já mancha de caneta, é com essa solução mesmo! Aplica o creme na mancha e deixe no sol. Reaplique quantas vezes forem necessárias, até a mancha sair. Também já fiz isso em corpos Model Muse, que estavam manchados com o fashion que veio na doll (A queen of Hearts estava com o braço manchado de vermelho por causa do vestido, e a Summer Top Model 2008 estava com o tornozelo manchado de preto devido à bota) e as manhas também saíram!

    • Barbiera 25 de outubro de 2012 às 11:01 Reply

      Que legal, Lolo!

  15. Giovanna 25 de outubro de 2012 às 19:09 Reply

    Aaah, muito obrigada. Tenho umas bonecas que do nada aparecem com mancha de caneta na perna, muito util isso. Vou até mandar pra minha prima que tem 2 bonecas Fashionistas lindas e infelizmente a caneta tomou conta da ponta do nariz, ela tentou tirar com acetona e acabou tirando maquiagem e etc.

    Obrigada pela dica, bjoo ;*

    • Samira | My Barbie Doll 25 de outubro de 2012 às 22:43 Reply

      Obrigada Pedro, Bárbara, Alê, BarbieLover, Katia, Sofonda, Bernardo, Jamilly, Rino, Viktor, Marta, Mieke, Barbiera, Lady LoLo e Giovanna pelos comentários. Alê e BarbieLover, irei verificar com outros colecionadores sobre a demanda de vocês e tentarei responder em breve! E peço que os demais colecionadores que souberem, que também possam ajudar respondendo a pergunta deles dois.
      Pedro, acredito que seja justamente um dos pontos que você tocou: uma forma de inovar as vendas e lançar no mercado uma boneca que lembrasse a Barbie, mas em proporções menores, com uma série de acessórios que dessem para trocar e brincar à vontade. Fato é que nesses mais de cinquenta anos Barbie já teve seus altos e baixos quando o assunto é vendas. Logo, é natural que a fabricante de brinquedos invista em inovações para continuar faturando. E a Polly pode ter surgido nesse contexto justamente para continuar a onda de vendas. Algo que deu certo e que continua até hoje. E obrigada Lady LoLo por ter contribuído e colaborado com sua experiência no blog, além de permitir o uso das fotos! Pelo jeito, os leitores e colecionadores curtiram sua dica! :)
      Beijo a todos!

  16. Ester Deschamps 29 de outubro de 2012 às 14:44 Reply

    Oi (:,sou uma leitora anônima do site mais gosto muito daqui,em fim,eu queria tirar uma dúvida Sah,é que a minha mancha de caneta está justamente por cima da maquiagem da minha doll,e tenho medo que se colocando a solução vá sair também a maquiagem.Sabe se isso acontece ou não tem problema?Beijo sam adoro o blog :*

    • Samira | My Barbie Doll 29 de outubro de 2012 às 15:01 Reply

      Olá Ester!
      Bem, no post a LoLo diz que deve-se tomar cuidado ao passar na maquiagem, uma vez que o produto também pode tirar a pintura original. Já neste outro link, por exemplo, você pode notar que o blogueiro diz que “o produto não tira a maquiagem original”.
      Enfim, Ester, aconselho você a testar antes em uma boneca de baixo valor sentimental e material antes de testar em uma que você tenha receio que aconteça algum problema.
      Espero ter ajudado e obrigada por visitar o blog ;)

  17. Ester Deschamps 1 de novembro de 2012 às 00:40 Reply

    Ajudou sim Sam (: ela tava toda acabadinha,mais em fim a ”terrível” mancha saiu sem tirar o make dela (uhu!)Mais em outra boneca (a primeira testada)Saiu um pouco,mais não saiu do tipo,diluiu a tinta,e sim descascou,mais nesse caso acho que é porque a boneca era muito antigo.Fiz com acnase.Bom,testei a dica e deu certo,recomendo a todos!Beijos até mais!

  18. Raquel Nogueira 10 de setembro de 2013 às 12:31 Reply

    Gostaria de saber sobre como limpar as pernas de boneca barbie quando elas ficam meio melecadas. Já lavei com sabonete normal, liquido e em gel e elas continuam como se estivem colentas. Agradeço.

    • André 10 de setembro de 2013 às 18:37 Reply

      Quando acontece isso com alguma das minhas, “lavo” com álcool em gel e têm funcionado. Espero ter ajudado.

  19. Juliana Lopes da Silva 30 de setembro de 2013 às 19:13 Reply

    Tenho uma séria duvida: Assim como o caso que a Giovanna falou, aconteceu na minha Barbie. Uma caneta vagabunda (to com muita raiva e preocupada) riscou o narizinho dela e perto do pescoço, ai eu fui tentar tirar com água (inutilmente) e acabou que espalhou uma manchinha azul nas bochechas dela, e eu estou muito preocupada de nunca mais sair, e eu não faço a menor ideia do que fazer, uma amiga me falou para passar acetona, mas tenho medo de manchar o rostinho dela. O que eu faço?!! Meu e-mail é de um jogo que eu tenho XD (IMVU)

    • Samira | My Barbie Doll 30 de setembro de 2013 às 22:13 Reply

      Bom, Juliana, acredito que a dica da Lorena, que passei no post, sirva para lhe ajudar a tirar essa mancha. Sinceramente, fora isso, não sei ao certo o que lhe indicar, uma vez que nunca passei por isso.

  20. orjanna veiga saraiva 27 de dezembro de 2013 às 20:53 Reply

    posso fazer isso em vestido ou não?

    • Samira | My Barbie Doll 27 de dezembro de 2013 às 23:07 Reply

      Olha, não recomendaria. Explico: como a química/produto usado altera a coloração, provavelmente pode correr o risco de alterar a cor da roupa do vestido, danificando e causando outra mancha. Na duvida, não adotaria este procedimento em roupinhas, apenas em vinil.

  21. meire 16 de janeiro de 2014 às 20:56 Reply

    tenho uma baby alive com borracha de silicone vocês sabem me disser como tirar manchas de canetas nesse material.

    • Samira | My Barbie Doll 16 de janeiro de 2014 às 23:02 Reply

      Meire,
      Tente usar a mesma fórmula aplicada no vinil, talvez surte efeito (a fórmula química manipulada em farmácia, apresentada no post).

  22. meire 16 de janeiro de 2014 às 23:13 Reply

    obrigada pela atenção, estarei fazendo depois relato o resultado.

  23. didi 3 de abril de 2014 às 20:27 Reply

    Olá Samira, comprei um Ken de 1965 no Mercado Livre, gostaria de que me dissesse se posso lavá-lo só com detergente neutro, já que as partes do corpo estão de diferentes colorações devido ao tempo. E gostaria de saber também se devo retirar os brincos da Fashion Queen repro de 1963, para evitar o efeito “green ear”. Posso passar peróxido de benzoíla na orelha de uma Bubble cut de 1962 que está esverdeado devido a reação química dos antigos brincos?

    • Samira | My Barbie Doll 3 de abril de 2014 às 20:37 Reply

      Oi Didi!
      Primeiro, o Ken é reprodução ou é um item vintage? Porque se for vintage acho muito complicado/delicado alterar. Lhe aconselharia conversar com um restaurador profissional, para evitar qualquer dano em um item raro. Mas independente de ser vintage ou reprô, só lavar com sabão neutro, ao meu ver, não conseguirá resolver o problema da coloração. Sinceramente nesse caso não sei o que sugerir.
      Sobre os brincos da boneca, aconselho sim a tirar (caso o brinco seja de metal). Em sites de restauração eles recomendam que os acessórios sejam retirados das bonecas. Ou o que vc pode fazer é recortar dois pequenos círculos de acrílico e fazer um pequeno furo no meio deles e colocá-los entre a boneca e o brinco (como já vem de fábrica em algumas bonecas atuais). Isso pode impedir que haja a coloração do brinco com o vinil, com o tempo.
      E sim, acredito que o peroxido de benzoila para resolver o problema do vinil que foi manchado (é o que os colecionadores geralmente usam para resolver problemas que vão desde mancha de caneta a outros tipos de mancha). Conheço colecionadores que já fizeram e deu certo.
      Espero ter ajudado! :)

Deixe seu comentário no espaço abaixo! Obrigada! :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 707 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: